Desde a popularização da IA (Inteligência Artificial), muitos profissionais têm realizado questionamentos sobre o seu lugar no mercado. No entanto, vale lembrar que existem muitas profissões que não podem ser substituídas pela IA, principalmente aquelas que envolvem o contato direto com o ser humano. Pelo menos, não agora.
Diante disso, você vai notar que essa tecnologia surge, muitas vezes, como um recurso, que pode acelerar projetos, dar sugestões de tratamento, mas que tem poucas chances de substituir um profissional humano.
E aí, vamos saber que profissões são essas? Boa leitura!
14 profissões que não podem ser substituídas por IA
1- Fonoáudiologos
A voz humana ainda prevalece quando a gente pensa em dificuldades que existem na fala. Embora a IA possa ajudar a analisar dados e fornecer sugestões para um possível tratamento, a capacidade de entender a linguagem humana, considerar padrões de comunicação e se adaptar às necessidades individuais de cada paciente é única e requer habilidade e empatia de um profissional treinado.
Afinal, a comunicação não ocorre apenas por meio de palavras, já que conta com a participação da entonação. Além de atuar em hospitais, consultórios, eles podem também ser de grande ajuda com quem trabalha com comunicação, a exemplo do teatro e jornalismo.
2- Administradores de hóteis
Os administradores de hotéis não podem ser substituídos por inteligência artificial porque a gestão de um hotel envolve uma complexidade e um nível de interação humana que é bem difícil de replicar com tecnologia. Concorda?
Embora a IA possa ajudar a automatizar tarefas repetitivas e oferecer insights para melhorar a gestão, a capacidade de entender as necessidades individuais dos hóspedes, gerenciar equipes e lidar com situações imprevisíveis é única e requer habilidade e empatia de um profissional realmente treinado. Portanto, esse tipo de tecnologia pode ser usada mais como um recurso, do que propriamente uma substituição.
3- Psicólogos
Os psicólogos fazem parte de um grupo que tem a interação humana como pilar da profissão. Por lidarem constantemente com as emoções humanas, dificilmente a inteligência artificial vai conseguir alcançar um patamar complexo de muita conversa e empatia diante dos problemas que são trazidos pelos pacientes.
4- Agentes sociais
Embora a gente tenha percebido algumas facilidades com o surgimento da IA, o contato humano prevalece, em quaisquer que sejam as situações, principalmente quando a gente pensa em algumas que possam ser mais delicadas, necessitando de um certo grau de empatia.
Para se ter uma noção, de acordo com um pesquisa feita pela Universidade de Oxford, 0,98% é a chance que essa profissão tem de desaparecer.
Portanto, o objetivo dessa profissão é criar vínculos, visitando famílias, por exemplo, para investigar possíveis situações que podem desencadear vulnerabilidade, ou ainda minimizar as que já existem.
5- Restaurador de antiguidades
Essa é uma outra profissão que não pode ser substituída pela IA. Restaurar objetos históricos danificados envolve uma compreensão profunda da história da arte, materiais e técnicas, além de criatividade e julgamento para tomar decisões sobre o melhor método de preservação.
6- Pintores
O trabalho do artista envolve a expressão do humano e as suas emoções, algo que essa tecnologia ainda não desenvolveu. Por mais que ferramentas de criação de imagens estejam cada vez melhores, as imagens geradas por Inteligência Artificial são desprovidas de significados mais profundos. Dessa forma, dificilmente uma máquina substituirá completamente a sensibilidade humana presente nessa profissão. Embora, é claro, os artistas já estejam perdendo espaço para a criação de imagens em larga escala.
7- Professores
Aqui, mais uma vez, a inteligência surge como uma auxílio. Isso porque um profissional da área da educação não tem apenas a função de ensinar o conteúdo propriamente dito, mas também de participar do desenvolvimento emocional e social de cada aluno. Sem falar que um professor trata das particularidades dentro da sala de aula, levando em consideração as necessidades dos seus alunos e oferecendo o melhor caminho.
8- Médicos
A gente já sabe que algumas cirurgias, hoje em dia, já são realizadas por robôs. No entanto, o médico trabalha com o ser humano diretamente, e muitas vezes precisará ser suporte, oferecer diagnósticos e pensar no melhor tratamento para cada um de seus pacientes. Ou seja, a IA, aqui, funciona mais como um recurso, e não como uma substituição do profissional.
9- Pesquisadores
Somente a mente humana é capaz de refletir, trabalhar em novas hipóteses e trazer soluções. Mais uma vez, a IA surge como um acessório, que pode acelerar o processo de uma pesquisa. A curiosidade é uma característica essencialmente humana.
10- Profissionais do Direito
A persuasão é um ponto forte dessa profissão, algo ainda não dominado pela IA. Muitas vezes, advogados, juízes precisarão interpretar leis que sozinha não dizem nada e fazer uma adaptação a um caso real. O ponto aqui, na verdade, é mais uma vez a ideia de recurso para analisar dados, por exemplo, mas substituir esse profissional: não! Certo?
11- Gestores de crises
Esses profissionais trabalham diretamente com a análise complexa dos fatores que geram as instabilidades, e também nas respostas mais adequadas para se chegar há uma solução. Ou seja: um patamar que essa tecnologia ainda não atingiu.
12- Profissionais que lidam com gestão estratégicas
Indo no mesmo caminho do profissional de gestão de crise, a gestão estratégica também necessita, amplamente, de um profissional capacitado para tomar decisões sobre os melhores projetos. Aqui, as decisões precisam ter tomado com rapidez, e levando em consideração todo o cenário em jogo.
13- Trabalhadores manuais
Continuando a nossa lista sobre as profissões que não podem ser substituídas por IA, existem aquelas que envolvem o trabalho manual. Um eletricista, por exemplo, lida com diversas situações imprevisíveis, as quais uma máquina dificilmente conseguirá lidar. O profissional precisará tomar a melhor decisão para resolver o problema.
14- Trabalhos que exigem criatividade
A IA tem oferecido uma resposta satisfatória quando se trata de gerar imagens, seja para quaisquer que seja a sua finalidade. No entanto, a criatividade genuína, base de um trabalho de marketing, por exemplo, não será algo fácil de substituir, prevalecendo, então, a participação humana na elaboração de estratégias.
Agora que você já sabe quais profissões que não podem ser substituídas por IA, aproveite e leia também: Como escolher uma profissão – 10 dicas para ajudar na escolha
- Fontes: Guia do Estudante, Unisa, Forbes