Curiosidades

Ressuscitar – Significado e principais discussões sobre possibilidades

A tentativa de ressuscitar pessoas mortas faz parte dos costumes humanos há séculos, e tem sido cada vez mais eficiente, graças à ciência.

Por P.H Mota

A palavra ressuscitar tem origem no latim resuscitare e significa reviver, voltar à vida ou despertar. Antes disso, no entanto, a própria palavra em latim tinha origem em resurgere, com sentido de erguer-se novamente.

Na Bíblia, por exemplo, várias passagens falam de pessoas ressuscitadas, especialmente ligadas à figura de Jesus. Nos textos, ele foi responsável por ressuscitar Lázaro, além de ele mesmo ter ressuscitado três dias após sua morte.

A palavra também é utilizada em sentido figurado, quando se trata de objetos que não possuem vida. Quando um aparelho eletrônico volta a funcionar depois de um tempo “morto”, diz-se que ele ressuscitou, uma vez que retomou suas funções.

Além disso, a palavra também é utilizada em situações em que alguma memória, evento ou pessoa volta à tona depois de muito tempo.

Continua após a publicidade

Ressuscitar corpos congelados

Ressuscitar - o que significa e principais discussões sobre possibilidades
Azeheb

Por meio de técnicas de criogenia, é possível congelar um corpo – ou partes dele – para evitar desgastes da decomposição natural. Dessa maneira, alguns teóricos defendem que seria possível ressuscitar pessoas preservadas em estado de congelamento.

O diretor do Instituto de Criogenia Dos Estados Unidos, Dennis Kowalski, defende que cadáveres congelados de maneira apropriada logo após o momento da morte poderiam voltar à vida. Segundo o especialista, a previsão pode se tornar real dentro de um prazo entre 50 e 100 anos.

A teoria baseia-se na possibilidade de ressuscitar pacientes vítimas de parada cardíaca num período de 5 a 30 minutos após a morte. Congelar uma pessoa, portanto, permitiria realizar o procedimento com muito mais tempo.

Além disso, ele teoriza que com a ajuda de células-tronco, seria possível até mesmo rejuvenescer as pessoas congeladas. Para Kowalski, o organismo ressuscitado poderia ter a vitalidade e saúde de uma pessoa de 20 anos, a partir das medidas.

Continua após a publicidade

Morte cerebral

Ressuscitar - o que significa e principais discussões sobre possibilidades
Alzheimer’s Society

Atualmente, várias situações de risco de morte que já foram consideradas irreversíveis no passado, podem ser contornadas. No entanto, a fragilidade do cérebro ainda cria várias barreiras para impedir outros casos.

Pensando nisso, pesquisadores da empresa indiana Revita Life Sciences decidiu investir num experimento com a intenção de reverter quadros de morte cerebral. A ideia consiste em fazer testes em pacientes com morte cerebral declarada para obter novas soluções para os casos.

Apesar de autorizada pela Comissão de Ética, a pesquisa ainda é considerada controversa por muitos. Além de aparentemente apresentar chances de sucesso próximas de nula, levanta questões filosóficas que envolvem direitos pessoais do paciente, logo após o processo.

Os principais opositores dos testes também defendem que ressuscitar a atividade cerebral de alguém pode, no máximo, elevar a condição para um estado vegetativo. Isso porque o tecido morto substituído por neurônios não seria capaz de estabelecer as mesmas conexões, não permitindo a recuperação real das funções cognitivas.

Continua após a publicidade

Curiosidades

Tentar ressuscitar os outros é uma prática antiga

Ressuscitar - o que significa e principais discussões sobre possibilidades
ScienceDirect

Desde o século XVIII, europeus já tentavam ressuscitar pessoas vítimas de afogamento com frequência. No entanto, as práticas da época se resumiam a colocar o morto sobre um cavalo trotado e realizar alguns passos duvidosos. Entre eles molhar o corpo em água gelada, raspar a parte posterior da garganta com uma pena, soprar fumaça de tabaco no ânus e dar surras.

Morrer em um lugar frio melhora as chances de voltar à vida

Ressuscitar - o que significa e principais discussões sobre possibilidades
DayDayNews

O médico David Casarett publicou algumas curiosidades sobre ressuscitação em seu livro “Shocked: Adventures in Bringing Back the Recently Dead” (“Chocado: Aventuras Sobre Trazer de Volta os Recentemente Mortos”, em tradução livre). O autor exemplica que vários casos notáveis de pessoas ressuscitando aconteceram em lugares muito frios.

Isso porque células sem oxigênio e nutrientes começam um processo de destruição, mas o frio retarda esse processo, aumentando as chances de preservação delas.

Esfriar o sangue também pode atrasar a morte

Ressuscitar - o que significa e principais discussões sobre possibilidades
DeviantArt

O conceito ainda é apenas teórico, mas segundo Casarett existe um estudo que defende a substituição do sangue de um paciente vítima de parada cardíaca por uma solução salina congelada. Dessa maneira, seria possível ganhar tempo para tratar os pacientes com mais tempo.

Continua após a publicidade

Animais que hibernam podem ter soluções para ressuscitar humanos

Ressuscitar - o que significa e principais discussões sobre possibilidades
Science Mag

Alguns animais são capazes de desacelerar o metabolismo durante o inverno, entrando num estado de hibernação. Caso esse tipo de animação suspensa pudesse ser aplicado a humanos, poderia ajudar a preservar a saúde do cérebro e dos outros órgãos em algumas situações.

Em teoria, a técnica seria muito mais eficaz que a criogenia, que tem dificuldades como a necessidade de equipamentos específicos.

Ressuscitar uma pessoa não é tão simples como na TV

Ressuscitar - o que significa e principais discussões sobre possibilidades
Mirror

De acordo com um estudo feito na década de 90, cerca de 75% pessoas que receberam Reanimação cardiopulmonar (RCP)  conseguiram retornar à vida. No mundo real, no entanto, o número é de menos de 30%. Além disso, os pacientes ressuscitados na realidade costumam retornar vomitando ou até mesmo com algumas costelas quebradas, o que não é comum na ficção.

A ciência conhece cada vez mais formas de ressuscitar pacientes

Ressuscitar - o que significa e principais discussões sobre possibilidades
Health Europa

Graças a avanços da medicina, há cada vez mais formas de reviver um paciente. Em comparação com poucos anos atrás, é possível ter esperanças de ressuscitar vítimas de paradas cardíacas, por exemplo, que até então pareciam impossíveis.

Continua após a publicidade

Fontes: Dicio, Tecnoblog, History, HypeScience

Imagens: Alzheimer’s Society, sky news, Azeheb, ScienceDirect, DayDayNews, DeviantArt, Science Mag, Mirror, Health Europa

Próxima página »

Escolhidas para você