Curiosidades

Sailor Moon: origem do anime com heroínas que quebrou paradigmas

Por ser um grande símbolo da representatividade da força feminina, o anime Sailor Moon se tornou conhecido no mundo todo.

Sailor Moon, ou Pretty Soldier Sailor – seu nome original no Japão -; é um anime de sucesso, baseado nos famosos mangás. Sua autora, Naojo Takeuchi, criou a história entre os anos 1992 e 1997, bem como reforçou o novo gênero magical girl. E não deu outra, Sailor Moon se popularizou, assim como alcançou bons resultados críticos.

Sua história é bem curiosa e retrata a vida de Serena Tsukino, que após salvar uma gata, descobre que é uma Sailor. Ou seja, uma espécie de heroína. A trama do desenho ainda fala sobre amizade, romance, lutas. Além de outros temas e, sempre com muito humor. Porém, diferente de outras heroínas, Serena era chorona e atrapalhada.

A partir disso, muitas outras histórias de garotas heroínas surgiram, gênero este de mangás que não era tão popular. A exemplo, temos Guerreiras Mágicas de Reyearth e Fushigi Yûgi.

Ademais, no Brasil, o anime foi transmitido pela antiga Rede Manchete, canal que introduziu as animações japonesas para a população brasileira. E, assim, Sailor Moon caiu no gosto do público, principalmente no das meninas.

Sailor Moon - o anime com garotas heroínas que quebrou paradigmas
Teen Vogue

A história de Sailor Moon

Sailor Moon, portanto, narra a história das Sailors, guerreiras do amor e da justiça. Mas, em especial, conta a história de Serena Tsukino (Usagi Tsukino em japonês), uma adolescente de 14 anos, desastrada e boba, porém, um tanto quanto normal. Ela morava com seus pais e irmão caçula, ia à escola e tinha amores platônicos, assim como qualquer jovem adolescente.

Contudo, a sua vida acaba mudando completamente quando ela salva uma gata preta, maltratada por um grupo de garotos. Isso porque a gatinha, cujo nome era Luna, possuía uma lua crescente na testa, e não era um animal comum. Logo, Luna revela a Serene que ela é, na verdade, Sailor Moon, uma guerreira destinada a proteger a Terra do mal.

Continua após a publicidade

Mas, Serena não estava sozinha nesta missão. No decorrer da história, a jovem encontra outras garotas que possuem o mesmo destino que ela. São elas: Ami, Mina, Rei e Lita, as chamadas Sailors Inners; que também são amigas de Serena. Todavia, existem outras Sailors que aparecem no decorrer da histórias, são elas: Setsuna, Michiru, Haruka, Hotaru.

Ligação astrológica

Sailor Moon - o anime com garotas heroínas que quebrou paradigmas
Noticias ao Minuto

Cada Sailor possuía um planeta regente, além da personagem principal Sailor Moon, que como o nome já diz, Moon = Lua. Por exemplo, as Sailors Inners possuem Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter como seus planetas guias. Por conta disso, a fonte de poderes delas era o sol, por estarem mais próximas a ele.

Desta forma, suas personalidades eram guiadas pela astrologia, de acordo com o seu planeta:

  • Serena – a Sailor Moon, um pouco estabanada, porém com um grande coração. No passado, ela foi Serenity, princesa da Lua. E é da Lua, como já mencionamos, a base dos seus poderes.
  • Ami – a Sailor Mercury (Mercúrio), a mais inteligente e a guerreira da sabedoria. O seu poder era a água.
  • Mina  – a Sailor Venus, era carinhosa e romântica, especialmente por ser associada à deus Afrodite, que garantia o lado mitológico do planeta Vênis. Possuía poderes metálicos e da luz.
  • Rei – a Sailor Mars (Marte), era centrada, mas um tanto quanto explosiva. O seu poder era o fogo.
  • Lita – a Sailor Jupiter, corajosa e destemida, porém um pouco conflituosa. Possuía poderes de trovão, luz, céu e árvore.

Mangá

Sailor Moon - o anime com garotas heroínas que quebrou paradigmas
Mangá Sailor Moon

Embora seja baseado no mangá, o anime não é 100% fiel à história. Portanto, o HQ segue uma linha um tanto quanto diferente, em que os personagens são mais complexos, com uma trama mais ágil.

Assim, por mais que as Sailors sejam adolescentes, elas se comportam de uma forma mais madura. Principalmente, Serene (Usagi), que na animação é um tanto quanto desajeitada e bobalhona.

No mangá, contudo, a personagem enfrenta os assuntos de forma muito mais séria, agindo com maturidade. Além disso, nos HQs, os nomes das personagens sempre são apresentados com uma nota de rodapé, onde o seu significado é explicado.

Continua após a publicidade

Nos desenhos, por serem de adaptação americana, esses detalhes muitas vezes são perdidos.

Inovação e representatividade

Sailor Moon - o anime com garotas heroínas que quebrou paradigmas
Uol

Em meio a um mar de histórias de heróis, apenas com homens, Sailor Moon veio para inovar. Ainda mais se pensarmos que a obra foi escrita nos anos 90, é de surpreender.

O enredo narra a história de um grupo de heroínas composto exclusivamente por garotas, sem nenhuma figura heroica masculina. Conceito este que foi pioneiro por mostrar meninas capazes de lutar contra o mal, sem a ajuda de homens.

Desta forma, cada personagem possui características, poderes e sonhos próprios, mostrando a diversidade. Isto, aliás, gerou um maior acolhimento por parte do público, que se sentiu representado. Ou seja, não importava se você era magra ou gorda, alta ou baixa, fofa ou não, todas se viam nas personagens.

