Curiosidades

Por que a semana tem sete dias?

Você já deve ter se perguntado por que a semana tem sete dias. Há diversas expliações e simbologias em torno da resposta.

De fato, você já deve ter se perguntado por que a semana tem sete dias, não é mesmo? Apesar de ser uma tradição já adotada em todo mundo, nem sempre foi assim. Contudo, há várias possíveis explicações para o fato de que os dias da semana são sete. Inclusive, vários significados por trás do número sete.

Em primeiro lugar, é preciso saber que a contagem do tempo já acontece há muitos séculos. Além disso, ao longo da história, diversos povo criaram modo diferentes de contabilizar a passagem dos dias. Sendo assim, os primeiros calendários estavam relacionados aos fenômenos astronômicos, como a Lua Nova, de forma que o número de dias em cada um variava.

Assim, muitas culturas atribuíam aos dias o nome de deuses ou planetas. Contudo, não era bem assim na religião hebraica. Por isso, no primeiro milênio a.C. os judeus introduziram o novo sistema. Sendo assim, eles decretaram que o Sabbat seria cada sétimo dia, independentemente da posição dos planetas.

Como você deve imaginar, o Sabbat deu origem ao sábado. Por isso, se temos semanas de sete dias, os hebraicos certamente tem influência nisso.

Continua após a publicidade

Afinal, por que a semana tem sete dias?

Há diversas teorias que tentam explicar o motivo de por que a semana tem sete dias. Uma das hipóteses, por exemplo, conta que foram os povos da Mesopotâmia que definiram a quantidade de dias. De acordo com a História, os povos dessa região resolveram homenagear sete componentes do Sistema Solar que eram conhecidos até então: a Lua, o Sol e os planetas Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno.

Por outro lado, há quem diga que o número sete foi escolhido, pois esse seria o tempo mais próximo da alternância entre as fases da lua. Já para muitos cristãos, a teoria aceita conta que Deus criou o dia em seis dias e descansou no último, totalizando sete.

No entanto, o único consenso é que diversas sociedades diferentes chegaram ao número de sete dias de maneira independente. Além disso, alguns povos adotaram medidas diferentes. A França, por exemplo, adotou o chamado Calendário Revolucionário Francês, no qual cada mês possuía três semanas de dez dias.

Além disso, em 19233, a Rússia criou seu próprio calendário. Sendo assim, os russos passaram a utilizar o Calendário Soviético Eterno. Nele, as semanas possuíam cinco dias e após alguns anos, seis. Mas, esse modelo durou apenas até 1940.

Continua após a publicidade

A simbologia do número sete

Além das explicações acima sobre os sete dias da semana, há diversas simbologias ao redor do número sete, que estão relacionadas ao fato da semana ter sete dias. Sendo assim, este já era um número místico quando os judeus declaram que Deus levou seis dias para fazer o mundo e no sétimo descansou.

Por outro lado, os egípcios acreditavam que o número sete era importante por outra razão. Isso porque, é a quantidade de orifícios da cabeça humana ouvidos, olhos, nariz e boca. De acordo com historiadores, o sete é o que tem mais simbolismo cultural, místico e religioso.

Contudo, alguns psicólogos afirmam que seis seria a quantidade de dias seria que uma pessoa pode trabalhar sem descansar. Sendo assim, o sétimo dia seria dedicado ao descanso.

Gostou dessa matéria sobre o por que a semana tem sete dias? Então leia também: Como estudar em casa – Dicas e técnicas para otimizar o estudo em casa

Continua após a publicidade

Fonte: BBC, Brasil Escola, Estudo Prático

Próxima página »

Escolhidas para você