Saúde

10 dicas sobre como parar de roncar e porque elas funcionam

As dicas para aprender como parar de roncar envolvem postura e melhoria do fluxo respiratório durante as horas de sono, evitando o hábito.

Para aprender como parar de roncar precisa-se entender melhor esse fenômeno do sono. Em resumo, roncar envolve uma obstrução parcial das vias respiratórias superiores durante o sono. Desse modo, pode  acontecer de forma natural, mas também por conta de problemas respiratórios.

Sobretudo, acontece naturalmente quando há contato das paredes musculares da faringe. Como consequência, há diinuição do seu tónus em decorrência do repouso. Ademais, ocorre ainda uma perda da elasticidade com o decorrer da idade. Apesar disso, pessoas com desvio de septo, rinite, sinutise ou alergias também sofrem com esse problema.

Sendo assim, para aprender como parar de roncar precisa-se entender melhor o quadro que origina esse hábito. No geral, pessoas com massa gordurosa no pescoço, queixo duplo ou problemas nos ossos da face apresentam o roncar como hábito. Mais ainda, pode simbolizar o começo de um problema mais grave, a apneia do sono.

Basicamente, esse distúrbio do sono envolve episódios repetitivos de pausas na respiração. Ou seja, há interrupção no fluxo de oxigênio durante o sono, causando dessaturação e afetando diretamente a saúde do sono. Além disso, provoca problemas respiratórios porque enfraquece o sistema correlacionado. Por fim, aprenda como parar de roncar

Continua após a publicidade

Como parar de roncar?

1) Durma com a cabeça mais alta

Fotografia pessoas dormindo

Em resumo, elevar a cabeceira da cama ou os travesseiros em um ajuste de dez centímetros permite que as vias respiratórias trabalhem melhor. Sobretudo, permite que elas fiquem abertas por mais tempo, o que facilita a passagem do ar. Como consequência, há diminuição do ronco.

2) Utilize travesseiros especializados para evitar roncar

Fotografia pessoas dormindo

Curiosamente, existem travesseiros anti-roncos que estimulam o relaxamento dos músculos do pescoço e também da garganta. Sendo assim, o fluxo de ar fica melhor e a pessoa ronca menos. No geral, esse produto existe em lojas especializadas em itens ortopédicos.

Continua após a publicidade

3) Não durma de costas para evitar roncar

Fotografia pessoas dormindo

Sobretudo, quando se dorme de costas ou de bruços, o fluxo de ar sofre uma interrupção. Em resumo, isso acontece porque a língua e move para o fundo de garganta, bloqueando o fluxo respiratório e causando o ronco.

Portanto, opte por dormir de lado sempre que possível. Desse modo, o pescoço fica reto e há melhor fluxo de ar pelas vias respiratórias. Como consequência, fica mais fácil parar de roncar.

4) Utilize faixas para não roncar

Fotografia pessoas dormindo

Continua após a publicidade

Em resumo, uma faixa anti-ronco, ou queixeira, consiste num mecanismo para manter a boca fechada. Desse modo, evita-se o relaxamento da mandíbula e pressão sobre as vias aéreas. Portanto, o ar passa melhor pelas vias aéreas e fica mais fácil parar de roncar.

5) Use clipes anti-ronco

Como parar de roncar: dicas práticas e técnicas

Também ortopédicos, esses dilatadores nasais ficam na parte externa do nariz, mais especificamente na ponte. Desse modo, o clip consegue aumentar o espaço para a passagem do ar. Sendo assim, a respiração flui melhor e evita-se roncar porque o fluxo de ar está mais equilibrado.

6) Utilize adesivos nasais para parar de roncar

Como parar de roncar: dicas práticas e técnicas

Continua após a publicidade

No geral, os adesivos nasais ou faixas nasais são os itens mais populares para quem quer parar de roncar. Em resumo, consiste numa fita adesiva aplicada na parte superior do nariz. Sendo assim, a passagem do ar fica mais fácil e há diminuição do ronco por decorrência desse processos.

7) Utilize sprays nasais

Como parar de roncar: dicas práticas e técnicas

No geral, eles hidratam e lubricam as vias respiratórias, principalmente a boca e a garganta. Portanto, há redução da vibração das vias aéreas, facilitando a respiração e ajudando a parar de roncar como consequência. Ademais, esses produtos também surgem para tratar congestão nasal durante gripes.

8) Consuma chás naturais

Como parar de roncar: dicas práticas e técnicas

Continua após a publicidade

Apesar da maioria das pessoas acreditarem que remédios para dormir ajudam a parar de roncar, há um grande risco de dependência. Ademais, o relaxamento excessivo da garganta causa aumento do ronco, e não redução. Portanto, o mais recomendado é consumir chás naturais que causam relaxamento moderado do corpo.

9) Faça exercícios para parar de roncar

Como parar de roncar: dicas práticas e técnicas

Curiosamente, existem exercícios que fortalecem a musculatura das vias aéreas, diminuindo a intensidade dos roncos. Sobretudo, devem ser feitos antes de dormir e após acordar, com a boca fechada. Acima de tudo, trabalham o movimento da língua e músculos da garganta.

Em primeiro lugar, empurre a língua contra o céu da boca e movimente-a para frente, e para trás. Logo em seguida, abaixe a parte de trás da língua para contrair a garganta. Por fim, eleve a língua ao céu da boca e repita sons constantes para contrair o músculo.

Continua após a publicidade

10) Pratique exercícios físico

Como parar de roncar: dicas práticas e técnicas

No geral, uma rotina balanceada com exercícios físicos ajuda a combater os sintomas da apneia do sono por desenvolver a respiração. Além disso, elimina o excedente do peso que afeta diretamente o sono, aprimorando o padrão do sono.

E aí, aprendeu como parar de roncar? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você