Ciência & Tecnologia

Olho inchado, quais as causas? Sintomas e tratamento

O olho inchado pode ter inúmeras causas, que vão desde causas simples, como alergias, até mesmo uma doença ocular infecciosa.

Quando há um acúmulo de líquidos no tecido que envolve o olho, no caso as pálpebras e as glândulas, o olho fica inchado. Portanto, o olho inchado pode ser causado por inúmeros fatores, que vão desde causas simples, como alergias ou pancadas, até causas mais graves, como uma doença ocular infecciosa.

Nos casos mais simples, podem ser causados por retenção de líquidos, alergias, choro excessivo e insônia. Nesses casos, o tratamento com remédios caseiros são suficientes para melhorar o inchaço.

Contudo, em outros casos, olho inchado pode significar um alerta para alguma doença infecciosa como, conjuntivite e terçol.

Entretanto, o olho inchado também pode ser um sintoma de algum problema de saúde, como tireoide, má função dos rins ou tumor na pálpebra, porém, são casos mais raros.

Porém, seja qual for à causa, se o inchaço permanecer por mais de três dias, é indicado buscar por orientação de um oftalmologista, para um melhor diagnóstico. Pois, dependendo da causa do inchaço nos olhos, pode haver a necessidade de um tratamento com antibióticos.

Sintomas do olho inchado

Imagem: G1

Quando o olho está inchado pode apresentar alguns sintomas como:

Continua após a publicidade
  • – Irritação dos olhos, causando coceira ou ardência
  • – Sensibilidade à luz ou fotofobia
  • – Os olhos ficam lacrimejando
  • – Quando o inchaço é muito acentuado nas pálpebras pode deixar a visão obstruída
  • – Pálpebra avermelhada
  • – Olhos vermelhos e inflamação da conjuntiva
  • – Produção de secreção nos olhos
  • – Pálpebra seca ou escamando
  • – Dor nos olhos, em caso de infecções, a dor é mais acentuada

No entanto, os sintomas podem variar de acordo com a causa do inchaço.

Causas do olho inchado

1- Alergias

Imagem: Alergo imuno

Quando o sistema imunológico tem uma reação exagerada a uma substância alérgena ocorre alergias oculares. Ou seja, é comum que o olho fique inchado quando tem contato com, pólen, poeira, pelo de animal, comida com conservantes, alguns tipos de medicamentos ou maquiagens.

O que fazer:

Procure um médico para descobrir a causa da alergia, pois dependendo do caso pode ser preciso a administração de anti-histamínicos para aliviar os sintomas.

2- Pancada ou picada de inseto

Imagem: Sport tv

Quando o olho sofre algum tipo de pancada ou lesão, seja nas pálpebras ou no globo ocular, acontece algum tipo de lesão ocular. Devido à pancada ou picada de inseto, resulta em um acúmulo de líquidos e consequentemente, o inchaço.

O que fazer:

Continua após a publicidade

Quanto a casos mais leves, basta fazer compressas com gelo para aliviar o inchaço. Porém, se não melhorar o inchaço, ou se no caso de picada de inseto houver outros sintomas, procure orientação médica.

3- Terçol

Imagem: Clínica Santa Branca

O terçol acontece quando há uma inflamação no olho, que é causada pela infecção das glândulas dos cílios. Portanto, tem a mesma aparência de uma espinha, e os sintomas são dor, olhos lacrimejantes e um pouco de dificuldade em abrir o olho.

O que fazer:

O ideal é fazer compressas de 3 a 4 vezes por dia, além de lavar o rosto e as mãos com sabonete neutro. Mas evite ficar colocando a mão no local, pois pode causar nova infecção das glândulas. Portanto, se passado 7 dias os sintomas não melhorarem, é preciso procurar um médico para um melhor diagnóstico e tratamento.

4- Doença ocular: Conjuntivite

UOL

A conjuntivite é causada por uma infecção no olho, que pode ser causada por vírus ou bactérias. Mas, além da pálpebra e olho inchado, podem seguir com outros sintomas como, olhos vermelhos, secreções espessas amareladas, sensibilidade excessiva à luz.

O que fazer:

Continua após a publicidade

Contudo, por se tratar de uma infecção é necessário consultar um oftalmologista. Pois ele irá receitar um colírio com anti-inflamatórios ou em casos mais graves, antibióticos.

5- Alteração no funcionamento dos rins

Imagem: Banco da saúde

Quando há uma alteração no funcionamento dos rins, a filtração do sangue pode ser comprometida. Como resultado, o olho pode ficar inchado, e outras regiões do corpo como, pernas, mãos e pés.

O que fazer:

Portanto, procure não coçar os olhos, e para aliviar os sintomas, lave com soro fisiológico. Procure um médico para fazer exames para verificar como estão os rins, e se precisa de algum tratamento adicional, como remédios diuréticos.

6- Doença ocular: Blefarite

Imagem: MSD

A blefarite é causada por uma inflamação da pálpebra, que acontece quando uma das glândulas que regulam a oleosidade fica bloqueada. No entanto, ela pode surgir de um dia para o outro, e é comum em pessoas que ficam o tempo todo esfregando os olhos. Portanto, além do olho inchado, causa coceira e sensação de que o olho está com cisco.

O que fazer:

Continua após a publicidade

Portanto, para aliviar os sintomas, faça compressa morna em cima do olho, lave com um colírio hidratante ou soro fisiológico, pois assim ajuda a remover secreções e evitar o excesso de bactérias.

7- Doença ocular: Celulite orbital

Imagem: Transformese

A celulite orbital é uma infecção grave dos tecidos ao redor do olho, que é causada quando as bactérias dos seios nasais passam para os olhos. É comum ocorrer em meio a crises de sinusite, por exemplo. Além do olho inchado, podem surgir outros sintomas como febre, dor e visão embaçada, por exemplo.

O que fazer:

No caso de celulite orbital, o tratamento é feito com antibióticos, portanto, assim que os sintomas aparecerem, procure um oftalmologista urgente.

8- Maquiagem contaminada causa olho inchado

Imagem: Oftalmo Cittá

Em alguns casos, resíduos de maquiagens também podem causar inchaço, coceira e vermelhidão nos olhos. Por isso, evite compartilhar maquiagens, pois o risco de contaminação é grande.

O que fazer:

Continua após a publicidade

Faça compressas quentes nos olhos, ajuda a aliviar os sintomas. Mas em caso de dor, procure um oftalmologista.

9- Gravidez pode causar olho inchado

Imagem: G1

Durante a gestação é normal o olho ficar inchado, geralmente é causado pelo efeito dos hormônios sobre as veias superficiais da pele, onde acumula mais líquido. Assim, causa inchaço no olho, nas pernas, nos pés e no rosto.

O que fazer:

O inchaço durante a gravidez é normal, mas se for acompanhado de outros sintomas como, dor de cabeça e pressão alta, o médico deve ser procurado.

Então, se você gostou da matéria, veja também: Olhos vermelhos- 10 causas mais comuns do problema.

Fontes: Hospital de olhos, Tua Saúde, Minha vida

Continua após a publicidade

Imagens: Vix, G1, Alergo imuno, Sport tv, Clínica Santa Branca, Viva bem, Banco da saúde, MSD, Transformese, oftalmo Cittá

Próxima página »

Escolhidas para você