Mundo Animal

Descubra 8 fatos sobre o dólar de areia: o que é, características e espécies

Devido a sua forma, o nome dólar de areia é por se parecer a uma moeda estadunidense. E existe várias espécies.

Um dólar de areia é um equinoide, ou seja, um animal marinho invertebrado. Sendo assim, seus esqueletos famosos pelo nome de “testes” são facilmente encontrados na praia.

Esses animais possuem uma forma circular e são chatas. Portanto, são semelhantes a uma grande moeda. Além disso, possuem uma coloração branca ou cinza escuro. Ademais, tem o desenho de uma flor no centro.

Devido a sua forma, o nome dólar de areia é por se parecer a uma moeda estadunidense. Quando vivas, possui o corpo coberto por diversos e pequenos espinhos móveis com a cor roxa ou marrom. Logo abaixo você irá descobrir outros fatos sobre o dólar de areia.

1 – Tamanho do dólar de areia e onde vivem

Continua após a publicidade

Grande parte das espécies do dólar de areia se concentra em grandes grupos no fundo do mar. Sendo assim, vivem em águas costeiras em qualquer parte do mundo. Além disso, é possível encontrá-los também água doce como, por exemplo, em rios e lagos.

Portanto, se localizam em regiões com muita lama ou arenosas. Geralmente, a profundidade é de até 12 metros. Eles chegam até 10 centímetros de diâmetro.

2 – Função dos pelos e espinhos

Descubra 8 fatos sobre o dólar de areia; oque é, características e espécies

Os curtos espinhos cobrem todo o seu exoesqueleto como mecanismo de defesa. Além disso. possuem o corpo coberto de pequeninos pelinhos, ou cílios. Portanto, os espinhos e os pelos levam partículas de alimentos para a região central do dólar de areia, onde está sua boca.

Continua após a publicidade

Os pelos e os espinhos também servem para a locomoção do dólar de areia no fundo do mar. Sendo assim, funcionam como mini pernas para se movimentar.

3 – Boca do dólar de areia

Descubra 8 fatos sobre o dólar de areia; oque é, características e espécies

Apesar de ser extremamente pequena, o animal possui uma boca. Ademais, o que é mais surpreendente é que ele tem dentes também. Especialistas dizem que ao chacoalhar o dólar de areia e abrir o teste. Dentro encontrará vários pedacinhos brancos que eram os dentes.

4 – Predadores

Continua após a publicidade

Por ter a estrutura do corpo bastante dura e ainda possuir espinhos, o dólar de areia tem poucos predadores. Além disso, a carne deste animal não é nada boa. No entanto, ainda possui inimigos natos que os devoram. Temos, por exemplo:

5 – Reprodução

Após o acasalamento, esses animais marinhos invertebrados procriam ao liberar ovinhos de cor amarela e cobertos por uma geleia através de poros na parte de cima do exoesqueleto. Esses ovinhos tem em média 135 micros. Ou seja, 1/500 de polegada. Dessa forma, os filhotes são levados pelas correntes oceânicas.

Em seguida, esses ovos se desenvolvem para pequenas larvas. sendo assim, as viagens são quilométricas. Por isso, muitos não resistem e morrem. Já os sobreviventes, experimentam diversos estágios até chegar na concha forte com cálcio.

6 – Outras ameaças

Continua após a publicidade

Os dólares de areia recebem um efeito negativo devido a pesca de arrasto de fundo, que os machucam. Além disso, a acidificação do oceano prejudica na formação desses animais. Já a alteração repentina do clima pode causar um habitat prejudicial ao sistema do dólar de areia.

Ademais, o baixo teor de sal na água resulta na redução da fertilização. Muitas pessoas não sabem, mas só permitido recolher dólares de areia mortos, jamais os vivos.

7 – Parentesco

Descubra 8 fatos sobre o dólar de areia; oque é, características e espécies

Vale lembrar que os dólares de areia são equinoides. Por isso, são parentes, por exemplo, das:

Continua após a publicidade
  • Estrelas do mar
  • Pepinos do mar
  • Ouriços do mar
  • Ouriços do lápis
  • Biscoitos do mar
  • Ouriços do coração

8 – Espécies de dólar de areia

Descubra 8 fatos sobre o dólar de areia; oque é, características e espécies

Esse animal possui diversas espécies. Porém, uma das mais conhecidas é a Dendraster excentricus. Sendo assim, comumente famoso pelo nome de dólar de areia excêntrico, ocidental ou do Pacífico. Portanto, se localiza na Califórnia, no Estados Unidos da América (EUA).

Outra espécie conhecida é o Clypeaster subdepressus. Eles são do Oceano Atlântico e do Mar do Caribe, no Brasil. Ademais, há também a Mellita sp. Porém, comumente famoso pelo nome de dólar de areia de buraco de fechadura. Se localizam no Oceano Atlântico, Pacífico e Mar do Caribe.

Leia também sobre Qual é e quanto pesa o maior sapo do mundo?

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você