História

Personagens da mitologia grega mais populares e menos conhecidos

Na mitologia grega existem muitos deuses e personagens aleatórios, obscuros e às vezes completamente desconhecidos; confira alguns deles.

Certamente, você já ouviu falar dos deuses e deusas gregos mais famosos como Zeus, Poseidon e Hades, mas e sobre os personagens da mitologia grega menos conhecidos, como Circe e Hipnos?

Os Doze Deuses Olímpicos, também conhecidos como dodecateão, eram as principais divindades do panteão grego, residindo no topo do Monte Olimpo. Os olímpicos conquistaram sua supremacia em uma guerra entre deuses na qual Zeus levou seus irmãos à vitória sobre os Titãs.

Apesar de serem considerados nada além de figuras míticas hoje, na Grécia antiga (e mais tarde na Roma) seu papel e significado podiam ser encontrados em todos os aspectos da vida cotidiana.

Seu legado e influência podem ser encontrados até mesmo nos nomes dos planetas em nosso sistema solar (em suas formas romanas) e nos Jogos Olímpicos, que começaram como um evento atlético em homenagem a Zeus. Além disso, os deuses gregos tiveram um grande impacto em muitos aspectos da vida atual e histórica.

Continua após a publicidade

Desse modo, além dos mais famosos e populares, neste artigo, vamos falar um pouco dos personagens menos conhecidos da mitologia grega.

Os 12 deuses do Olimpo

Fonte: Pinterest

Nos tempos antigos, os deuses olímpicos e o resto de sua família eram uma parte importante da cultura grega diária. Cada deus e deusa governou certos reinos e também desempenhou seu papel na mitologia; histórias fascinantes que ajudaram os gregos antigos a compreender o mundo ao seu redor, incluindo o clima, as crenças religiosas e seu próprio sistema social.

Dito isso, conheça abaixo os principais deuses do Olimpo:

  • Afrodite
  • Apolo
  • Ares
  • Artêmis
  • Atena
  • Demeter
  • Dionísio
  • Hades
  • Hefesto
  • Cronos
  • Hermes
  • Héstia
  • Poseidon
  • Tique
  • Zeus

Semideuses

Personagens da mitologia grega mais populares e menos conhecidos
Fonte: Pinterest

No entanto, os deuses não são os únicos personagens famosos na mitologia grega; também existem semideuses. Os semideuses são a prole que surge quando um deus e um mortal ou outra criatura se reproduzem.

Continua após a publicidade

Os semideuses não são tão poderosos quanto os olímpicos, mas são quase iguais. Aliás, alguns são bastante famosos como Aquiles, Hércules e Perseu, e outros são menos conhecidos. Cada semideus tem seu lugar na mitologia grega e tem uma ou mais histórias associadas a seu nome que os tornam famosos.

Confira abaixo a lista de todos os semideuses gregos:

  • Ajáx – Guerreiro da Guerra de Tróia.
  • Aquiles – Guerreiro semi-imortal na Guerra de Tróia.
  • Belerofonte – Dono do cavalo alado pegasus e quem matou a quimera.
  • Édipo – Venceu a esfinge.
  • Eneias – Guerreiro da Guerra de Tróia.
  • Heitor – Guerreiro da Guerra de Tróia.
  • Hércules (Heracles) – Doze mandamentos de Hercules e guerreiro da gigantomaquia.
  • Jasão – Tem de fazer as tarefas para a obtenção do tosão de ouro.
  • Manelau – Rei que derrubou o exercito troiano.
  • Odisseu – Guerreiro da Guerra de Tróia.
  • Perseu – Quem matou a medusa.
  • Teseu – Quem matou o minotauro de Creta.

Heróis

Fonte: Pinterest

A mitologia da Grécia antiga estava repleta de grandes heróis que mataram monstros, lutaram contra exércitos inteiros e amaram (e perderam) belas mulheres.

As histórias completas geralmente revelam que Hércules, Aquiles, Perseu e outros são os nomes mais populares entre os heróis gregos. No entanto, fora do grupo de semideuses existem meros mortais que conquistaram esse adjetivo por suas façanhas, confira:

Continua após a publicidade
  • Agamemnon – Raptou a princesa Helena e a levou para Tróia.
  • Neoptólemo – Filho de Aquiles. Sobreviveu a Guerra de Tróia.
  • Orion – Caçador de Ártemis.
  • Pátroclo – Guerreiro da Guerra de Tróia.
  • Príamo – Rei de Tróia durante a Guerra.
  • Pélops – Rei do Peloponeso
  • Hipólita – Rainha das amazonas

Personagens da mitologia grega menos conhecidos

Os gregos tinham centenas de deuses e deusas, no entanto. Muitas dessas divindades gregas são conhecidas apenas por seu nome e função, mas não possuem mitologia própria.

