História

Quem inventou a televisão? E quando aconteceu a primeira transmissão

Você sabe quem inventou a televisão? A história da criação desse aparelho revolucionário mudou a história da comunicação social.

Poucas invenções causaram tanto impacto na sociedade contemporânea como o televisor, mais conhecido como televisão. No entanto, apesar das controvérsias em relação à quem inventou a televisão, sabe-se com certeza que ela foi inventada na década de 20. Em suma, a descoberta da televisão foi resultado de uma série de descobertas sucessivas. Cujo objetivo, era transmitir imagem e som a longas distâncias.

Basicamente, o televisor funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão. Dessa forma, as câmeras e microfones do aparelho captam as informações visuais e sonoras. Logo em seguida, são convertidas de forma a poder ser difundidas por meio eletromagnético ou elétrico. Por fim, o televisor capta as ondas eletromagnéticas. E, através de seus componentes internos, converte toda informação novamente em imagem e som.

Enfim, o sucesso de sua criação foi tão grande, que por muitas décadas, a televisão foi o principal meio de comunicação social. Contudo, aquele que é conhecido como o pai da grande invenção é o norte-americano Philo Farnsworth (1906-1971).

Quem inventou a televisão

O norte-americano Philo Farnsworth (1906-1971), nascido em Utah, foi um inventor precoce, que já durante a adolescência pesquisava incessantemente e tinha o sonho de criar um aparelho de televisão. Ademais, ele morou em uma casa sem eletricidade até os 14 anos. Então, ainda no ensino médio, ele criou seu primeiro protótipo, em 1922. 

Dessa forma, o protótipo era capaz de capturar imagens em movimento de uma forma que poderia ser codificada em ondas de rádio.  E assim, transformada de volta em uma imagem em uma tela. Devido ao fato de ser prodígio, entrou como aluno especial na Brigham Young University. No entanto, em 1924, Philo precisou abandonar a faculdade para ajudar a sustentar a família. Pois, se pai havia morrido. 

Então, Philo passou a dividir sua atenção entre a criação do tão sonhado aparelho e a necessidade de sustentar sua família. Onde conseguiu fazer sua primeira transmissão eletrônica de televisão com sucesso, apenas no dia 7 de setembro  de 1927, em San Francisco. Então, no mesmo ano, Philo registrou a patente de sua invenção.

Ademais, em 1928, o jovem inventor aprimorou seu invento. E, para conseguir patrocinadores, fez uma apresentação para a imprensa. Enfim, Philo Farnsworth conseguiu algumas ofertas para vender sua tecnologia. Por exemplo, Vladimir Zworykin, lhe ofereceu 100 mil dólares pela patente.

Quem inventou a televisão: Farnsworth Television

No entanto, Philo recusou a oferta. Pois, seu objetivo era fundar sua própria empresa. E foi o que ele fez. Então, em 1937, ele fundou a Farnsworth Television, com parcerias com outras empresas tecnológicas. Já em 1939, sua empresa começou a fabricar rádios também.

Por fim, após 10 anos, a Farnsworth Television foi capaz de fabricar o primeiro aparelho de televisão de modo inteiramente autônomo.

Todavia, devido a problemas financeiros, em 1949 a empresa foi comprada pela International Telephone and Telegraph (IT&T) e se transformou em Capehart-Farnsworth, que seguiu produzindo televisões até 1965.

Outros inventores da televisão

Boris Rosing, um cientistas e inventor russo, já havia realizado alguns experimentos de transmissão de imagens 16 anos antes de Farnsworth. Além disso, John Logie Baird na Inglaterra e Charles Francis Jenkins nos Estados Unidos no início da década de 1920. Demonstraram um sistema de televisão mecânica, que escaneava imagens usando um disco rotativo.

Contudo, a invenção de Farnsworth, que digitalizou imagens com um feixe de elétrons, é o antepassado direto da televisão moderna. Sendo que, a primeira imagem que ele transmitiu foi uma linha simples. Entretanto, não demorou muito para que sua invenção fosse capaz de transmitir a imagem de uma nota de dólar, inspirado por um investidor que lhe perguntou : “Quando veremos alguns dólares nesta coisa, Farnsworth?”

