Listas

Como tirar tártaro dos dentes com opções caseiras e naturais

O tártaro nos dentes é um acúmulo de manchas, saliva, comidas, sujeira e bactéria que pode ser eliminado por alguns remédios caseiros.

Os nossos dentes tendem a ser afetados pela placa bacteriana e pelo tártaro, o que afeta negativamente a brancura e o brilho dos dentes. O tártaro é um depósito amarelo duro nos dentes, composto de sais minerais, alimentos e carbonato de cálcio.

Quando a placa permanece nos dentes por muito tempo, ela fica mais dura e se transforma em tártaro. No entanto, mesmo com os devidos cuidados com os dentes, ainda existem algumas bactérias na boca que causam o tártaro, e também se torna uma causa de cáries.

No caso, se o tártaro estiver acima da linha da gengiva, pode ser prejudicial porque as bactérias podem danificar as gengivas e gradualmente se transformar em doenças gengivais mortais. Os sinais mais conhecidos de tártaro são um depósito acastanhado e amarelado na linha da gengiva e entre os dentes.

7 tratamentos para remover o tártaro dos dentes

Existem tratamentos profissionais com aparelhos tecnológicos que os dentistas utilizam para fazer a remoção do tártaro. Todavia, você pode se valer de algum desses remédios caseiros para tentar se livrar do problema em casa.

1. Semente de gergelim

A semente de gergelim pode funcionar como um esfoliante dental eficaz. As sementes, conhecidas como sementes de gergelim, podem se livrar da placa bacteriana e do tártaro sem danificar o esmalte dos dentes.

Como usar?

Mastigue um punhado de sementes de gergelim e escove os dentes sem usar pasta de dente, com as sementes ainda armazenadas na boca. Após cinco minutos, gargareje e remova as sementes da boca de forma limpa.

Continua após a publicidade

Você também pode pegar uma escova de dentes (seca) e escovar os dentes enquanto as sementes ainda estão na boca. Eles vão agir como um esfoliante e esfregar delicadamente a superfície dos dentes manchados.

2. Óleo de coco

O óleo de coco é uma maneira fácil de remover bactérias da boca e melhorar a saúde bucal. Com efeito, ele é ideal para extração de óleo por causa de suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Além disso, o óleo de coco também contém ácido láurico, um ácido graxo com propriedades antimicrobianas.

Como usar?

Coloque 1 colher de sopa de óleo de coco quente na boca.
Agite o óleo de coco ao redor da boca por 5 a 10 minutos.
Cuspa o óleo de coco em uma lata de lixo ou em uma toalha de papel.

3. Aloe Vera e Glicerina

Os benefícios do gel de aloe vera são elogiados há décadas, mas você sabia que ele também pode ser usado para manter os dentes livres da placa? É simples e rápido!

Como usar?

Pegue uma xícara de água, misture com meia xícara de bicarbonato de sódio e uma colher de chá de gel de aloe vera. Em seguida, adicione uma dose saudável de óleo essencial de limão e quatro colheres de chá de glicerina vegetal. Agora, esfregue os dentes com a fórmula e acorde com os dentes mais brancos e brilhantes, pela manhã.

4. Bicarbonato de sódio

Para uma mistura adicional de clareamento dos dentes e combate ao tártaro, faça uso diário de bicarbonato de sódio.

Como usar?

Coloque um pouco de bicarbonato de sódio em uma escova de dentes molhada e esfregar bem os dentes e as gengivas. Deixe o bicarbonato de sódio por pelo menos quinze minutos antes de enxaguar.

Embora não seja exatamente saboroso, o bicarbonato de sódio pode neutralizar os ácidos nocivos de coisas como refrigerantes e alimentos, além de matar bactérias e clarear os dentes naturalmente.

5. Vinagre branco

Usar vinagre branco é outro método que pode cortar o tártaro, pois a natureza acética do vinagre branco significa que este método é muito eficaz para matar bactérias indesejadas e prevenir infecções.

Como usar?

Comece misturando vinagre branco em um copo de água morna com sal. Assim, esta solução pode então ser gargarejada uma vez ao dia para auxiliar na remoção do tártaro que se formou na região entre os dentes e as gengivas.

A mistura deve ser feita a partir de duas colheres de vinagre branco em uma xícara de água morna com sal dissolvido.

6. Cascas de laranja para tártaro

As cascas de laranja também são uma ótima maneira de se livrar do tártaro. Desse modo, a vitamina C e as propriedades antimicrobianas da casca de laranja cortam o tártaro e a placa bacteriana, além de matar o crescimento microbiano nos dentes.

Como usar?

Basta pegar o interior de uma casca de laranja e esfregá-la ao longo dos dentes e das gengivas. Outro método é usado fazendo uma pasta dos pedaços amassados ​​do interior da casca e misturando-os com água. Esta pasta pode ser aplicada nos dentes com uma escova de dentes.

7. Frutas e legumes frescos

Como eles promovem a mastigação vigorosa e, portanto, a produção de saliva, esses alimentos podem ajudar a eliminar algumas das bactérias da boca que produzem a placa. O mesmo vale para goma de mascar sem açúcar.

Tratamentos profissionais para remoção de tártaro

Um dentista remove o tártaro usando ferramentas manuais de raspagem ou um dispositivo ultrassônico. Aliás, a maioria dos dentistas usa um raspador de metal portátil para raspar o tártaro dos dentes, tanto acima da linha da gengiva quanto abaixo dela.

Entretanto, caso haja um acúmulo pesado nos bolsos das gengivas, um laser é usado para destruir as bactérias para reduzir os riscos de infecção.

Finalmente, as raízes dos dentes são alisadas para que a gengiva volte a se fixar. Caso já esteja sofrendo de infecção gengival, a remoção do tártaro é seguida de um tratamento da infecção.

Por fim, embora seja difícil de remover em casa, o acúmulo de tártaro pode ser facilmente verificado evitando o depósito de placa e manchas na superfície dos dentes. Além de escovar e usar fio dental duas vezes ao dia, o uso de uma escova de dentes elétrica também pode reduzir os riscos de formação de tártaro nos dentes.

Fontes: Um Pouco de Tudo, Colgate, Sorrisologia, Parondontax, Tua Saúde

Bibliografia:

AMERICAN DENTAL ASSOCIATIONHome Oral Care. Disponível em: <https://www.ada.org/en/member-center/oral-health-topics/home-care>.

LI, Yiming. Stain removal and whitening bybaking soda dentifrice: a review of literature. The Journal of the American Dental Association. Vol.11. 20S-26S, 2017

ZERO, Domenick T.. Evidence for biofilm acid neutralization by baking soda. The Journal of the American Dental Association. Vol.11. 10S-14S, 2017

PEEDIKAYIL, Faizal C. et al.. Effect of coconut oil in plaque related gingivitis — A preliminary report. Nigerian Medical Journal. Vol.56 n.2. 143-147, 2015

Então, gostou de saber mais sobre como remover o tártaro dos dentes? Pois, leia também: Dentes – Hábitos que afetam negativamente a saúde dos dentes

Próxima página »

Escolhidas para você