Por outro lado, existem alguns personagens que fazem parte de histórias ricas e desempenham papéis importantes. Embora não fossem as divindades gregas mais amplamente adoradas ou as mais lembradas hoje, eles aparecem em lendas famosas como você verá a seguir.

1. Apate

Personagens da mitologia grega mais populares e menos conhecidos
Fonte: Pinterest

Apate era filha de Érubus, o Deus das Trevas, e Nix, a Deusa da Noite. Ela era a Deusa do engano, engano, astúcia e fraude. Ela também tinha alguns irmãos terríveis. Os Keres que representavam a morte violenta, os Moros que representavam a desgraça e, finalmente, Nemesis que representava a retribuição.

Além disso, ela também foi considerada um dos espíritos malignos que escapou da caixa de Pandora para atormentar o mundo dos homens.

Continua após a publicidade

Apate foi recrutada por Hera quando ela descobriu que Zeus estava tendo um caso com a mortal Semele. Hera sempre teve ciúmes e conspirou para que Semele fosse morta. Ela fez Apate convencer Semele a pedir a Zeus que revelasse sua verdadeira forma para ela. Ele o fez e ela foi consumida pelo fogo, encolheu e morreu.

2. As Graças ou Cárites

Fonte: Pinterest

As Graças eram filhas de Zeus e Eufrosina. Seus nomes eram Eufrosina, Aglaia e Thalia. Elas simbolizavam beleza, charme e, claro, graça. Diz-se que eles tornam a vida confortável e melhoram o prazer da vida no dia a dia.

Ademais são as deusas dos banquetes, da sorte e da fartura. Elas eram as irmãs das Horas e das Musas, e juntas iriam assistir a todas as festividades realizadas no Monte Olimpo.

3. Belerofonte

Personagens da mitologia grega mais populares e menos conhecidos
Fonte: Pinterest

Belerofonte é um dos semideuses mencionados na Ilíada, de Homero. Na Ilíada, ele era filho de Glauco; embora, outras partes da mitologia grega digam que ele era filho de Poseidon e Eurínome, que era a esposa de Glauco.

Continua após a publicidade

Durante parte de sua vida, Belerofonte lutou contra muitos inimigos em sua busca para se casar com a mulher, Anteia; mas como ele é um semideus, ele os derrotou e acabou se casando com seu amor com o consentimento de seu pai, o rei Proeto.

Por fim, Belerofonte é conhecido principalmente por suas interações com um Pégaso, a quem tentou domar para dar-lhe uma carona até os deuses no Olimpo.

4. Circe

Fonte: Pinterest

Circe era filha de Helius e Perseïs (Pereis) ou Perse. Ela também era irmã de Aeëtes (Aeetes) e Pasiphaë (Pasiphae). Seu nome significa “falcão”, uma ave de rapina que caça durante o dia. Aliás, o falcão simbolizava o sol.

Ela era uma feiticeira linda e imortal que vivia na ilha de Aeaea. Circe era servida por donzelas e sua ilha era guardada por homens que ela havia transformado em animais selvagens.

Continua após a publicidade

Quando um deus marinho menor, Glauco, rejeitou seu amor, ela transformou uma donzela, Cila, por quem Glauco se sentia atraído, em um monstro de seis cabeças.

5. Clímene

Fonte: Pinterest

Clímene era uma das Oceânidas, filhas dos Titãs Oceanus e Tétis. Essas ninfas marinhas mais velhas frequentemente tiveram papéis importantes na mitologia grega.

Embora ela não tenha desempenhado um papel proeminente na lenda da Titanomaquia, seus filhos famosos sim. Clímene era a mãe de Prometeu, Atlas e seus irmãos.

Eles eram titãs porque ela era a esposa de um dos titãs mais velhos. Iapetos era irmão de Cronos e um dos doze deuses titãs originais.

Continua após a publicidade

Embora Iapetos e Atlas tenham ficado do lado de Cronos na guerra, Clímene se juntou ao seu filho como aliada dos deuses do Olimpo. Ela era tão próxima deles que frequentemente é mostrada na arte como uma criada de Hera.

6. Diomedes

Personagens da mitologia grega mais populares e menos conhecidos
Fonte: Pinterest

Diomedes era filho de Tideu, um dos sete líderes contra Tebas, e Dípile, filha de Adrasto, rei de Argos. Junto com os outros filhos dos Sete, chamados Epigoni, ele marchou contra Tebas. Eles arrasaram Tebas em vingança pela morte de seus pais.

