Ciência & Tecnologia

10 Redes Sociais mais usadas no Brasil [2021]

No Brasil, Facebook, YouTube e WhatsApp estão no topo da lista das redes sociais mais usadas no país, veja outras que estão no ranking.

As redes sociais cresceram de uma simples ferramenta de comunicação para um fenômeno global nos últimos vinte anos. O futuro é agora e está acontecendo online. À medida que as mídias sociais se tornam mais onipresentes, no Brasil e no mundo, empresas e indivíduos procuram cada vez mais fixar sua presença nas redes.

Portanto, as chances são de que as plataformas digitais sejam maiores e mais importantes do que nunca em 2022. Então, pensando nisso, preparamos uma lista com as redes sociais mais usadas no Brasil em 2021, confira.

10 Redes Sociais mais usadas no Brasil

Conforme o relatório de julho de 2021 feito em parceria por We Are Social e Hootsuite, as 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2021 são:

1. Facebook

Com mais de 2,9 bilhões de usuários mensais, sendo 130 milhões de contas brasileiras, o Facebook (que agora se chama Meta) é a plataforma de mídia social mais popular do planeta. Isso é quase um terço da população mundial, portanto, não importa seu setor ou localização, você terá uma boa chance de alcançar seu público-alvo no Facebook.

Continua após a publicidade

Apesar de sua imagem negativa entre os usuários mais jovens, o Facebook continua sendo um dos aplicativos de mídia social com mais recursos e mais populares entre os 12 e os 34 anos.

2. Youtube

Hoje, o YouTube é o segundo mecanismo de busca mais popular do mundo, atrás apenas de sua empresa-mãe, o Google. A plataforma é principalmente um site de rede social de compartilhamento de vídeo.

Um gritante número de brasileiros usam o YouTube regularmente, ou seja, são 127 milhões, com uma forte concentração de 15 a 34 anos. Embora haja uma forte concorrência pela atenção dos mais de 2 bilhões de usuários da plataforma, não há limites para os nichos em que você pode criar conteúdo de vídeo para o YouTube.

3. WhatsApp

O WhatsApp ainda é o aplicativo de mensagens sociais mais popular, com mais de dois bilhões de usuários mensais ativos. Aliás, uma estimativa aponta que cerca de 120 milhões de brasileiros utilizem o app.

Continua após a publicidade

O aplicativo de mensagens fechadas pode não parecer a escolha mais óbvia para as empresas, mas considerando que o SMS tem uma taxa de abertura de 98% contra 20% do e-mail, fica claro que ele tem um enorme potencial. Além disso, ao contrário do SMS, as mensagens do WhatsApp são gratuitas.

4. Instagram

O Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários mensais e faz muito mais do que informar o que seu influenciador favorito comeu no almoço. Aliás, o Insta ocupa a quarta posição como rede social mais usada no Brasil em 2021, com 110 milhões de usuários.

Mais de dois terços de todos os usuários do Instagram têm 34 anos ou menos, portanto, se você tem clientes com menos de 40 anos, não pode ignorar a plataforma.

Embora você esteja competindo com milhões de usuários globais que usam o Instagram como canal de marketing, as recompensas valem o esforço.

Continua após a publicidade

5. Messenger

O Messenger era um recurso de mensagens do Facebook até 2011, quando o Facebook o transformou em um aplicativo independente com recursos avançados, muitos dos quais são úteis para as empresas. Desse modo, estima-se que o Messenger tenha muitas dezenas de milhões de usuários no Brasil, assim como o Face.

Você pode usar o Messenger para anunciar para seus mais de 1,3 bilhão de usuários ativos, criar chatbots, enviar newsletters e muito mais. Ademais, outros aplicativos de negócios para o Messenger incluem atendimento ao cliente e retenção.

6. LinkedIn

Se você está procurando um local para fazer negócios com sua empresa, estocar seu produto ou fazer parceria com você, o LinkedIn é o lugar certo. O site evoluiu de uma plataforma de busca de emprego para uma plataforma profissional de mídia social, onde especialistas do setor compartilham conteúdo, rede e desenvolvem marcas pessoais.

O LinkedIn é extremamente popular entre o público B2B, 51 milhões de usuários ativos somente no Brasil. As empresas também podem usá-lo para construir liderança de pensamento e autoridade em seu setor e adquirir os melhores talentos.

Continua após a publicidade

Com mais de 774 milhões de usuários no mundo, o LinkedIn tem muito a oferecer se você se esforçar para criar um ótimo conteúdo e estabelecer uma presença na plataforma de rede social.

7. Pinterest

O Pinterest cresceu em popularidade como um lugar para salvar ideias e encontrar inspiração criativa para cozinhar, projetos caseiros de bricolage, ideias de preparação de refeições, design de interiores, moda e tudo mais.

A plataforma é um importante ponto de parada de descoberta de produtos para seus mais de 444 milhões de usuários mensais (sendo 46 milhões brasileiros), cerca de 70% do sexo feminino.

Com seu público feminino concentrado, o Pinterest é um ótimo aplicativo de mídia social para se concentrar se você deseja promover moda, decoração de interiores ou negócios de bricolage para mulheres de 21 a 34 anos.

Continua após a publicidade

8. Twitter

O Twitter ganhou destaque como uma plataforma de microblog que permitia aos usuários enviar mensagens de texto de até 140 caracteres. Não é tão popular quanto o Facebook, com apenas cerca de 330 milhões de usuários ativos mensais, mas o Twitter tem taxas de engajamento incríveis que podem beneficiar seus negócios. Aliás, só no Brasil são 17,2 milhões de tuiteiros.

As marcas podem usar o Twitter para desenvolver e refinar sua voz, pois há espaço para ser informativo, mas também inteligente e envolvente. Além disso, o Twitter também é frequentemente usado como um canal de atendimento ao cliente, e os anunciantes na plataforma testemunham que mais de 80% das solicitações de atendimento ao cliente social acontecem no Twitter.

9. TikTok

O TikTok é uma das plataformas de mídia social relativamente novas. Poucos anos após o lançamento internacional em 2017, o TikTok se tornou um fenômeno viral global; com 1 bilhão de usuários ativos por mês, o que corresponde a cerca de 14% da população mundial.

Aliás, o Brasil é o segundo país que mais usa o TikTok no mundo, ficando atrás apenas da China.

Continua após a publicidade

O TikTok é a plataforma para conferir se você deseja se conectar com a Geração Z. Os adolescentes representam cerca de 25% do público da plataforma nos EUA.

Com efeito, as taxas de engajamento da plataforma de mídia social também estão nas alturas; em janeiro de 2022, o tempo do TikTok por usuário ultrapassou o Facebook.

10. Snapchat

O Snapchat é facilmente uma das redes sociais mais populares do mundo, com quase 530 milhões de usuários ativos no segundo trimestre de 2021.

Apesar de perder terreno para plataformas de mídia social como Instagram e TikTok, o Snapchat continua sendo um dos aplicativos mais populares entre pessoas com menos de 25 anos, com mais de 306 milhões de usuários ativos diariamente em todo o mundo.

Continua após a publicidade

Além disso, o app acumula 8 milhões de usuários só no Brasil, contudo isso representa um declínio de 20% em relação ao fim de 2020.

Então, se você gostou de saber quais são as redes sociais mais usadas no Brasil, também vai gostar de: O que é Reddit? Funcionamento e propósito dessa rede social

Fontes: Resultados Digitais, Neil Patel, Maiores e Melhores

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você