Curiosidades

Acorda muito durante a noite? Confira qual a posição certa para dormir melhor

Além das posições de sono, é preciso prestar muita atenção às seleções de colchão e travesseiro para uma noite de sono confortável.

Quando você se deita para dormir, deve ficar na posição que achar confortável, porque o conforto promove o sono. Ergonomicamente falando, porém, é bom mudar as coisas, ou seja, a longo prazo, deitar da mesma maneira todas as noites pode levar a dores.

De fato, pesquisas mostram que quase todo mundo tem uma abordagem diferente quando se trata de sua posição preferida para dormir. Aliás, uma quantidade significativa de pesquisas e opiniões de especialistas sugerem que, para a maioria das pessoas, dormir de costas pode ser a melhor posição para dormir. No entanto, ao mesmo tempo, descansar em qualquer um dos lados também pode ser uma boa posição para adormecer.

Se você não tem certeza sobre qual pode ser a posição ideal para dormir, você está no lugar certo. É importante lembrar que, assim como o próprio sono, não existe uma posição de dormir “perfeita” para todos. Então, veja neste artigo qual é a posição certa para dormir.

Qual a posição certa para dormir melhor?

Apesar do debate entre o lado direito e esquerdo, pesquisas sugerem que dormir de barriga para cima pode ser a melhor posição para dormir para algumas pessoas.

Continua após a publicidade

De acordo com especialistas, esta é uma opção ideal para quem deseja uma boa posição de dormir para o controle da dor. Além disso, esta postura permite que seu corpo descanse em uma posição neutra, mantendo a cabeça posicionada acima do peito, ambos ótimos para minimizar dores e sintomas de azia.

Ademais, dormir de barriga para cima dá à cabeça, pescoço e coluna um descanso adequado durante a noite. E quando você dorme de frente para o teto, pode diminuir a probabilidade de sofrer refluxo ácido noturno, o que pode causar danos a longo prazo ao esôfago.

Continua após a publicidade

No entanto, é importante notar que, se você sofre de apnéia do sono posicional, os especialistas recomendam evitar a posição de dormir de costas; neste caso, dormir de lado geralmente serve como uma boa posição para dormir. No entanto, lembre-se de sempre falar com seu médico se suspeitar que pode ter algum distúrbio do sono.

3 dicas para dormir melhor

Além da posição correta, seu colchão e travesseiro terão um grande impacto se você conseguir obter todos os benefícios de dormir de barriga para cima. Com efeito, as pessoas que dormem dessa forma devem manter as seguintes dicas em mente.

Continua após a publicidade

1. Considere um colchão de firmeza média

Em geral, as pessoas que dormem de costas preferem camas médias porque fornecem suporte para a coluna combinado com um toque de alívio de pressão.

Um colchão muito macio pode não oferecer suporte suficiente para manter os quadris e a coluna alinhados, enquanto um colchão muito firme pode criar pontos de pressão ao redor dos ombros ou quadris.

2. Certifique-se de que a camada de conforto não seja muito grossa

Em geral, as camadas de conforto nas camas são projetadas para que os dorminhocos afundem nelas. Mas é importante que as pessoas que dormem de barriga para cima(em particular os quadris) não afundem muito no colchão, porque isso pode atrapalhar o alinhamento da coluna e criar pressão na região lombar.

3. Escolha o travesseiro certo

Por fim, opte por um travesseiro de espuma ou látex que tenha um pouco de conforto para que você apoie a curva natural do pescoço. Certifique-se de que o travesseiro esteja em uma altura que mantenha o pescoço alinhado com o resto da coluna.

Continua após a publicidade

Em geral, dormir de barriga para cima e de lado oferece muito mais benefícios do que dormir de bruços. Mas, em última análise, a melhor posição para dormir é aquela em que você consegue dormir profundamente.

Não importa sua posição de escolha, tomar medidas para apoiar sua coluna ajudará muito a manter a saúde da coluna a longo prazo. A postura noturna saudável também pode ajudá-lo a acordar sentindo-se revigorado e apoia o bem-estar geral.

Então, gostou de saber mais sobre a posição certa para dormir? Pois, leia também: Qualidade do sono – Como dormir melhor e otimizar as horas de descanso

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você