Ao lado de Aquiles, ele foi o mais poderoso dos heróis gregos em Tróia. Aliás, ele era o favorito de Atenas. À sua coragem imprudente, a deusa acrescentou uma força incomparável, habilidade maravilhosa com as armas e valor infalível.

Ele era destemido e às vezes afastava os troianos com uma só mão. Em um único dia, ele matou Pândaro, feriu gravemente Enéias e depois feriu a mãe de Enéias, a deusa Afrodite.

Continua após a publicidade

Quando confrontado com Ares, auxiliado por Atena, ele pegou a lança que Ares havia arremessado contra ele e, por sua vez, Diomedes arremessou a lança do próprio deus de volta para ele, ferindo-o gravemente e forçando o deus da guerra a abandonar o campo de batalha.

7. Dione

Fonte: Pinterest

Uma das divindades gregas mais enigmáticas é Dione. As fontes variam quanto ao tipo de deusa que ela era. Alguns alegaram que ela era uma titã, outros disseram que ela era uma ninfa, e alguns a nomearam entre os três mil oceânicos.

Ela é mais frequentemente chamada de Titã, apesar de não ser normalmente listada entre elas, em grande parte com base em sua associação com oráculos. Como outras deusas titãs, incluindo Phoebe, Mnemosyne e Themis, ela era associada a um grande local oracular.

Dione era especificamente a deusa do templo de Dodona, que foi dedicado a Zeus. Com efeito, lá, ela também tinha um mito um tanto único que a conectava mais intimamente com o rei dos deuses.

Continua após a publicidade

De acordo com os adoradores de Dodona, Dione e Zeus eram pais de Afrodit . Embora a maioria das lendas gregas diga que ela nasceu do mar, Dione foi nomeada como sua mãe por um devoto culto que o seguia.

8. Deimos e Fobos

Personagens da mitologia grega mais populares e menos conhecidos
Fonte: Pinterest

Dizia-se que Deimos e Fobos eram os filhos maus de Ares e Afrodite. Fobos era o deus do medo e terror, enquanto seu irmão Deimos era o deus do pânico.

Na verdade, em grego, Phobos significa medo e Deimos significa pânico. Ambos tinham personalidades cruéis e adoravam a guerra e a matança de homens. Eles eram, sem surpresa, respeitados e temidos pelos gregos.

Deimos e Fobos cavalgavam pelo campo de batalha frequentemente na companhia de Ares e sua irmã Eris, a Deusa da Discórdia. Ademais, foi dito que tanto Hércules quanto Agamenon adoravam Fobos.

Continua após a publicidade

9. Epimeteu

Fonte: Pinterest

Na lista de personagens da mitologia grega temos Epimeteu, ele era filho do titã Iápeto e Clímene. Ele também era o irmão menos conhecido do titã Prometeu. Enquanto Prometeu era conhecido por sua premeditação, Epimeteu era famoso por ser um pouco obscuro e seu nome pode ser traduzido como uma reflexão tardia.

Epimeteu tinha como função fazer os primeiros animais e bestas, e sem pensar deu a maioria das boas características aos animais, esquecendo que ele precisaria de algumas dessas características para quando ele e seu irmão fizessem os humanos.

Assim, quando Zeus quis se vingar de Prometeu por dar fogo aos humanos, ele presenteou Epimeteu com uma esposa, Pandora, que trouxe com ela uma caixa de espíritos malignos para liberar no mundo.

10. Hipnos

Personagens da mitologia grega mais populares e menos conhecidos
Fonte: Pinterest

Por fim, hipnos era filho de Nix, a Deusa da noite, e irmão de Thanatos, o Deus da Morte. Ele viveu com seus filhos, os Sonhos, na ilha de Lemnos. Lá em uma caverna secreta, por onde corria o Rio Esquecimento.

Continua após a publicidade

Aliás, durante a guerra de Tróia, a Deusa Hera queria ajudar os gregos. No entanto, Zeus proibiu qualquer um dos deuses do Olimpo de tomar partido. Hera, prometendo uma das Graças como noiva, pediu a ajuda de Hipnos. Então, ele fez Zeus adormecer e enquanto ele dormia os gregos lutaram e foram vitoriosos.

Agora que você conhece os personagens da mitologia grega, leia também: Titanomaquia – História da guerra entre deuses e titãs

Próxima página »

Escolhidas para você