Mas, quanto ao escocês John Logie Baird (1888-1946), ele inventou uma televisão mecânica. Que, apesar de ter ficado obsoleto, foi muito importante para o desenvolvimento da televisão como a conhecemos atualmente. Pois, o seu modelo de televisor chegou a ser usado, inclusive pela BBC.

Quem inventou a televisão: Primeiro transmissão de televisão

Continuando com a história de quem inventou a televisão. Contudo, o primeiro protótipo criado em 1923, era uma televisão bem arcaica. Onde usava materiais como: caixa de chapéu, tesoura, agulhas de cerzir, lentes de luz de bicicleta, caixa de chá usada, cera e cola. Dessa forma, no ano seguinte, Baird foi capaz de transmitir a primeira imagem.

Porém, ainda muito tremida. Então, após realizar mais estudos e aprimorar seu protótipo. Em 26 de janeiro de 1926, Baird fez a primeira demonstração pública mundial da transmissão de imagens em movimento. Cujo apresentação, foi diante 50 cientistas da Academia Britânica.

Enfim, em 1927, fundou a Baird Television Development Company. E, com isso, fez a primeira transmissão de televisão transatlântica. Entre Nova Iorque e Londres. Além disso, também fez a primeira transmissão para um navio. Que estava localizado no meio do oceano Atlântico.

No entanto, o interessante é que para fazer suas transmissões, Baird fazia uso de um disco giratório perfurado. Que era responsável por emitir imagens pequenas. Uma curiosidade, é que esse disco foi inventado em 1884 pelo engenheiro alemão Paul Nipkow.

Contudo, como a criação de Baird operava mecanicamente, seu sistema acabou ficando obsoleto, em 1937.

A primeira transmissão da televisão moderna

Feira Mundial de Nova York de 1939.

Agora, você já sabe quem inventou a televisão. Mas, você sabe quando aconteceu a primeira transmissão oficial? Em suma, foi em 1939 que aconteceu oficialmente a primeira transmissão de TV. Ademais, a rádio RCA, dos Estados Unidos. Que televisionou a abertura da Feira Mundial de Nova York. Incluindo um discurso do presidente Franklin Delano Roosevelt. Que foi o primeiro presidente a aparecer na televisão.

Mais tarde, naquele mesmo ano, a rádio RCA começou a comercializar os primeiros modelos de televisão, com sua tela de, impressionantes, 12 polegadas de tamanho.

Entretanto, com o início da guerra, em 1938, as transmissões foram interrompidas e só retornaram no dia 7 de junho de 1946.

Quem inventou a televisão: chegada no Brasil

No Brasil, a televisão chegou apenas na década de 50, por iniciativa do jornalista e empresário Assis Chateaubriand. Ele fundou a TV Tupi em 1950, na cidade de São Paulo, e logo depois começou a importar aparelhos de TV dos Estados Unidos. Ademais, a TV Tupi foi a primeira emissora de televisão brasileira. Sendo inaugurada no dia 18 de setembro de 1950. Inicialmente, as transmissões eram de programas ao vivo, marcados pela improvisação.

Contudo, a televisão sofreu com a forte competição com o rádio. Que era um aparelho muito mais acessível na época. Além disso, inicialmente, a Tupi transmitia apenas entre às 17h e às 22h. Então, em 1951, com o objetivo de popularizar o aparelho de televisão. Chateaubriand estimulou a fabricação de receptores no país e começou uma campanha para promover a venda. No entanto, o valor caro ainda não agradava muito as famílias.

Enfim, mesmo com o alto custo, no final de 1951, cerca de 7 mil televisores estavam espalhados pelos lares do eixo Rio-São Paulo. Dessa forma, outras emissoras surgiram. Tais como: a Globo, Bandeirantes, Record e a Excelsior.

Então, o que achou da história de quem inventou a televisão? Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: História da Netflix – Origem, plano de expansão e produção original.

Fontes: New York University; O Globo;

Imagens: Reprodução

Próxima página »

Escolhidas para você