Mundo Animal

Por qual motivo pássaros estão migrando para cidades?

Um estudo de um grupo canadense busca entender por qual motivo pássaros estão migrando cada vez mais para cidades.

Uma observação recente de uma estudante canadense vem sendo comentada ao oferecer uma luz sobre por qual motivo pássaros estão migrando para cidades. A experiência de Ana Morales, da Universidade McGill, inicialmente apenas captava sinais de pássaros.

Mas após descobrir um mesmo sinal captado em um único arbusto de um parque em Montreal, ela começou a estudar novas possibilidades. Afinal, parecia improvável que o transmissor funcionasse mais de uma vez em uma ave. Mas ela logo descobriu que vários pássaros andavam sobrevoando a região.

Os sábias-de-óculos, objetos de estudo de Morales, migram do norte do continente para a América Central e o norte da América do Sul todos os outonos. Contudo, alguns param em cidades como Montreal. Em janeiro de 2022, Ana e outros colegas pesquisaram sobre como os sabiás juntavam a necessidade de migrar rápido com a busca de reabastecimento.

Por isso, paravam em Montreal. Muitas aves migratórias visitam cidades no mundo inteiro em suas viagens, que cobrem milhares de quilômetros. Mas entender por que visitam locais urbanos ainda era difícil.

Nesse sentido, acredita-se que alguns pássaros acabam atraídos pelas luzes. Outros, como o sabiá-de-óculos, apreciam a oferta de alimentos, ficando em arbustos cheios de frutos. Por outro lado, cidades nem sempre recebem bem as aves. A mortalidade é alta para eles.

Muitos pássaros migratórios acabam mortos por gatos domésticos. Outros colidem com edifícios. Milhares morrem todos os anos só em Nova York, batendo contra a luz de janelas dos arranha-céus. Recentemente, melros foram filmados caindo do céu em uma rua em Chihuaha, e vários morreram.

Continua após a publicidade

Por qual motivo pássaros estão migrando para cidades?

Seja como for, cientistas ainda estão descobrindo que, por mais que sejam perigosas, as cidades podem ajudar espécies migratórias. Assim, entra a busca para fazer com que elas funcionem como pousadas para as aves, e não armadilhas. Em seu estudo, Morales e os colegas capturaram e colocaram transmissores em cerca de 80 pássaros.

Dessa forma, concluíram que os sabiás-de-óculos fazem longas paradas em Montreal. Ali, ocorre a muda de muitos deles, quando perdem as penas para que cresçam novamente.

“É surpreendente que essa pequena área verde possa abrigar um pássaro por 40 dias”, disse Ana, surpresa com o estudo. Acredita-se que as aves se mudem para o espaço verde urbano justamente por ter recursos como frutos e água. Qualquer ave que pouse ali pode encontrar tais recompensas. Mas afinal, por qual motivo pássaros estão migrando para cidades? A relação pode ter a vez com a luz, de acordo com Barbara Frei, colega de Morales.

Mesmo assim, ainda não se sabe por que pássaros são atraídos por luzes artificiais à noite, mas existem muitas evidências sobre o caso. Para Frei, as aves usam as luzes das estrelas e outros fenômenos para navegar. Logo, acabam atraídas por outros pontos de luz.

Habitats mais saudáveis

De acordo com Simon Gillings, da organização British Trust for Ornithology, em trecho de matéria da BBC, apesar das árvores e telhados verdes em uma cidade serem benéficas para algumas aves, outras precisam de outros ambientes. Nesse sentido, de pântanos ou grandes florestas. Da mesma forma, outras dependem de áreas costeiras preservadas, e de assim por diante. Seria um grande erro pensar que seria possível compensar a destruição de tais habitats ao tornar cidades mais verdes. Afinal, espécies que dependem de diversidade enfrentam maiores riscos.

Seja como for, com tal aviso em mente, é essencial manter a importância de garantir que as cidades sigam acolhedoras para a vida selvagem. As rotas de migração trazem as aves para perto de muitas cidades, e as luzes brilhantes as convidam. O planejamento urbano deve levar isso em consideração. “Deveríamos planejar para todos em conjunto – para que seja bom para as pessoas, bom para o planeta e bom para a vida selvagem”.

Continua após a publicidade

Se você gostou dessa matéria, aproveite para conferir Tipos de bicos encontrados em aves e quais suas funções

Próxima página »

Escolhidas para você