Você lembra e sabe quem foi Garrincha? Certamente, você já deve ter ouvido algo sobre ele no mundo do futebol, mas seu verdadeiro nome é Manuel Francisco dos Santos. Ele nasceu em Pau Grande, distrito de Magé, no Rio de Janeiro, no dia 28 de outubro de 1933.
Garrincha nasceu com a coluna vertebral deformada e uma perna direita seis centímetros mais longa que a esquerda. Desse modo, seu futuro como jogador de futebol profissional parecia bastante sombrio desde o início.
Além dos problemas físicos, ele também era muito pequeno para sua idade; isso fez com que sua irmã passasse a chamá-lo de “Garrincha”, termo que significa carriça (ave pequena).
Carreira profissional de Garrincha
Quando os médicos disseram que ele não estava apto para jogar futebol, Garrincha decidiu provar o contrário. Com efeito, aos 19 anos, ele ingressou em um treino do Botafogo; lá, mostrou seu extraordinário talento ao driblar Nílton Santos, respeitado integrante da Seleção Brasileira.
Ao perceber rapidamente que jamais gostaria de enfrentar o jovem como adversário, o Santos pediu aos dirigentes do clube que contratassem Garrincha, e eles assim o fizeram.
Garrincha iniciou a carreira profissional ao marcar três gols contra o Bonsucesso em seu primeiro jogo pelo clube. Então, nos cinco anos seguintes no Botafogo, despontou como um dos maiores ponta-direita que o mundo já viu.
Seu estilo de jogo habilidoso e ligeiramente arrogante e um repertório aparentemente interminável de dribles e fintas rapidamente o tornaram um favorito dos fãs onde quer que fosse. Como resultado, em 1957, levou o Botafogo ao primeiro título do Campeonato Carioca em nove anos.
Ingresso na seleção brasileira
Com suas exibições sensacionais no Botafogo, ninguém se surpreendeu quando Garrincha foi convocado para a seleção nacional da Copa de 1958. Aquela seleção do Brasil ficou especialmente famosa por suas proezas ofensivas, com Garrincha, Didi, Vavá Mário Zagallo e Pelé com apenas 17 anos.
Depois de ficar de fora nos dois primeiros jogos, Garrincha estreou contra a formidável União Soviética. Em suma, ele levou apenas três minutos para desorganizar o adversário, driblando dois zagueiros e acertando a trave.
O Brasil acabou vencendo o jogo por 2 a 0, com o desempenho impressionante de Garrincha garantindo que ele participasse em todos os jogos a partir daí.
Além disso, depois de marcar os dois primeiros gols de sua equipe na final contra a Suécia – que o Brasil venceu de forma dominante por 5 a 2 – Garrincha foi eleito para a Seleção das Estrelas da Copa do Mundo.
Depois de liderar o Botafogo a mais dois títulos do Campeonato Carioca em 1961 e 1962, Garrincha foi mais uma vez convocado para a seleção nacional para a Copa do Mundo de 1962 no Chile.
Brasil x Chile
O Brasil chegou ao Chile como campeão e um óbvio favorito ao título; no entanto, suas chances ficaram piores depois que Pelé sofreu uma lesão na segunda partida da fase de grupos. Isso colocou ainda mais pressão sobre Garrincha como foco do ataque do time, e as pessoas começaram a se perguntar se ele era capaz de liderar o time sozinho.
Com dois gols contra a Inglaterra nas quartas-de-final e mais dois gols contra o Chile nas semifinais, Garrincha jogou o melhor futebol de sua carreira, deslumbrando tanto a torcida da casa quanto a da televisão.
Além disso, no dia seguinte à derrota, o jornal chileno El Mercurio perguntou a seus leitores: “De que planeta é Garrincha?” O Brasil acabou derrotando a Tchecoslováquia na final por 3-1, com Garrincha ganhando a Bola de Ouro como o melhor jogador do torneio.
Clubes de Garrincha
Bem, Garrincha não jogou apenas na Seleção Brasileira, ele também jogou em muitas seleções brasileiras famosas! O primeiro foi o Botafogo (1953-1965), depois foi para o time paulista Corinthians (de São Paulo, em 1966), em que jogou por apenas um ano.
Posteriormente, foi para a Colômbia jogar no Atlético Junior (1968). Também por um ano (1968-1969) jogou no Flamengo, um dos mais famosos do Brasil e marcou quatro gols.
No Sul do Brasil, Garrincha jogou em dois times, primeiro no Esporte Clube Nova Hamburgo, e depois no Clube Rio-Grandense, no ano de 1969. Aliás, seu último time foi o Olaria, onde jogou em 1972.
A vida de Garrincha fora dos gramados
Fora de campo, ele havia iniciado um caso de amor escandaloso com a cantora brasileira Elza Soares. Contudo, o relacionamento com a famosa e o gosto do jogador de futebol pela vida de celebridade o tornaram um pouco menos popular entre os torcedores. Além disso, ele teve 13 filhos, frutos de vários relacionamentos.
A Copa do Mundo de 1966 foi uma história diferente da glória de quatro anos antes, com o Brasil sendo uma sombra de si mesmo e sendo eliminado na fase de grupos. Ademais, Garrincha disputou os dois primeiros jogos e marcou na vitória por 2 a 0 sobre a Bulgária.
Portanto, depois de sua última partida internacional, ficou claro que o Brasil nunca havia perdido um jogo em campo com Garrincha e Pelé.
Depois de 688 jogos e 276 gols pelo Botafogo, Garrincha deixou o clube em 1966. Por fim, ele passou o resto da carreira passando por diversos clubes de sua terra natal antes de se aposentar em 1972.
Morte de Garrincha
Infelizmente, Garrincha morreu aos 49 anos, muito jovem, no Rio de Janeiro devido às consequências de problemas com a bebida. Tendo morrido prematuramente e com pouco dinheiro, o famoso cantor brasileiro e fã do “anjo de pernas tortas”, Agnaldo Timóteo pagou seu funeral. Uma derrota precoce para o futebol brasileiro e sua torcida e o fim de uma das maiores lendas do futebol.
Milhões de pessoas foram às ruas para seu cortejo fúnebre, em uma fila que ia do Maracanã até o seu túmulo em Pau Grande. Aliás, seu epitáfio diz: “Aqui repousa em paz aquele que era a alegria do povo – Mané Garrincha”.
Homenagens
O jogador de futebol deixa um grande legado para os amantes do futebol, até para os jovens e crianças que nem assistiram aos jogos. em 1974 foi inaugurado o Estádio Mané Garrincha, reformado entre 2010-2013 para a Copa do Mundo de 2014. Aliás, hoje é o segundo maior estádio do Brasil, atrás apenas do Maracanã.
Então, agora que você sabe quem foi Garrincha, leia também: Imagem profissional, o que é? Importância e como fazerF
Fontes: Uol, Terceiro Tempo, E-biografia
Fotos: Goal