Curiosidades

50 curiosidades fascinantes sobre o mar

O mar é vasto, profundo e está repleto de vida (plantas, animais e outros seres vivos). Que tal conferir as maiores curiosidades sobre ele?

O planeta Terra tem sido chamado de “Planeta Azul” porque 71% de sua superfície é coberta por mares e oceanos. Em suma, esses corpos de água são a força vital do nosso planeta. Produzindo mais da metade do oxigênio da atmosfera, mesmo a menor divergência em seu equilíbrio natural pode ter um efeito sério em toda a vida.

Aliás, a humanidade sempre se intrigou com as profundas águas azuis dos mares, sempre querendo explorar mais. Então, neste artigo vamos mergulhar a fundo em 50 curiosidades sobre o mar, incluindo o Mar Vermelho, Mar Morto e muito mais.

Curiosidades geográficas e históricas sobre o mar

50 curiosidades fascinantes sobre o mar

1. Em sua obra Meteorologia, o filósofo grego antigo Aristóteles discute e refuta várias teorias populares sobre os mares; como por exemplo a crença de que um dia os oceanos secariam ou de que os mares seriam uma espécie de suor natural produzido pela Terra quando aquecido por o sol .

Continua após a publicidade

2. Como o resto do panteão grego, Poseidon era um deus inconstante, às vezes enviando tempestades e afogando marinheiros por poucos motivos perceptíveis.

3.O deus grego do mar era Poseidon, que se tornou Netuno na tradição romana. Em suma, este soberano aquático empunhava um tridente e convocava tempestades para punir ou alertar os seres humanos.

4. A tradição legal afirma que os oceanos não estão sujeitos ao domínio ou propriedade privada ou nacional. A doutrina romana do Mare Liberum (liberdade dos mares) defende que os mares são de todos, o que deu origem às “quatro liberdades” do mar: liberdade de navegação, pesca, colocação de cabos e oleodutos e sobrevoo.

5. Oceanografia é o estudo dos oceanos do mundo e inclui aspectos da geografia, física, química, biologia, geologia e meteorologia. Em contraste, a hidrografia é o estudo das águas navegáveis ​​e de suas características físicas.

Continua após a publicidade

Outros fatos sobre a geografia e história marinhas

6. Os mares e oceanos são os principais impulsionadores dos ciclos climáticos do planeta, agindo alternadamente como um aquecedor e um ar condicionado.

7. O alto mar também tem seu histórico de crime e violência. Aliás, a pirataria remonta ao mundo antigo, mas os piratas caribenhos dos séculos 16 e 17 são talvez os mais icônicos.

8. As fontes hidrotermais, fraturas no fundo do mar que descarregam água do mar quente carregada com sulfeto de hidrogênio. Desse modo, sustentam o único ecossistema conhecido por funcionar com energia química em vez da energia do sol, incluindo mexilhões, grandes mariscos bivalves e enormes vermes tubulares.

Continua após a publicidade

9. A vida no mar se desenvolveu há mais de três bilhões de anos. Os habitantes da terra apareceram relativamente recentemente – 400 milhões de anos atrás.

10. Estima-se que o fundo do mar pode conter até 10 milhões de espécies que ainda não foram descritas ou nomeadas.

Curiosidades sobre a vida existente no fundo do mar

11. As algas, as primeiras plantas da Terra, desenvolveram-se no mar há 3,5 milhões de anos e liberam oxigênio ao produzir alimentos, como ocorre com outras plantas. Hoje, as algas produzem mais da metade do oxigênio que respiramos.

Continua após a publicidade

12. O mar é o lar da maior estrutura viva do mundo, que é a Grande Barreira de Recife. Em suma, ela tem cerca de 2.600 km de comprimento e é possível vê-la da lua.

13. Os recifes de coral suportam 4.000 espécies de peixes, 700 espécies de corais e milhares de plantas e animais.

14. Os biólogos marinhos descobriram até agora 17.000 espécies prosperando nas profundezas do oceano, vivendo inteiramente sem luz solar, recebendo energia de fontes termais subaquáticas.

