Curiosidades

Qual o primeiro dia da semana?

Para aprender de vez qual é o primeiro dia da semana precisa-se entender as diferentes perspectivas sobre o domingo e a segunda-feira.

Em primeiro lugar, a dúvida sobre qual é o primeiro dia da semana permeia a vida de muitas pessoas, até porque existem respostas diversas. Nesse sentido, existe uma importante diferença entre dia da semana e dia útil. Portanto, diz-se que o primeiro dia da semana é domingo, mas o primeiro dia útil é a segunda-feira.

Basicamente, um dia útil consiste, pela própria definição, em qualquer dia que não seja domingo ou feriado. Apesar disso, existem empresas que consideram o sábado como dia útil. Porém, somente quando refere-se ao dia do pagamento, ou seja, se o sábado for o quinto dia útil do mês, então conta-se este para a realização do pagamento.

Em resumo, essa questão do quinto dia útil do mês para o pagamento é tanto uma convenção quanto uma prescrição garantida por lei. Sendo assim, para outras áreas, dias úteis são aqueles apenas de segunda a sexta-feira. Apesar disso, a determinação dos dias da semana parte de uma padronização estabelecida em 2004 pela Organização Internacional de Padronização.

Sobretudo, determinaram que a segunda-feira seria o primeiro dia da semana. Como consequência, domingo seria o último. Porém, em países, como no próprio Brasil, há ainda um acordo social de domingo ser o primeiro dia da semana. No geral, essa convenção acontece em decorrência do domingo ser um dia de descanso, sagrado e o mais importante da semana em algumas religiões.

Continua após a publicidade

Qual é o primeiro dia da semana? Controvérsias e justificativas

Em contrapartida, alguns afirmam que o domingo, justamente por ser um dia sagrado, deve ser visto como o último. Ou seja, o momento de repouso para começar a semana que se inicia na segunda-feira. Acima de tudo, a base para o sábado ou o domingo como dias de descanso residem na Bíblia Sagrada do Cristianismo.

Sobretudo, no livro Êxodo há uma passagem sobre o dia de sábado para santificar, como um dia do Senhor onde não se deve trabalhar. Em resumo, consiste em um momento para repouso, observação e descanso. Entretanto, posteriormente estabeleceu-se que domingo é o primeiro dia da semana na Antiguidade, porque foi quando Jesus ressuscitou.

Continua após a publicidade

Desse modo, o evento sagrado superaria a importância do sábado judaico. Mais ainda, no livro dos Atos do Apóstolos há relatos da prática do domingo como primeiro dia da semana. Em especial, seria um dia para repartir o pão com seus semelhantes e descansar “até meia-noite”, como forma de explicar que a vida começa novamente após o repouso.

Sendo assim, diversas correntes cristãs, como o catolicismo, reservam o domingo para almoços em família e ir à igreja. Porém, não há um consenso definitivo, de modo que religiões como o adventismo preserve o sábado como dia sagrado. Curiosamente, essas divergências acontecem no mundo inteiro.

Continua após a publicidade

Em outras palavras, países anglo-saxônicos e cristãos, como a Inglaterra e Estados Unidos que tem um passado colonial, verifica-se o domingo como primeiro dia da semana. Por outro lado, países europeus e igualmente cristões, como França e Espanha, determinam a segunda-feira como primeiro dia por questões comerciais.

Por que o domingo não se chama primeira-feira?

A princípio, os nomes dos dias da semana têm forte influência do cristianismo e do judaísmo. Nesse sentido, houve uma época no calendário romano em que a semana teve oito dias. Desse modo, o Latim comum era o idioma do Império Romano, e os dias da semana tinham nomeação em homenagem aos deuses pagãos, ou astros, que eles cultuavam.

Ou seja, dizia-se Solis dies, que significa dia do Sol, para referir-se ao domingo e Lunae dies, que significa dia da Lua, para a segunda-feira. Posteriormente, surgiu a tradição católica com a Semana Santa, onde outros nomes surgiram porque não utilizavam mais os termos pagãos em uma época sagrada ao Cristianismo.

Como consequência, surgiu o Latim litúrgico que trouxe o feira dos dias da semana. Basicamente feria em latim significa dia de descanso. No geral, associa-se a nomeação dos dias da Semana Santa a Martinho de Dume bispo da cidade de Braga, em Portugal, no quinto século depois de Cristo.

Continua após a publicidade

Sendo assim, prima feria passou a designar o domingo e secunda feria a segunda-feira. Em outras palavras, a expressão primeira-feria em latim existiu para designar o domingo, mas também chamava-se esse dia de Dominus Dei ou dia do Senhor em homenagem à ressureição de Cristo. Por fim, é desse termo que designa o nome domingo, bem diferente dos outros nomes da semana.

E aí, aprendeu qual é o primeiro dia da semana? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Próxima página »

Escolhidas para você