Notícias

Robô Perseverance acha rochas esverdeadas e indícios de lago em Marte

O robô Perseverance localizou rochas esverdeadas em Marte durante sua missão de coletar sinais de vida no Planeta Vermelho.

O robô Perseverance localizou rochas esverdeadas em Marte durante sua missão de coletar sinais de vida no Planeta Vermelho e conseguir materiais para trazer de volta à Terra. Vale lembrar que o rover já encontrou indícios que comprovam que já existiu um lago em Marte na Cratera Jezero.

A sonda está no Planeta desde o começo deste ano. Sendo assim, diversas descobertas já foram feitas no decorrer do tempo. O robô Perseverance conseguiu fazer várias imagens e coletar amostras do solo marciano para passar por avaliações aqui na Terra.

Ultimamente, o robô Perseverance explora as dunas de Jezero. É famosa, portanto, por possuir uma quantidade significativa de rochas com diversas camadas. Por isso, é um prato cheio para os cientistas.

Como é feita a coleta das rochas esverdeadas?

Continua após a publicidade

O rover possui uma broca no final do braço robótico com capacidade de triturar ou lixar superfícies rochosas. Dessa forma outros instrumentos como, por exemplo, o Instrumento Planetário para Litoquímica de raios X (PIXL), conseguem fazer uma análise adequada.

O PIXL utiliza a fluorescência de raios X para fazer o mapeamento da composição elementar das rochas. Uma amostra de Brac, que foi o apelido para a amostra de uma rocha, deve ir em breve para a Terra, onde passará por análise.

Estudo destas rochas

Robô Perseverance acha rochas esverdeadas e indícios de lago em Marte

Com o uso de PIXL, Brac mostrou uma riqueza estranha em cristais de olivina cobertos por cristais de piroxênio. Portanto, é um mineral muito comum na Terra e é composto de silicato de magnésio e ferro.

Continua após a publicidade

Sendo assim, quando chegar à Terra Brac passará um estudo mais aprofundado. Por isso, ficará mais fácil saber se a rocha esverdeada se formou em um lago de lava espesso. Em seguida, se resfriou na superfície ou numa câmara subterrânea.

Até o momento, 6 amostras foram pegas pelo robô Perseverance. Através delas já é possível notar que algumas tiveram contato com a água e também antigos derramamentos de lava.

Lago em Marte

Um estudo divulgado em outubro deste ano mostrou que o robô Perseverance encontrou indícios que comprovam que já existiu um lago em Marte na Cratera Jezero. Além disso, recebia a alimentação de um rio. Por isso, com a seca do lago em Marte se formou um leito rochoso.

Continua após a publicidade

Veja também sobre os Cientistas localizam quantidade expressiva de água em Marte!

Próxima página »

Escolhidas para você