Curiosidades

Azrael – lenda, significado e funções do Anjo da Morte

O nome Azrael significa “O Ajudador de Deus” ou “Quem Deus Ajuda”. Também já foi relacionado a outros anjos, como Metatron e Leviathan.

Por P.H Mota

Primeiramente, o arcanjo Azrael é retratado em várias religiões e mitologias como o anjo da morte. Apesar disso, não significa que seja mau. Em vários registros, ele é responsável por ajudar os mortos e, inclusive, isso está no seu nome.

Além disso, o nome Azrael significa “O Ajudador de Deus” ou “Quem Deus Ajuda”. Ainda que seja chamado de anjo da morte, o título também já foi relacionado a outros anjos, como Metatron, Abbadon, Hemah, Kafziel, Kezef, Mashit e Leviathan.

Por conta do cargo, ele costuma aparecer como a imagem já clássica de morte. Ou seja, vestido com uma túnica preta com capuz e segurando uma foice.

Lenda

Azrael - quem é o arcanjo chamado de Anjo da Morte
De Morgan

A origem do poder do anjo é descrita em um antigo conto persa. Nele, Deus determinou que os arcanjos Gabriel e Israfel providenciassem as porções de terra utilizadas para a confecção de Adão. A dupla, entretanto, falou.

Foi Azrael quem conseguiu encontrar a matéria prima para o primeiro homem. Dessa forma, ganhou o poder de separar o corpo e alma de cada ser, ganhando a função de anjo da morte.

A história aparece com uma versão semelhante na mitologia islâmica. Nessa versão, Gabriel, Israfel, Michael e Azrael foram responsáveis por trazer poeira dos quatro cantos do mundo. Foi com o pó, então, que ele teria criado o corpo de Adão. Por outro lado, o pó do coração foi retirado de Meca.

Continua após a publicidade

Segundo  Alcorão, ele é um dos quatro arcanjos. Os outros três são Jibril, Michael e Israfel.

Azrael nas religiões

Azrael - quem é o arcanjo chamado de Anjo da Morte
Christianity

Nos textos sagrados do Alcorão, o anjo é chamado de Malak al-Maut. O nome significa, literalmente, anjo da morte. As escrituras ainda explicam como ele é capaz de descobrir o nome dos mortos. Assim que o fim da vida de alguém se aproxima, Deus lhe envia o nome. Assim, ele começa as preparações da morte, separa a alma do corpo e a entrega para Deus.

Já nos textos do sikhismo, o anjo não vai até a pessoa próxima da morte. Aqui, Deus utiliza o poder do arcanjo para buscar almas de infiéis e pecadores. Para isso, Azrael os atinge na cabeça, provocando a separação da alma, que se dirige ao inferno.

No cristianismo, ele também é considerado anjo da morte. Apesar disso, não há referência a seus poderes ou funções na Bíblia.

No Zohar, o arcanjo é quem recebe as orações dos fiéis e comanda legiões de anjos.

Em crenças asiáticas, ele separa a alma do corpo das vítimas segurando uma maçã da Árvore da Vida próxima ao nariz.

Continua após a publicidade

Para esoteristas, no entanto, ele não está relacionado ao mal. Azarael seria responsável por acompanhar os mortos no além. Dessa maneira, ele é apenas um guia, encaminhando espíritos tando para o céu como para o inferno. Da mesma forma, os ocultistas compartilham a visão positiva. Para eles, o arcanjo ainda é responsável por ajudar médiuns que entram em contato com almas sofredoras.

Aparência

Azrael - quem é o arcanjo chamado de Anjo da Morte
Creepy Pastas Amino

Além da descrição simples de túnica, capuz e foice, há outros relatos sobre a aparência do anjo.

Segundo a tradição muçulmana, ele teria 70 mil pés e 4 mil asas. O corpo também tem uma série de olhos e línguas, de acordo com o número de pessoas vivas na Terra.

Azrael teria também, quatro faces e um tamanho tão grande que é maior que o próprio céu. Dessa maneira, é capaz de cobrir todas as criações de Deus.

Fontes: Fatos Desconhecidos, Leitura Espiritual

Imagem de destaqueCompassionate San Antonio

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você