Muito se ouve dizer sobre hipertensão e os problemas que ela pode trazer à saúde. Mas, afinal de contas, você sabe quando a pressão é considerada alta? Se você medisse a sua pressão arterial nesse momento, saberia interpretar os números do medidor?
Como a maioria das pessoas costuma responder “não” para as duas perguntas, resolvemos fazer essa matéria para que as dúvidas desapareçam de vez. Afinal de contas, a pressão alta e a pressão baixa são verdadeiros perigos para a saúde.
Para quê medir a pressão?
Antes de irmos aos números, no entanto, é preciso saber que a hipertensão é considerada pelos médicos como uma encrenca sorrateira e suas consequências podem ser muito graves.
Logo, a possibilidade de medir a pressão foi uma forma simples que a medicina encontrou de verificar como anda a saúde das artérias.
Quando a pressão é considerada alta?
Sobre os índices que vemos no visor dos medidores, a pressão é considerada alta quando ultrapassa o índice dos 14 por 9 no aparelho de medição. Ou, como os médicos preferem, os 140 por 90 milímetros de mercúrio (mmHg).
Por outro lado, a pressão é considerada boa quando está na faixa de 12 por 8. Abaixo disso, é considerada baixa e é igualmente perigosa.
Regras e exceções
A exceção são as pessoas acima de 60 anos. Nesse caso, estudos recentes apontam que o limite para elas seria de 15 por 9.
No entanto, como a pressão alta não é o único fator que pode sabotar a saúde do seu coração, o ideal é que as metas da pressão arterial sejam individuais, traçadas por um médico que conheça o paciente e que leve em consideração o histórico familiar e outros fatores de risco.
Apesar disso, os registros médicos apontam é que pessoas com pressão superior a 14 por 9, em qualquer idade; têm mais chances de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).
Qual foi a última vez que você mediu a pressão?
Mas, mesmo que aparentemente você não sofra com hipertensão, a recomendação médica é para que não se desligue da pressão arterial. Isso porque a escalada da pressão alta raramente costuma dar sinais e, assim, quando se descobre o problema é possível que já se tenha danos no coração, nos rins, nos olhos e assim por diante.
Portanto, checar a pressão pelo menos uma vez por ano é a forma mais segura de estar por dentro de sua saúde arterial, mesmo que seu índices não denunciem pressão elevada.
Segundo os médios, quando a hipertensão é flagrada cedo, é possível controla-la e evitar consequências mais graves, associando a mudança no estilo de vida com medicamento.
E aí, você sabe se sua pressão é considerada alta, baixa ou boa? Há quanto tempo você a mediu?
Agora, falando em problemas relacionados à hipertensão, você precisa conferir também: O que as pessoas sentem quando estão infartando?
Fonte: Saúde
5 comentários em “Quando a pressão é considerada alta? Entenda o que os médicos dizem”