15. Aproximadamente 15% da proteína de alta qualidade que os humanos comem vem do mar. Contudo, esse número é muito maior em muitas partes da Ásia, onde peixes e outros frutos do mar constituem a maior parte da dieta das pessoas.

Continua após a publicidade

Mais fatos sobre o mar

50 curiosidades fascinantes sobre o mar

16. Em média, nos últimos anos, os tubarões foram responsáveis ​​por menos de dez mortes humanas anualmente em todos os mares do mundo; no entanto cerca de 97 milhões de tubarões são mortos por nós todos os anos.

17. Muitas plantas marinhas e animais são bioluminescentes, o que significa que produzem luz quimicamente dentro de seus corpos.

18. Apesar da incrível quantidade de pesquisas feitas nos mares costeiros, ainda não se sabe quantas espécies vivem nessas águas rasas. As estimativas variam de 178.000 a 10 milhões.

Continua após a publicidade

19. As algas marinhas são usadas em muitos utensílios domésticos: filmes fotográficos, fios de algodão, remédios, tintas, cremes faciais, sopas e sorvetes.

20. baleia azul é o maior animal que já viveu. Alimentando-se de eufausídeos, pequenas espécies semelhantes aos camarões, as baleias azuis crescem até 40 metros e pesam 94.000 kg (103 toneladas). Assim, ao nascer, os filhotes de baleias azuis chegam a atingir 7 metros de comprimento.

Curiosidades sobre o Mar Vermelho

50 curiosidades fascinantes sobre o mar

21. A primeira das curiosidades sobre o Mar Vermelho é que ele, na verdade, é um golfo do oceano Índico entre a África e a Ásia.

Continua após a publicidade

22.O Mar Vermelho do Norte é considerado uma das 7 Maravilhas Subaquáticas do Mundo, e às vezes é chamado de “Jardim do Éden Subaquático”.

23. Ele recebe o nome de uma alga vermelha. Aliás, quando esta alga está em flor, a água ocasionalmente fica ligeiramente vermelha.

24. A salinidade do Mar Vermelho está entre as mais altas de todos os oceanos do mundo, de 3,6 a 3,8%.

25. Alguns arqueólogos acreditam que o Golfo de Aqaba foi o local onde Moisés cruzou o Mar Vermelho. Além disso, acredita-se que o Mosteiro de Santa Catarina no Monte Sinai foi construído onde Moisés recebeu os Dez Mandamentos.

Continua após a publicidade

26. O Mar Vermelho é o lar de mais de 1200 espécies de peixes e 250 espécies de corais. Destes, 17% das espécies de peixes e 8% das espécies de corais são endêmicas.

27. 40% do Mar Vermelho é mais raso do que 100 metros e 25% do Mar Vermelho tem menos de 50 metros de profundidade.

28. O Mar Vermelho é o mar tropical mais setentrional do mundo, pois suas águas cruzam o Trópico de Câncer.

29. O mergulho no Mar Vermelho é possível durante todo o ano, embora a temperatura da água e a vida marinha mudam de uma estação para outra.

Continua após a publicidade

30. Grande parte do mergulho no Mar Vermelho começa no Egito. Localizado no nordeste da África, o Egito toca tanto o Mar Mediterrâneo quanto o Mar Vermelho.

Curiosidades sobre a poluição marítima

31. Os plásticos são o elemento mais comum encontrado nos mares hoje. O plástico, em particular, é prejudicial ao meio ambiente, pois não se decompõe facilmente e é frequentemente confundido com alimento pelos animais marinhos.

32. Os 5 itens mais comuns encontrados em limpezas costeiras em todo o mundo são plásticos descartáveis. São eles: pontas de cigarro de plástico, embalagens de alimentos, garrafas plásticas de bebidas, tampas de garrafas plásticas e canudos plásticos e agitadores de bebidas.

Continua após a publicidade

33. 80% do lixo nos mares e oceanos provém de fontes terrestre, incluindo indivíduos, indústria e gestão de resíduos e infraestrutura inadequada. Apenas 20% é resultado de fontes oceânicas, como pesca, navegação e navios de cruzeiro.

