Notícias

Sonda da NASA entra pela primeira vez na atmosfera solar

A sonda da NASA tem como meta investigar a área para saber o funcionamento do campo magnético solar e a origem do vento solar.

Uma sonda da NASA, que se chama Parker Solar Probe, entrou pela primeira vez na atmosfera solar. A revelação foi feita nesta semana (14). O lançamento da espaçonave aconteceu em 2018. Sendo assim, a Parker Solar Probe chegou na atmosfera solar em 28 de abril deste ano.

No entanto, os cientistas não receberam a informação de imediato e levou bastante tempo para confirmar a situação. A sonda da NASA passou por dentro da coroa solar e capturou amostras de partículas da região. Vale lembrar que esta é parte mais externa da atmosfera solar. 

A Parker Solar Probe só concluiu o feito depois da oitava tentativa de se aproximar do Sol. Por isso, se localizava a aproximadamente 13 milhões de quilômetros do núcleo da estrela gigante. 

Meta da Sonda da NASA

Sonda da NASA entra pela primeira vez na atmosfera solar

Continua após a publicidade

A espaçonave tinha como missão investigar a área o mais próximo possível para saber o funcionamento do campo magnético solar e a origem do vento solar.

De acordo com o gerente do Diretório de Missões Científicas da NASA, Thomas Zurbuchen, com isso é possível entender sobre a evolução do Sol e os efeitos positivos e negativos no sistema solar. Além disso, auxilia no entendimento sobre outras estrelas no universo a dentro.

Descobertas da espaçonave

A Parker Solar Probe entrou na coroa solar no mínimo 3 vezes com passagens bem suaves. Resultado disso, a sonda da NASA mostrou que a região não é uma bola lisa no entorno do Sol. Contudo, apresenta avarias. Ou seja, possui uma superfície cheia de rugas.

Continua após a publicidade

Além disso, os cientistas acreditam que a espaçonave entrou também na coroa em agosto deste ano. No entanto, precisam avaliar profundamente antes de confirmarem oficialmente. Sendo assim, a sonda da NASA deve continuar na atmosfera solar até 2025. Portanto, irá se aproximar pouco a pouco do Sol.

Leia também sobre Estudo analisa chances de mineração em asteroides no espaço sideral!

Próxima página »

Escolhidas para você