Sobretudo, o anime ainda abordava a amizade e a importância do trabalho em equipe. Além disso, a construção dos vilões, sempre de forma coerente e diversificada, fugia do óbvio e clichê. Logo, por todo este conjunto, Sailor Moon ganhou o gosto do público e ficou conhecido como um anime marcante.

Sailor Moon - o anime com garotas heroínas que quebrou paradigmas
Nerdist

Mensagens

Uma das principais mensagens que Sailor Moon passava era de independência. Ou seja, não importa quem você seja, o seu futuro é você quem dita.

Continua após a publicidade

E, sobretudo, o anime também galava sobre não ser preciso se encaixar em padrões para ser aceito ou alcançar seus sonhos. Exemplo disso foi uma série de documentários lançados pela Vice, chamado American Obsessions, em que um capítulo inteiro foi dedicado à animação Sailor Moon.

Nele, foi mostrado como a representatividade presente no anime ajudou e trouxe conforto para crianças em crise de identidade e de gênero. Mesmo que algumas versões tenham tentado esconder as orientações sexuais de algumas personagens. Desta forma, essas crianças conseguiram enfrentar os seus dilemas e se aceitar.

Outro ponto importante que a obra abordava era o feminismo, já que o enredo girava em torno de garotas heroínas. Por isso, reforçava a representatividade das mulheres. Além da amizade, como já dissemos, como uma bela forma de relação entre garotas. Característica esta, bem diferente do que normalmente é visto, em que meninas competem umas com as outras, principalmente por homens.

Curiosidades

Sailor Moon: Baseado em Power Rangers

Sailor Moon - o anime com garotas heroínas que quebrou paradigmas
IGN Portugal

Isso mesmo que você leu! Sailor Moon foi baseado em Power Rangers. Então, ao assistir o sucesso em 1993, Naoko Takeuchi resolveu criar um time de heróis, porém, com uma premissa feminina. Ou seja, apenas com heroínas.

A Sailor Mercury ama Einstyein

Sailor Moon - o anime com garotas heroínas que quebrou paradigmas
Youtube

No mangá, Ami Mizuno, a Sailor Mercúrio, afirma que o seu homem ideal seria Albert Einstein. Além disso, se referia ao cientista, carinhosamente, como Einstyein sama, honorífico este usado para demostrar grande respeito.

Todos os ataques eram em inglês

Sailor Moon - o anime com garotas heroínas que quebrou paradigmas
Rede Manchete

Sempre que alguma Sailor ia atacar, usava palavras em inglês. Inclusive na versão original japonesa. Isso acontece devido ao fato dos japoneses amarem palavras inglesas.

Continua após a publicidade

Sailor Moon: Serena e coelhos

Sailor Moon - o anime com garotas heroínas que quebrou paradigmas
Wallpaper Access

Se observarmos, quase todas as coisas de Sailor Moon contava com um coelho. Isso porque seu nome original, em japonês, Usagi, significa lebre. No Brasil, a personagem recebeu o nome de Serena.

Os nomes da família Tsukino são os mesmos da autora da obra

Sailor Moon - o anime com garotas heroínas que quebrou paradigmas
Autora de Sailor Moon -Naoko Takeuchi

Os nomes dos familiares de Serena Tsukino são nomes de familiares da autora, Naoko Takeuchi. São eles: Kenji, o pai;  Ikuko, a mãe; e Sammy (Shingo em Japonês), o irmão.

Disney NÃO!

Jornal do Empreendedor

Em 1997, a Disney se interessou pela história de Sailor Moon e tentou adquirir os direitos da história. Contudo, Naoko Takeuchi se opôs e disse não à negociação.

Tuxedo Mask sempre é salvo

deus ex magical girl

Todos nós sabemos que Sailor Moon não é uma história clichê. Portanto, diferente do convencional, quem precisa ser frequentemente salvo é Tuxedo Mask, namorado de Serena. Além disso, ele foi o personagem que sofreu mais lavagens cerebrais e sequestros.

A censura do amor de Sailor Urano e Sailor Netuno nos EUA

Sailor Urano e Sailor Netuno

Na versão original, Sailor Urano e Sailor Netuno são representadas como um casal. Já, nos EUA, as heroínas foram introduzidas como primas, assim alterando totalmente a história original.

Sailor Moon: As garotas possuem uma vida abundante

All City Canvas

Todas as Sailors contavam com um estilo de vida bem abundante. Podemos observar isso pois Serena mora na zona de Azabu-Jūban, área esta com casas de alto padrão, assim como suas amigas. A casa de Serena, aliás, conta com dois andares, isso em um país onde propriedades são muito valiosas.

Continua após a publicidade

Sailor Moon: Grande sucesso

Musical Sailor Moon

O anime se tornou tão famoso no Japão que até ganhou um musical, além de games para diferentes plataformas. São eles: Super Nintendo e Sega Saturno, que variam do Arcade ao RPG.

E você, já assistiu Sailor Moon?

Então, se você gostou do nosso post confira também: Melhores animes da história – top 25 de todos os tempos.

Fontes: Aficionados; Plano Crítico; Pt.Quizur; Valkirias.

Imagens: Suco de Mangá; Teen Vogue; Noticiais ao Minuto; Nerdist; Uol; IGN Portugal; Rede Manchete; Wallpaper Access; Twitter; Jornal do Empreendedor; deus ex magical girl; All City Canvas; Youtube.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você