34. A poluição marinha mata mais de um milhão de aves marinhas a cada ano.

35. Existem zonas mortas nos oceanos que foram criadas pela poluição, tornando a vida nessas zonas impossível para a vida marinha ou vegetal.

50 curiosidades fascinantes sobre o mar

Continua após a publicidade

36. As emissões de carbono prejudicam os mares, oceanos e também o ar. Se nosso comportamento continuar como está, a água da superfície do oceano pode ser 150% mais ácida do que é agora.

37. 80% do esgoto que desagua no Mar Mediterrâneo não é tratado, o que pode causar doenças.

38. Peixes e outras formas de vida marinha geralmente não conseguem diferenciar plástico de comida. Portanto, se o animal come plástico, não consegue digeri-lo. Com efeito, o plástico enche seus estômagos, então eles morrem de fome.

39. Há um mar de lixo com o dobro do tamanho do Texas dentro do Oceano Pacífico.

Continua após a publicidade

40. Os derramamentos de óleo contribuem com apenas 12% do óleo no oceano. 36% do petróleo vem de fontes de escoamento de cidades e empresas.

Curiosidades sobre o Mar Morto

41. O Mar Morto é uma das massas de água mais salgadas da Terra, com quase 10 vezes mais sal do que a água do mar comum. Isso ocorre porque a água flui para o Mar Morto de um afluente principal, o Rio Jordão. Então, ele não tem como sair do lago e é forçado a evaporar.

42. As condições extremamente quentes e secas desta região significam que grandes quantidades de água evaporam. Isso faz com que o sal e outros minerais fiquem cada vez mais concentrados. Na verdade, estima-se que em todo o Mar Morto haja cerca de 37 bilhões de toneladas de sal.

Continua após a publicidade

43. O alto teor de sal e minerais do Mar Morto significa que esse corpo de água tem poderosas propriedades curativas. Além disso, é um destino popular para o tratamento de problemas de pele como acne, psoríase e celulite, além de dores musculares e artrite.

44. Suas águas curativas têm sido procuradas desde os tempos bíblicos. Herodes, o Grande, que reinou entre 37 a 4 a.C., construiu um dos primeiros spas de saúde do mundo ao longo de sua costa. Segundo a lenda, Cleópatra também amava o Mar Morto e usava seus produtos como parte de seu regime de beleza.

45. Os altos níveis de sal do Mar Morto significam que as pessoas podem flutuar facilmente em sua superfície devido à sua flutuabilidade natural.

46. Além de ser incrivelmente salgado, o Mar Morto é famoso por ser o ponto mais baixo da Terra. Assim, sua superfície mede cerca de 423 metros abaixo do nível do mar.

Continua após a publicidade

Últimos fatos sobre o mar

50 curiosidades fascinantes sobre o mar

47. Os banhos de sol no Mar Morto apresentam menos risco de queimaduras solares do que outros destinos. Isso se deve à sua localização abaixo do nível do mar, pois os raios ultravioleta prejudiciais são filtrados através de três camadas naturais. Ademais, isso inclui uma camada atmosférica extra, uma camada de evaporação acima do Mar Morto e uma espessa camada de ozônio.

48. O Mar Morto foi o lar de uma das descobertas mais importantes da arqueologia moderna. Em 1947, os Manuscritos do Mar Morto foram encontrados em 11 cavernas perto das ruínas de Qumran em sua costa noroeste. Esses manuscritos antigos datam de cerca de 250 a.C. a 68 d.C.

49. Uma característica incomum do Mar Morto é que ele cospe pequenos seixos e blocos de asfalto de infiltrações profundas em sua superfície. Os antigos egípcios importavam isso para usar em seus processos de mumificação.

Continua após a publicidade

50. Por fim, embora o Mar Morto seja um dos destinos turísticos mais populares de Israel, está desaparecendo a uma taxa alarmante. Seu nível de superfície está caindo mais de um metro a cada ano e tem apenas metade do comprimento de apenas um século atrás.

Então, gostou de saber essas curiosidades sobre o mar? Pois, leia também: Como as alterações climáticas podem alterar a cor dos oceanos

Próxima página »

Escolhidas para você