Por que os atletas mordem as medalhas no pódio?

Você já se perguntou o porquê de atletas morderem medalhas? Clique e saiba mais sobre esse gesto e quando começou a ser realizado.

É muito comum, durante as Olímpiadas, ver que atletas mordem medalhas quando estão no pódio. No entanto, você deve estar se perguntando: por que isso acontece? Essa prática tem origens históricas que fazem parte de tradições antigas.

Em tempos antigos, como na Grécia e Roma, o ouro era uma moeda de valor, e morder era um teste para garantir que o objeto era realmente feito desse metal precioso e não de uma imitação ou metal inferior. Nos dias atuais, o gesto de morder uma medalha tornou-se um símbolo de celebração e conquista.

E aí, vamos saber um pouco mais sobre essa comemoração? Continue com a gente!

Por que os atletas mordem as medalhas?

Essa, com certeza, é uma daquelas comemorações icônicas que fazem parte dos jogos olímpicos. Tudo começou lá nos tempos antigos, quando os medalhões eram feitos de metais preciosos, como ouro e prata. Dessa maneira, morder a medalha era uma forma de testar a sua qualidade.

Além disso, o ato de morder representa um momento de triunfo e alegria, o qual simboliza essencialmente o esforço e a dedicação que levou o atleta a conquistar aquele prêmio. Logo, é uma maneira de expressar a alegria e a realização de um sonho. Deu pra notar isso durante os jogos, né?

Diante disso, aquilo que começou como um gesto despretensioso, para testar a qualidade das medalhas, na verdade, se tornou uma tradição. Logo, não tem como estar no pódio e “não morder” essa grande conquista, não é?

Quando e como surgiu essa tradição?

Tudo começou antigamente, quando mineradores mordiam metais preciosos para verificar suas descobertas. Portanto, este gesto, que se popularizou ao longo do tempo, simboliza a celebração da conquista e a validação do prêmio recebido.

Embora as medalhas modernas sejam feitas de ligas metálicas e não de ouro puro, o ato de morder ainda representa um rito de passagem muito importante que marca a vitória e a superação de desafios enfrentados pelos atletas na preparação e também nos jogos olímpicos.

Além do significado simbólico que a gente viu, morder a medalha se tornou um elemento visual marcante nas cerimônias de premiação. Essa imagem reforça, e muito, a grande emoção do momento. Concorda?

A tradição, portanto, não é apenas uma celebração dos competidores, mas um ritual que perpassa o tempo com a história do esporte e a cultura coletiva dos Jogos Olímpicos.

E aí, você sabia que os atletas mordem as medalhas por esse motivo? Conta pra gente! Aproveite e leia também: Olimpíadas: 25 fatos e curiosidades sobre os Jogos Olímpicos

Outras postagens