Ciência & Tecnologia

Planetas mais próximos do Sol – Quais são e a que distância estão do Sol

Será que a Terra, por exemplo, é um dos planetas mais próximos dos Sol? Você está prestes a saber quais são cada um deles.

Atualizado em 11/12/2019

Durante nossa formação na escola, aprendemos muitas coisas incríveis, sendo uma delas o sistema solar. Uma das coisas que mais fascinantes é como o tal sistema é grande e cheio de mistério e curiosidades. Nessa matéria, vamos nos aprofundar mais sobre os planetas e principalmente sobre os planetas mais próximos do Sol.

Primeiramente, é necessário uma pequena aula de Ciências. Quem estão no centro do nosso Sistema Solar é o Sol. Portanto, ele exerce forças em tudo que estão ao seu redor.

Os planetas, aliás, estão sempre girando ao seu redor. E, enquanto tem forças que os expelem; o Sol, por seu tamanho e densidade; os puxam de volta. Assim, acontece o movimento de translação, onde corpos celestes estão girando ao redor do Sol.

Agora que já estão sabendo sobre como funciona um pouco do nosso sistema solar, vamos falar um pouco sobre os planetas mais próximo do Sol. Vocês sabem quais são? Confira em seguida um pouco sobre o assunto:

Os planetas mais próximos do Sol

Primeiramente, vamos falar sobre todos os 8, ou 9; planetas do Sistema Solar. Começamos com Plutão, que sempre está no meio de diversas polêmicas sobre ser um planeta ou não. Ele, que é o planeta mais distante do Sol, é seguido por Netuno, Urano, Saturno, Júpiter, Marte, Terra, Vênus e Mercúrio.

Aqui vamos falar um pouco sobre Mercúrio e Vênus. O primeiro deles, Mercúrio, certamente, é um dos planetas mais próximo do Sol.

Mas, de forma geral existem dois tipos de conjunção de planetas em nosso Sistema Solar, um deles é o superior e outro é o inferior.

Planetas mais próximos do Sol - Quais são eles?
Sputnik

Planetas superiores se localizam após a Terra em uma escala crescente de distância, ou seja, Marte, em diante até chegar em Plutão. Planetas que vem antes da Terra nessa mesma escala são considerados inferiores. Nessa categoria temos apenas dois: Vênus e Mercúrio.

Basicamente, esses dois planetas podem ser visto apenas durante a noite ou pela manhã. Isso porque estão próximos ao Sol, que emite muita luz.

Logo depois, vem a Terra, que é o terceiro dos planetas mais próximos do Sol.

Distâncias

As distâncias médias de Mercúrio, Vênus e Terra do Sol são, respectivamente, 57,9 milhões quilômetros, 108,2 milhões de quilômetros e 149,6 milhões de quilômetros. Apresentamos o número em média, já que a distância muda durante o movimento de translação.

Agora que você já sabe como eles são classificados, vamos a uma lista com algumas curiosidades não só dos planetas mais próximos do Sol, mas de todos os que compõem o nosso sistema rolar.

Curiosidades sobre os 9 (ou 8) planetas dos Sistema Solar

Mercúrio

Planetas mais próximos do Sol - Quais são eles?
Nasa

O primeiro dos planetas mais próximos do Sol, logicamente, também é o mais quente. Estima-se que sua temperatura média é de 400°C, ou seja, temperatura muito superior ao que os humanos podem aguentar. Ele não tem atmosfera, principalmente devido a alta temperatura, e seu o ano mercuriano é o mais rápido, tendo apenas 88 dias.

Uma curiosidade inesperada sobre esse planeta, é que Mercúrio, apesar de estar mais distante na ordem orbital, está mais próximo da Terra. Cientistas da Nasa analisaram de forma geral e tiraram uma média da distância de Mercúrio durante todo o ano. Sendo assim, Mercúrio se mostrou mais próximo da Terra durante todo o ano do que Vênus.

Vênus

Planetas mais próximos do Sol - Quais são eles?
Nasa

O segundo planeta mais próximo do Sol é conhecido por Estrela-D’Alva ou Estrela do Tarde, já que pode ser visto ao amanhecer ou escurecer. Uma peculiaridade de Vênus é que, além dele rotacionar entre si mesmo de forma contrária a Terra, ele demora 243,01 dias terráqueos. Em suma, seu dia tem 5.832,24 horas. Seu movimento de translação, ou seja, sua volta ao redor do sol, é de 244 dias e 17 horas.

