Imagine um animal que pode chegar a até 129 quilômetros por hora. Além disso, ele pode passar até mesmo do guepardo, um dos animais mais rápidos do mundo. Trata-se do peixe mais rápido do mundo, o marlin-negro (Istiompax indica) . Além desse nome, ele também pode ser chamado de peixe-vela, peixe-espada ou agulhão vela.
De modo geral, o marin-negro é encontrado em águas rasas de oceanos tropicais. Desse modo, é possível avistar o peixe mais rápido do mundo nas bordas de recifes de águas profundas em lugares como Panamá, Costa Rica e Austrália.
Além disso, o marlin-negro também chama muita atenção por seu tamanho e coloração. Isso porque, esse animal pode atingir os 7 metros de comprimento e tem o corpo composto por escamas verdes e azuladas. No mais, esse espécime atinge também cerca de 100 quilos.
Conheça o marlin-negro, o peixe mais rápido do mundo
O corpo do marlin-negro é composto por um lado dorsal (superior) azul-escuro, uma barriga branco-prateada e listras verticais azuis desbotadas dos lados. Sendo assim, primeira barbatana dorsal é enegrecida a azul escura, enquanto as outras barbatanas são castanhas escuras.
No caso do peixe mais rápido do mundo ser macho, ele pode atingir um comprimento de 4,65 metros e 750 quilos. No entanto, as fêmeas são bem maiores. Além disso, esta espécie tem uma mandíbula superior distinta, alongada, em forma de espada.
O marlin-negro também trata-se do único peixe com barbatanas não retráteis. Sua alimentação é composta, sobretudo, por atum e cavala que também entram para a lista de peixes mais rápidos do mundo. A cadeia alimentar atinge velocidades impressionantes as vezes!
De acordo com biólogos, a “espada” na ponta do nariz do marlin-negro seria uma espécie de sistema de refrigeração e aquecimento. Isso porque, essa parte do corpo é composta por uma enorme quantidade de vasos sanguíneos. Inclusive, é muito comum que a vela seja a primeira parte do corpo a ser avistada quando o peixe mais rápido do mundo aparece na superfície.
Outros peixes mais rápidos do mundo
Peixe-voador
Apesar do nome peixe-voador, esse termo se refere a uma família com cerca de 70 espécies de animais. Sendo assim, os mais rápidos são aqueles que possuem 4 barbatanas que funcionam como uma espécie de asas para panar. Eles podem ser encontrados em águas subtropicais do Atlântico e do Pacífico e chegam a até 56 quilômetros por hora.
Ubarana-focinho-de-rato
Também conhecido como peixe-osso, essa espécie pode chegar a 64 quilômetros por hora. Como o nome sugere, ele possui muitos ossos em sua carne, o que faz com que não seja usado na alimentação.
Tubarão-azul
Este é o tubarão mais rápido do mundo, podendo atingir 69 quilômetros por hora. Além disso, essa espécie gosta de águas mais frias, por isso chega a fazer grandes migrações em busca da temperatura ideal.
Atum-rabilho
De modo geral, essa espécie é encontrada nas margens leste e oeste do Oceano Atlântico e também no Mar Mediterrâneo. Além disso, esses pequenos peixes cheios de gordura podem chegar a 70 quilômetros por hora. Como dito anteriormente, constituem a alimentação do marlin-negro.
Tubarão-mako
Mais um tubarão para a lista de peixes mais rápidos do mundo. Ele pode chegar a até 74 quilômetros por hora, mas está ameaçado do extinção por causa da pesca predatória.
Cavala-wahoo
Apesar de ser encontrado em quase todo o mundo, a cavala habita sobretudo mares tropicais e subtropicais. ALém disso, atinge até 78 quilômetros por hora e costuma nada sozinha ou em trios.
Marlin-listrado
Já o martin-listrado pode atingir 80 quilômetros por hora. Trata-se de um peixe bastante apreciado na pesca esportiva, sendo encontrado em regiões tropicais e temperadas dos Oceanos Índico e Pacífico.
Conheça mais sobre o mundo animal: Vira-lata caramelo – Origem da raça que se tornou símbolo nacional
Fonte: Megacurioso, BioOrbis, GreenSavers
Imagens: Youtube, Pesca Nordeste, Pesca e Cia, Megacurioso, GreenSavers