Em primeiro lugar, os recordes brasileiros no Guinness Book referem-se às conquistas e superlativos de reconhecimento internacional. Nesse sentido, inclui tanto performances humanas como eventos extremos da natureza. Curiosamente, incluem títulos como maior língua do Brasil, o homem mais tatuado do mundo e outros.
A princípio, o Guinness World Records ou Livro Guinness dos Recordes, é uma edição com publicação anual. Apesar disso, surgiu no dia 10 de novembro de 1951, quando o diretor administrativo da cervejaria Guinness se envolveu em uma discussão sobre qual seria a ave de caça mais veloz da Europa. Desse modo, percebeu que era preciso um livro que respondesse esses tipos de pergunta.
Posteriormente, a ideia de Sir Hugh Beaver tornou-se realidade quando Norris McWhirter e Ross McWhirter começaram a trabalhar para fazer uma coletânea. Ademais, essa coletânea seria a primeira edição do Guinness Book. Sendo assim, a primeira edição teve publicação em 27 de agosto de 1955.
No geral, o Brasil é citado 17 vezes nas 288 páginas da edição de 2004 do Guinness Book. Em resumo, consiste numa junção de celebridades, esportistas e personagens folclóricos. Como exemplo, pode-se citar o piloto Ayrton Senna e o chimpanzé Tião. Por fim, confira os recordes brasileiros no Guinness Book.
Recordes brasileiros no Guinness Book, quais são?
1) Mineira mais velha do mundo
Em resumo, Maria Gomes Valentim teve reconhecimento como pessoa mais velha do mundo em 2017. Ademais, na época estava prestes a completar 115 anos, com nascimento em 9 de julho de 1896. Sobretudo, o Guinness Book atribuiu sua longevidade a uma dieta saudável.
2) Maior cerimônia de casamento coletivo
Basicamente, no dia 14 de junho de 2000, 120 detentos casaram-se em São Paulo, no extinto presídio do Carandiru. Desse modo, criaram a maior cerimônia de casamento coletivo em uma prisão.
3) Recordes brasileiros da Esquadrilha da Fumaça
No geral, a Esquadrilha de Fumaça é popular por suas acrobacias nos desfiles do 7 de setembro. Porém, no dia 18 de maio de 2002 eles criaram um recorde brasileiro no Guinness Book quando 11 aviões Tucano voaram de cabeça pra baixo por 30 segundos durante uma exibição. Dessa forma, é a maior formação a realizar tal proeza simultaneamente.
4) Maior carreata de fuscas do mundo, o curioso recorde brasileiro no Guinness Book
A princípio, a maior carreata de fuscas do mundo é ainda a maior carreata de um único modelo de carro. Nesse sentido, aconteceu no dia 1º de maio de 1995, quando 2.2728 motoristas reuniram-se em São Paulo.
5) Maior roubo de banco do mundo
Em resumo, nos dias 6 e 7 de agosto de 2005, uma quadrilha de aproximadamente 10 pessoas roubou mais de 164 milhões de reais. Mais ainda, o roubo aconteceu em um prédio do Banco Central em Fortaleza. Desse modo, o Guinness Book determinou o crime como a maior quantidade de dinheiro perdida em um assalto.
6) Maior viagem usando pranchas de windsurfe
Basicamente, os brasileiros Flavio Jardim e Diogo Guerreiro percorreram todos os 8.120km do litoral brasileiro. Ademais, criaram um recorde brasileiro no Guinness Book porque a viagem começou no dia 17 de maio de 2004 e terminou em 18 de julho do ano seguinte.
7) Maior toboágua do mundo, um recorde brasileiro no Guinness Book
Sobretudo, o Kilimanjaro é uma atração do parque aquático Aldeias das Aguas Park Resort, no Rio de Janeiro. Nesse sentido, tornou-se um recorde brasileiro no Guinness Book por ter 49,9 metros de altura.
8) Maior árvore de Natal flutuante
Curiosamente, esse também é um recorde brasileiro no Guinness Book. Desse modo, em 2007 construíram uma estrutura de 85 metros de altura sob a lagoa Rodrigo de Freiras, no Rio de Janeiro.
9) Maior saco de pancadas do mundo
A princípio, Hélio Dipp Jr. e Cintia Schmitt construíram o maior saco d pancadas do mundo. Nesse sentido, a peça media 6,97 metros de altura e 98 cm de largura, além de pesar 800 quilogramas.
10) Carreira mais longeva, recorde brasileiro no Guinness Book de Dercy Gonçalves
Apesar de ter falecido em 2008, aos 101 anos, Dercy Gonçalves recebeu o recorde de carreira mais longeva de uma atriz. Em resumo, atuou por 86 anos, com a carreira tendo início em 1922 e ela mantendo-se em atividade até falecer.
11) Maior prancha de surfe do mundo, um recorde brasileiro no Guinness Book para o surfe
Em primeiro lugar, o surfista Rico de Souza entrou para o livro de recordes após conseguir surfar uma onda em uma prancha de 9,42 metros de comprimento. Portanto, entrou para o Guinness Book em junho de 2009 sob o título de maior prancha surfável do mundo.
12) Maior coleção de cachaça
Curiosamente, o brasileiro Messias Soares Cavalcante ganhou o recorde de maior coleção de garrafas de cachaça do mundo. Em outras palavras, ele conseguiu juntar 12.800 exemplares de marcas diferentes entre 1988 e 2009.
13) Maior tempo sem respirar debaixo d’água
Antes de mais nada, o Brasil detém esse recorde tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Desse modo, o recordista Ricardo da Gama Bahia passou 20 minutos e 21 segundos prendendo a respiração no dia 16 de setembro de 2010. Em contrapartida, Karoline Mariechen Meyer permaneceu 18 minutos, 32 segundos e 59 centésimos, entrando no Guinness Book em julho de 2009.
14) Menor sala de cinema, um recorde brasileiro no Guinness Book no entretenimento
Basicamente, o Cabíria Cine-Café, possui a menor sala de cinema do mundo e está em Brasília desde 2008. Ademais, a sala sala tem uma área de 24 m² e uma capacidade para 18 expectadores.
15) Maior beijaço
Por fim, no dia no dia 3 de abril de 2009, 8.372 casais bateram o recorde de maior beijo coletivo do mundo. Mais ainda, o evento teve participação da artista Cláudia Leitte e aconteceu o em Belo Horizonte (MG).
E aí, aprendeu sobre os recordes brasileiros no Guinness Book? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.