Você já ouviu falar em epistaxe? Mesmo que não conheça o termo, certamente já passou por isso. Trata-se de sangue pelo nariz, algo muito comum durante o tempo seco. No entanto, essa não é a única causa das hemorragias nasais.
Apesar de comum, o sangue pelo nariz não costuma indicar nenhum problema grave de saúde. Desse modo, o único caso em que se deve procurar ajuda médica é quando a hemorragia durar mais de 30 minutos.
Em primeiro lugar, é necessário saber que há dois tipos de sangramento no nariz. Cada um deles é classificado de acordo com o local do sangue:
-
Sangramentos no nariz anteriores: nesses casos, comumente, o sangramento é causado por um vaso sanguíneo que se rompeu. Desse modo, são mais comuns e mais fáceis de controlar;
-
Sangramentos no nariz posteriores: já nessas situações, o sangue pelo nariz é consequência de uma artéria na parte de trás do nariz. Além disso, são mais comuns entre pessoas idosas e exigem atenção maior, podendo ser necessário consultar um médico.
Por que sai sangue pelo nariz?
Antes de compreender as possíveis causas do sangramento, é preciso compreender os motivos e quem está mais propenso a ter sangue pelo nariz. De modo geral, qualquer pessoa está propensa à hemorragias nasais. Contudo, no caso de crianças, há uma probabilidade maior do sangramento acontecer.
Entre os 2 e 5 anos, há 30% de chance de sair sangue pelo nariz. Já nos casos de crianças entre 6 e 10 anos, as chances de sangue pelo nariz passam para 56%. Isso acontece porque, na infância, os vasos sanguíneos ainda estão em formação. Além disso, essa faixa etária é mais acometida por doenças respiratórias.
Já nos adultos, além do tempo seco, o sangue do nariz pode ser resultado de quadros de saúde alterados. Além disso, o uso exagerado de anti-inflamatórios, como a aspirina, ou outros medicamentos que aumentam a circulação. Outros fatores como a ingestão de álcool e drogas ilícitas também pode levar à hemorragias nasais.
Causas do sangue pelo nariz
As causas de sangue pelo nariz são as mais variadas, aqui, vamos dividi-las entre as mais e menos comuns.
Causas mais comuns da hemorragia nasal
- Primeiramente, uma das causas mais comuns de sangue pelo nariz é o ar seco;
- Cutucar o nariz com o dedo;
- Sinusite;
- Alergia;
- Uso de anticoagulantes;
- Exposição a irritantes químicos, como amônia
- Desvio de septo;
- Resfriado;
- Rinite;
- Traumas no nariz;
- Uso de sprays nasais.
Causas menos comuns
- Hemofilia;
- Ingestão de álcool;
- Telangiectasia hemorrágica hereditária;
- Púrpura trombocitopênica idiopática (PTI);
- Leucemia;
- Pólipos nasais;
- Cirurgias nasais;
- Tumor nasal;
- Sarcoidose.
O que fazer com sangue pelo nariz?
Apesar de haver muitas receitas caseiras para estancar sangramentos nasais, nem todas são eficientes. Desse modo, uma das crenças é, por exemplo, a de inclinar a cabeça para trás em caso de sangramentos. Contudo, essa manobra não funciona, do ponto de vista científico. Mas, há outros procedimentos que podem ser feitos em caso de sangue pelo nariz.
- Primeiramente, tente comprimir a parte da frente do septo usando o polegar e o indicador em forma de pinça, durante 15 minutos;
- Em seguida, pressione o nariz com uma pedra de gelo envolta em uma toalha;
- De modo geral, hidratar o nariz com solução fisiológica também pode ajudar;
- Além disso, evite deitar-se durante o sangramento;
- Respirar pela boca durante o sangramento;
- Mas, em casos de perda de sangue frequente ou intensa, procurar um otorrinolaringologista.
Você gostou desse artigo sobre sangue pelo nariz? Leia também essa matéria: 13 sinais de gravidez estranhos que as pessoas ignoram
Fonte: Hospital Sírio Libanês, Minha Vida, Viva Bem, Drauzio Varella
Imagens: Hospital Sírio Libanês, Minha Vida, Viva Bem, Drauzio Varella