Notícias

Pesquisa revela que fumar deixa as pessoas menos sociáveis

A publicação de um estudo no The Lancet Regional Health Europe, no Reino Unido, apontou que fumar deixa as pessoas menos sociáveis.

A publicação de um estudo no periódico científico The Lancet Regional Health Europe, no Reino Unido, apontou que fumar deixa as pessoas menos sociáveis. Apesar da maioria dos fumantes começarem o hábito na juventude para criar laços com outros consumidores, os indivíduos podem se sentir solitários enquanto envelhecem.

Ainda segundo os estudiosos, foi descoberto, portanto, que os fumantes tiveram uma queda expressiva no seu círculo de amizade no decorrer da vida. Sendo assim, ficavam menos dispostas a fazer novas amizades e se ficavam mais sozinhas do que as pessoas que não fumam. 

De acordo com o pesquisador do Imperial College e um dos autores do estudo, Keir Philip, o objetivo da pesquisa é mostrar que fumar deixa as pessoas menos sociáveis. Ou seja, afeta negativamente a saúde psicológica, social e física. Por isso, as pessoas que acreditam que o uso do tabaco é uma atividade sociável, estão enganadas. 

Fumar deixa as pessoas menos sociáveis

Continua após a publicidade

Para fazer a pesquisa que revela que fumar deixa as pessoas menos sociáveis, os cientistas precisaram de 8.780 pessoas que moram na Inglaterra. Sendo assim, todos possuem 50 anos de idade ou mais. Além disso, o isolamento social e a solidão dos participadores do estudo passaram por avaliação durante 12 anos.

Portanto, foi necessária a utilização de dados English Longitudinal Study of Aging (ELSA). Durante a pesquisa houve intervalos de 4, 8 e 12 anos. Por isso, logo no início da pesquisa os cientistas já suspeitavam que os fumantes tinham mais chances de ser solitários do que os que não fumam. 

Continua após a publicidade

Os estudiosos perceberam que os fumantes não tinham tanto contato com familiares e amigos. Ademais, não faziam atividades comunitárias, culturais e tinham mais chances de viverem sozinhos. Os cientistas acreditam que isso acontece porque o tabaco provoca problemas de saúde mental como, por exemplo, ansiedade e depressão.

 Confira também sobre 49% das pessoas no Brasil pretendem fazer investimentos neste ano!

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você