Terra

Planetas mais próximos do Sol - Quais são eles?
Nasa

Até este exato momento, no final de 2019, ainda não foi encontrado outro planeta em todo o universo que tenha as condições exatas para a vida. O único “planeta vivo” de todo o universo tem um satélite, ao contrário dos dois anteriores, que não possuem nenhum satélite. Nosso dia de 24 horas, como você já sabe, e nosso movimento de translação tem o tempo de 365 dias e 5 horas e 45 minutos.

Marte

Planetas mais próximos do Sol - Quais são e a que distância estão do Sol
Fonte: Delas

O Planeta Vermelho está bem próximo da Terra e por também é considerado uma possível “nova casa” para o ser humano. Seu tempo de rotação é bem parecido com o do nosso planeta, tendo 24 horas. Já quando estamos falando do ano marciano a coisa muda. O quarto planeta do nosso sistema leva 687 dias para dar a volta no sol.

Outra coisa parecida com o nosso planeta é que ele possui satélites naturais como a nossa lua. Elas são duas, chamadas de Deimos e Phobos com forma bem irregulares.

Júpiter

Planetas mais próximos do Sol - Quais são eles?
Nasa

O planeta não é conhecido como gigante a toa, já que sua massa é duas vezes maior que a de todos os planetas combinados e multiplicado por 2,5. Seu núcleo é uma imensa bola de ferro e o resto do planeta é feito de hidrogênio e um pouco de hélio. Júpiter também 63 luas, sendo as mais famosas a Europa, Ganymede e Callisto.

O ano de Júpiter tem o tempo de 11,9 anos terrestres e o dia do planeta é bem menos que o da Terra, sendo de 9 horas e 56 minutos.

Saturno

Planetas mais próximos do Sol - Quais são eles?
Nasa

O planeta dos anéis vem logo depois de Júpiter, tanto na ordem quando no tamanho. Além disso, é o segundo maior do Sistema Solar.

O planeta chama atenção também pela sua temperatura, quem em média é de -140° C. Seus anéis são compostos, geralmente, de restos de meteoritos que se chocaram com seus satélites. O planeta tem 60 satélites.

O ano de Saturno também pode chocar, levando 29,5 anos terrestres para dar uma volta completa no Sol. Seu dia já é mais curto, com 10 horas e 39 minutos.

Urano

Planetas mais próximos do Sol - Quais são eles?
Nasa

O planeta chama a tenção pela sua cor: azul. Apesar de ligarmos azul a água, a cor desse planeta se dá pela mistura dos gases presentes em sua atmosfera. Apesar de ser pouco lembrado, Urano também tem anéis em sua volta. Já quando estamos falando de satélites naturais, ele tem 27 ao todo.

Seu tempo de translação é de 84 anos e sua dia tem 17 horas e 14 minutos.

Netuno

Planetas mais próximos do Sol - Quais são eles?
Nasa

O gigante azul tem uma temperatura incrivelmente baixa, que em média chega a -218° C. Entretanto, acredita-se que o planeta tenha uma fonte de calor interna, uma vez que ele parece irradiar temperatura de seu núcleo.

Netuno, aliás, é dividido em 3 parte. Primeiramente, temos seu núcleo rochoso coberto de gelo. Em segundo lugar, temos o que envolve seu núcleo, uma mistura de rocha fundida, amônia líquida, água e metano. A parte restante, então, é composta de uma mistura de gases aquecidos.

O ano em Netuno tem 164,79 dias e seu dia 16 horas e 6 minutos.

Plutão

Planetas mais próximos do Sol - Quais são eles?
Sputnik

O dia 24 de agosto de é conhecido como o Dia do Rebaixamento de Plutão. Em 2006, por existiram diversos outros planetas-anões parecidos com Plutão, ele foi rebaixado não sendo considerado mais um planeta. Apesar disso, existem grandes cientistas, inclusive o diretor da Nasa, que defende que o corpo celeste é sim um planeta. O que você acha?

Já que estamos aqui, é bom dar atenção para ele. Plutão leva 248 anos para dar a volta no sol seu período de rotação é igual a 6,39 dias terráqueos. Além disso, é um dos planetas mais próximos do Sol.

E aí, o que achou da matéria sobre os planetas mais próximos do Sol? Comenta aí e compartilha com todo mundo. Caso tenha gostado, é provável que também vá gostar dessa: Porque o Sol é tão importante para a vida na Terra?

Fontes: Só Biologia, Revista Galileu, UFRGS, InVivo

Imagem de destaque: Wikipédia