Curiosidades

Percy Jackson, quem é? Origem e história do personagem

Criado por Rick Riordan, Percy Jackson é um personagem literário inspirado na mitologia grega que inspirou várias séries de livros.

Por P.H Mota

Percy Jackson é um personagem criado por Rick Riordan para a série Percy Jackson e os Olimpianos. Atualmente, a série conta com cinco livros principais, além de volumes complementares e da série Os Heróis do Olimpo.

Nas histórias, Percy – apelido para Perseus – é filho do relacionamento de Poseidon com uma mulher mortal. Apesar de inspirada na mitologia grega, a origem do personagem possui diferenças com as lendas originais. Segundo a mitologia, Perseu é filho de Zeus.

Entretanto, a diferença não é suficiente para apagar as principais características de Perseu. Assim como na mitologia, Percy é corajoso e enfrenta ameaças como Parcas e Medusa.

Deuses gregos

Percy Jackson - quem é, origem e história do personagem
Riordan Fandom

Segundo a mitologia de Percy Jackson, os deuses Zeus, Poseidon e Hades não podiam ter filhos com mortais. Isso porque essas crianças seriam muito mais poderosas do que outros semideuses.

Continua após a publicidade

Dessa maneira, os três fizeram um pacto para evitar seres muito poderosos e conflitos devastadores. Segundo o livro, por exemplo, os principais envolvidos na Segunda Guerra Mundial eram filhos do trio. O pacto, no entanto, não foi sempre respeitado, como a própria existência de Percy demonstra.

É essa quebra do pacto, inclusive, que deixa Hades transtornado com Poseidon. Apesar dele não ser exatamente um vilão, sua personalidade é cinza e ambígua. Isso se deve, principalmente, ao fato dele ser rei do submundo.

Continua após a publicidade

Acampamento Meio-Sangue

Percy Jackson - quem é, origem e história do personagem
Read Riordan

De acordo com o universo criado por Riordan, todos os semideuses devem se tornar heróis. Dessa maneira, eles são enviados ao Acampamento Meio-Sangue, onde recebem treinamento apropriado. Diferente da mitologia clássica, esses semideuses carregam habilidades de seus pais. Ou seja, filhos de Atena são inteligentes, filhos de Apolo são ótimos arqueiros e o filho de Poseidon, Percy, tem influência sobre a água.

No acampamento, Percy Jackson – e os outros estudantes – treinam e podem ser reconhecidos pelos pais. Por outro lado, nem todos passam por isso e acabam indo para o Chalé de Hermes. Ao todo, são doze chalés que referenciam os doze deuses do Olimpo.

Continua após a publicidade

Também é no acampamento que Percy conhece Annabeth Chase, uma semideusa filha de Atena. Assim como a mãe, a garota possui habilidades de combate e muita inteligência.

Livros de Percy Jackson

Percy Jackson - quem é, origem e história do personagem
Club de Livros

A história de Percy começa na saga Percy Jackson e os Olimpianos, que abre com o livro O Ladrão de Raios. A partir daí, ela continua em O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano. Além dos cinco livros, há um volume extra com três contos oficiais para a cronologia da história: O Guia Definitivo.

Entretanto, a saga de Percy não acaba aqui. A história do universo continua na saga Os Heróis do Olimpo. A ordem dos livros é O Herói do Olimpo, O Filho de Netuno, A Marca de Atena, A Casa de Hades e O Sangue do Olimpo. Além disso, aqui também há um livro extra: Diários dos Semideuses.

Para completar, ainda há aventuras de heróis gregos e romanos no livro As Provações de Apolo. A saga conta com os livros O Oráculo Oculto, A Profecia das Sombras, O Labirinto de Fogo, A Tumba do Tirano e A Torre de Nero.

Continua após a publicidade

Fontes: Saraiva, Legião dos Heróis, Meliuz

ImagensNerdbunkerRiordan FandomRead RiordanClub de Livros

Próxima página »

Escolhidas para você