Ciência & Tecnologia

Qual é a maior estrela do universo?

A maior estrela do universo fica a 5 mil anos-luz de distância da Terra e seu diâmetro é 1.800 a 2.100 vezes maior que o do Sol.

Olhar para o céu é uma das experiências mais transcendentais que o ser humano pode passar. Quando longe das luzes da cidade, é possível ver toda a magnitude do universo visível e contemplar a dança das estrelas. Além de se encantar com tanta beleza, é possível fazer uma viagem interna – olhando para si – e externa – se indagando sobre o universo.

Mas, das vezes que você olhou para o céu noturno, quais perguntas surgiram na sua mente? Aposto que se perguntou de onde veio, aonde está e para onde vai. mas, você já se perguntou qual é a maior estrela do universo?

Esse questionamento ocorre principalmente de dia, quando estamos em contato com a estrela mor da nossa galáxia: o sol. Mas acredite, o que mais existe no universo são estrelas maiores que o sol.

Maior estrela do universo

Qual é a maior estrela já encontrada em todo universo?

Continua após a publicidade

A VY Canis Majoris, ou também conhecida como VY Cma, fica a cinco mil anos-luz de distância da terra e é a maior estrela do universo. Claro que, para ser justo, é a maior estrela do universo que nós conhecemos até o momento.

Para você ter noção do tamanho dessa estrela, ela possui 2,9 bilhões de quilômetros de diâmetro, porte 1 800 a 2 100 vezes maior que o do Sol. O diâmetro dessa super estrela é o equivalente a nove vezes a distância entre o sol e a terra.

Continua após a publicidade

Ela está na nossa Via Láctea, em uma constelação chamada Cão Maior. Você deve estar se perguntando: se ela é tão grande, por que não conseguimos vê-la aqui da terra? O motivo é que ela está morrendo, e despejando a sua massa em uma nebulosa.

VV Cephei

Qual é a maior estrela já encontrada em todo universo?

Continua após a publicidade

A segunda posição vai para a VV Cephei. A VV Cephei é um sistema binário localizado na constelação de Cefeu, composto pelas estrelas VV Cephei A e uma companheira de cor azul denominada VV Cephei B.

O sistema esta localizado aproximadamente a 8359 anos-luz do sistema solar.

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa aqui: O que é Cientologia? Conheça a religião das estrelas de Hollywood

Fonte: Superinteressante

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você