Curiosidades

Hades, quem é? Origem e história do Deus do Submundo

Rei do mundo dos mortos, segundo os gregos, Hades mal deixava seus domínios e só o fez em duas oportunidades ao longo da história.

Por P.H Mota

Também chamado de Plutão, na mitologia romana, Hades é o deus grego do reino dos mortos, ou submundo. Dessa maneira, é também ali que ele vive, diferente dos deuses que vivem no Olimpo.

Ao contrário do que várias pessoas pensam, entretanto, isso não quer dizer que ele é o deus da morte. Na verdade, ele é o deus da pós-morte. Ou seja, é o responsável por comandar e direcionar as almas das pessoas, depois que elas já estão mortas.

Além disso, ele também é considerado o deus da riqueza. Isso porque é detentor de todos os metais preciosos encontrados no mundo.

Continua após a publicidade

Aparência e personalidade

Hades - história e origem do Deus do Submundo na mitologia grega
Escola Educação

Hades era considerado um deus repugnante, insensível e monstruoso. Por causa disso, era comum que as pessoas tivesse medo de dizer o seu nome em voz alta. Assim, acabou se tornando o mais temido entre os deuses.

Ele costuma ser retratado como um homem de barba e pele morena. Além disso, veste uma coroa e carrega um cetro, bem como a chave do mundo dos mortos. Hades também pode aparecer ao lado de seu cão de três cabeças. Chamado de Cérbero, o animal é responsável por vigiar a entrada do submundo.

Continua após a publicidade

Um de seus símbolos era um capacete capaz de torná-lo invisível, para que ele ficasse protegido dos olhares. Ao longo da história da mitologia, o capacete também foi usado por Atena, na Guerra de Troia, e Perseu.

Em algumas retratações, o deus também aparece em uma carruagem, que utilizava para se locomover. Também pode aparecer ao lado de sua esposa, Perséfone.

Continua após a publicidade

História

Hades - história e origem do Deus do Submundo na mitologia grega
Ancient History

Hades era irmão de Poseidon, Zeus, Deméter, Héstia e Hera, filhos de Cronos e Reia. Assim que os filhos nasciam, Cronos, devorava todos os eles, por medo de ser destronado. Quando Zeus nasceu, no entanto, Reia enganou o marido e conseguiu proteger Zeus. Já crescido, ele volta para enfrentar o pai e liberta os irmãos, mas também os titãs devorados pelo pai.

Após uma batalha entre deuses e titãs, Zeus, Poseidon e Hades dividiram o domínio do mundo. Zeus ficou com o céu e a terra, Poseidon com os mares, e Hades com o submundo. Por isso, então, ele era o único que não morava no Monte Olimpo.

Submundo

Ainda que o reino dos mortos fosse um lugar de tristeza profunda, Hades era considerado hospitaleiro. Isso porque garantia que sempre havia espaço para receber novas almas por ali.

Continua após a publicidade

O submundo era dividido entre Érebo e Tártaro. No Érebo, as almas aguardavam seu julgamento, para saber se iriam ser condenadas ou recompensadas. Já no Tártaro, era onde os titãs ficavam aprisionados.

Hades era o responsável pelas sentenças dadas às almas mortas e, por isso, quase nunca deixava o reino dos mortos. Só fez isso quando precisou se curar de uma ferida no Olimpo e para raptar Perséfone, sua esposa.

Hades e Perséfone

Hades - história e origem do Deus do Submundo na mitologia grega
Tales of Time Forgotten

Uma das histórias mais populares de Hades envolve o rapto de Perséfone, filha de Zeus e Deméter. Enquanto a jovem colhia frutos, o deus do submundo a atraiu até seus domínios. Uma vez que ela estava lá, ele a fez comer uma romã, fruto proibido.

Como se alimentou no submundo, Perséfone acabou sendo impedida de deixar o local. Mais tarde, com um acordo entre deuses, foi permitido que ela saísse de lá, mas era obrigada a voltar durante três meses.

Continua após a publicidade

De acordo com a mitologia, é a estadia de Perséfone no reino dos mortos que é responsável pelo inverno. Como sua mãe, deusa da agricultura, ficava triste com sua ausência, gerava o frio e a falta de colheita no mundo.

Juntos, os dois tiveram três filhos: Zagreu (deus da religião órfica), Macária (deusa da morte abençoada) e Melinoe (deusa dos fantasmas, pesadelos e da loucura). Segundo a mitologia, no entanto, Zagreu seria filho de Zeus, durante um relacionamento secreto com a filha.

Fontes: Toda Matéria, InfoEscola, Aventuras na História

Imagem de Destaque: Gods and Monsters

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você