Ciência & Tecnologia

Equinócio – O que é, como, quando e por que ele ocorre?

Já falamos sobre o solstício, agora é a hora de falarmos sobre o equinócio. Ficou curioso? Vem conferir tudo sobre esse fenômeno astronômico

Solstício e equinócio, como você já deve saber, se tratam de fenômenos astronômicos. Ambos, aliás, falam sobre a posição do Sol em relação ao planeta. Inclusive, ambos marcam a passagem das estações do ano.

Sobre o solstício, como você já deve ter conferido por aqui, falamos em um post anterior. Portanto, hoje vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o equinócio.

Primeiramente, vale ressaltar que esse fenômeno ocorre em todos os planetas do Sistema Solar. No caso da Terra, ele ocorre quando o planeta está inclinado para um eixo específico. Isso faz com que que todas as áreas do planeta recebem a mesma quantidade de sol e de escuridão.

Bem, isso é só o início para você compreender mais ou menos o fenômeno. Ficou curioso? Então vem com a gente desvendar esse tal de equinócio.

Continua após a publicidade

O que é um Equinócio?

Já ouviu falar sobre o equinócio? Sabe o que significa? Confira agora

Primeiramente, o equinócio é um fenômeno astronômico. Seu nome é de origem latina e significa “noite igual” (“aequus” (igual) + “nox” (noite), “aequinoctiu”).

Continua após a publicidade

Basicamente, esse fenômeno ocorre durante dois dias do ano. Nesses dias específicos, o dia e a noite contam com a mesma duração. Ou seja, exatamente 12 horas de claridade e 12 horas de escuridão.

Além do mais, vale ressaltar que durante o fenômeno, o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul  recebem a mesma quantidade e intensidade de luz solar. Apesar de serem opostos, isso acontece porque eles ficam perpendicularmente iguais em relação à luminosidade do Sol durante essa determinada época do ano.

Continua após a publicidade

Quando ocorre?

Falando nisso, o equinócio ocorre sempre nos meses de março e setembro, dependendo do Hemisfério. Por causa disso, marca o início da primavera e do outono.

Já ouviu falar sobre o equinócio? Sabe o que significa? Confira agora

Basicamente, esse fenômeno se dá quando o sol incide com maior intensidade sobre as regiões que estão localizadas próximo à linha do Equador. Até porque, essa linha separa os dois lados, o iluminado e o escuro da Terra, os quais atravessam o Polo Sul e o Polo Norte do planeta.

Enfim, esse fenômeno pode variar de ano para ano, geralmente com seis horas de atraso entre cada equinócio. Até porque a translação completa da Terra leva 365 dias e algumas horas. Inclusive, é por conta disso que ele não possui uma posição fixa e se desloca um pouco todos os anos.

Continua após a publicidade

Equinócio de Primavera

Já ouviu falar sobre o equinócio? Sabe o que significa? Confira agora

A priori, o equinócio de primavera é também conhecido como Ponto Vernal. Ele consiste no momento em que o sol atravessa o Equador do Sul para Norte. Sobretudo, esse fenômeno pode ocorrer no Hemisfério Sul, onde se encontra o Brasil, nos dias 22 ou 23 de setembro.

Já no Hemisfério Norte, em Portugal, por exemplo; ele pode ocorrer nos dias 20 ou 21 de março. Vale ressaltar que enquanto o Hemisfério Norte estiver na primavera, o Hemisfério Sul estará no outono e assim por diante.

Além do mais, o equinócio de Primavera, ou melhor, o Ponto Vernal; ocorrerá no hemisfério que passa do Inverno para a Primavera. E já o equinócio de Outono, ou melhor o Ponto Libra; ocorrerá no hemisfério que transita do Verão para o Outono.

Continua após a publicidade

Equinócio de Outono

Já ouviu falar sobre o equinócio? Sabe o que significa? Confira agora

A priori, o equinócio de outono ou Ponto Libra marca o início do Outono. Ou seja, quando o sol atravessa o Equador do Norte em direção ao Sul.

Por exemplo, se no Hemisfério Sul, onde se localiza o Brasil, o equinócio de Outono ocorrer nos dias 20 ou 21 de março, nos países localizados ao norte da linha do Equador, no Hemisfério Norte, o equinócio de Outono ocorrerá nos dias 22 ou 23 de setembro.

Solstício X Equinócio

Já ouviu falar sobre o equinócio? Sabe o que significa? Confira agora

Continua após a publicidade

Primeiramente, vale destacar que ambos são fenômenos astronômicos que ocorrem duas vezes por ano. Além do mais, os dois também estão relacionados com a inclinação da Terra e a incidência solar que ela recebe durante tais estações do ano.

Sobretudo, vale destacar que enquanto o equinócio marca o início do outono e da primavera, o solstício marca o início do verão e do inverno. Basicamente, os equinócios de primavera e de outono, junto dos solstícios de inverno e de verão, anunciam a mudança das estações.

Portanto, os movimentos de rotação e a translação do Planeta determinam a distribuição da luz solar nos hemisférios (norte e sul).

Como por exemplo, no Hemisfério Sul da Terra, o equinócio da primavera indicará que o inverno acabou. E isso costuma acontecer próximo ao dia 22 de setembro. Já, o de outono, marca o fim do verão e costuma ocorrer perto do dia 21 de março.

Continua após a publicidade

E no Hemisfério Norte, as estações serão invertidas. Ou seja, enquanto o solstício de verão no Hemisfério Sul acontece durante o mês de dezembro, no Hemisfério Norte, acontece no mês de junho. Já o de Inverno, que ocorre em junho no Hemisfério Sul, é registrado em dezembro no Hemisfério Norte.

Curiosidades

Já ouviu falar sobre o equinócio? Sabe o que significa? Confira agora

  • A cada quatro anos, os equinócios se atrasam. Isso significa que, em alguns séculos, ele se adiantará um pouco.
  • Durante os equinócios, o sol nasce exatamente no leste e se põe  no oeste.
  • Nos equinócios de outono do Hemisfério Norte ocorrem os fenômenos da aurora boreal.
  • O equinócio da primavera está associado às festas de Páscoa na religião cristã.
  • As luzes do equinócio de outono provocam alterações biológicas nos seres vivos, como estímulos à hibernação, queda de folhas nas árvores e o amadurecimento de vários frutos e vegetais.
  • O fenômeno é celebrado em muitas culturas como o momento de equilíbrio entre as forças da luz e das trevas.

O que acharam desse fenômeno astronômico?

Confira mais matérias do Segredos do Mundo: Confira todos os eventos astronômicos de 2019

Continua após a publicidade

Fontes: Significados, Toda matéria, National Geographic

Imagens: National Geographic, Wiki wand, Terra, Hypescience, Totalidade, Unicórnio esotérico, Revista Zunai

Próxima página »

Escolhidas para você