Curiosidades

Rumeysa Gelgi: a mulher mais alta do mundo e a síndrome de Weaver

Conheça Rumeysa Gelgi, a mulher viva mais alta do mundo e saiba mais sobre a síndrome de Weaver, que a deixou tão alta.

Você sabe quem é a mulher mais alta do planeta? Ela é turca e se chama Rumeysa Gelgi, além disso, ela tem apenas 24 anos e é a mulher viva mais alta do mundo. Sua altura é pouco mais de 2,14 metros e é causada por um distúrbio chamado Síndrome de Weaver.

De acordo com o Guinness World Records, essa condição acelera o crescimento e causa anormalidades como desnutrição esquelética. Em 2014, quando Rumeysa tinha 18 anos, ela foi registrada como a jovem mais alta.

Embora precise usar uma cadeira de rodas e ter um assistente para apoiá-la, ela ficou feliz por ter entrado no Livro de Recordes Mundiais do Guinness.
Saiba mais sobre Rumeysa e a Síndrome de Weaver neste artigo.

Como vive a mulher mais alta do mundo?

Continua após a publicidade

Rumeysa Gelgi é pesquisadora, defensora e desenvolvedora júnior de front-end. Ela nasceu em 1 de janeiro de 1997 na Turquia. Sua mãe é técnica de laboratório, Safiye Gelgi, e tem outra filha chamada Hilal Gelgi. Devido à sua condição física, Rumeysa foi educada em casa.

Desse modo, ela se formou no ensino médio em 2016, ademais sua religião é muçulmana. Atualmente ela é solteira e não tem filhos, e trabalha como desenvolvedora júnior de front-end na empresa edX.

O que é a síndrome de Weaver?

Em suma, a síndrome de Weaver é uma doença genética em que as crianças apresentam crescimento ósseo acelerado, idade óssea avançada e uma aparência facial característica.

Continua após a publicidade

Dessa forma, a síndrome de Weaver ou síndrome de Weaver-Smith foi descrita pela primeira vez em 1974 por Weaver e seus colegas. Eles descreveram a condição em duas crianças que apresentavam crescimento ósseo e idade avançada, e atraso de desenvolvimento nos primeiros anos.

Embora a síndrome possa ocorrer em um indivíduo sem histórico familiar, em alguns casos, é herdada dos pais. Ademais, alguns cientistas sugeriram que a síndrome pode ocorrer por causa de uma mutação no gene EZH2.

Quantas pessoas apresentam essa rara condição no mundo?

Rumeysa Gelgi: conheça a mulher mais alta do mundo e entenda a síndrome de Weaver

Incluindo o caso de Rumeysa, cerca de 40 casos de síndrome de Weaver foram descritos até o momento. Como a condição é muito rara, não se sabe ainda a causa exata da síndrome.

Continua após a publicidade

Além disso, se a criança sobrevive à infância, a expectativa de vida pode ser normal, pelo menos até o início da idade adulta. Com efeito, a altura final de um adulto com síndrome de Weaver pode ser muito maior do que em uma pessoa normal. As características faciais mudam durante a infância e adolescência.

O diagnóstico da síndrome de Weaver é feito com base nas características que se observam durante a primeira infância e na infância, e estudos radiológicos que demonstram um aumento da idade óssea.

Entretanto, a síndrome de Weaver deve ser diferenciada de três outras síndromes que resultam em idade óssea acelerada. Essas síndromes incluem a síndrome de Sotos, a síndrome de Ruvalcaba-Myhre-Smith e a síndrome de Marshall-Smith.

Como Rumeysa reagiu ao entrar no Guinness Book?

Rumeysa Gelgi: conheça a mulher mais alta do mundo e entenda a síndrome de Weaver

Continua após a publicidade

Rumeysa Gelgi ganhou o título de mulher mais alta do mundo pela primeira vez em 2014, quando ela tinha 18 anos; ela passou por reavaliação em 2021 e manteve o título, aos 24 anos.

A recordista compartilhou um vídeo no seu perfil do Instagram e escreveu na legenda que estava orgulhosa de finalmente compartilhar a notícia depois de mantê-la em segredo por 3 meses.

“Meu nome é Rumeysa Gelgi e sou a detentora do título do Guinness World Records para a mulher viva mais alta e detentora anterior da adolescente viva mais alta do sexo feminino”, disse ela.

Apesar de suas limitações, já que ela usa principalmente uma cadeira de rodas, e se move com a ajuda de um andador, em suas entrevistas ela se mostra como um exemplo de inspiração e superação “cada desvantagem pode se transformar em uma vantagem para você, então aceite-se como você é, esteja ciente do seu potencial e dê o seu melhor” diz Rumeysa.

Continua após a publicidade

Por fim, outra curiosidade é que o homem vivo mais alto do mundo também é turco e se chama Sultão Kosen. Segundo o Guinness World Records, ele possui uma altura de 2,51 m.

Agora que você sabe quem é a mulher mais alta do mundo, leia também: Orelha queimando: a síndrome que explica o fenômeno

Próxima página »

Escolhidas para você