Curiosidades

8 seleções campeãs que já saíram da Copa na fase de grupos

Um passeio por todas as vezes que as seleções que já venceram a Copa Mundial não conseguiram superar a fase de grupos.

A Copa do Mundo é o maior objetivo e desejo que a maioria sonha e vencê-la significa, além do sucesso, ficar para sempre na história do esporte. Contudo, uma estranha sequência vem acontecendo nas últimas edições, um fenômeno que ficou famoso no imaginário popular como “a maldição do campeão da Copa do Mundo”, ou seja, quando um campeão é eliminado da competição na fase de grupos.

No Segredos do Mundo, relembramos todas as vezes que as seleções campeãs da Copa Mundial saíram na primeira rodada do Mundial.

8 seleções campeãs que já saíram da Copa na fase de grupos

No total, são oito seleções campeãs que saíram na fase de grupos durante as edições da Copa do Mundo: Alemanha, Espanha, Itália (2 vezes), Inglaterra, Argentina, Uruguai, França e Brasil.

Copa do Mundo de 2022

Alemanha

Em primeiro lugar temos a Alemanha que não superou a fase de grupos na Copa do Catar 2022. Mesmo com o empate contra a Costa Rica, a tetracampeã está fora da competição. Isso porque o Japão venceu a Espanha e assegurou uma vaga para as oitavas de final. Assim, ela repete o mesmo desastre de 2018, quando mais uma vez deixou o mundial na fase de grupos da competição.

Continua após a publicidade

Copa do Mundo de 2018

Alemanha

A Alemanha desmoronou na última partida da fase de grupos, contra a Coreia do Sul (2-0). Assim, a seleção alemã deixou a Copa do Mundo após uma derrota inicial contra o México (1-0) e uma vitória contra a Suécia (2-1) no segundo dia.

Copa do Mundo de 2014

Espanha

Contra a Holanda, a Seleção Ibérica sucumbiu (5-1), depois perdeu as opções de passagem à segunda fase ao perder para o Chile (2-0) e fechou a participação ao vencer a Austrália por 3-0 em um duelo de eliminados.

Inglaterra e Itália

O famoso “grupo da morte” como ficou conhecido, tinha nada menos que três campeões mundiais na mesma chave. Porém, a surpresa foi que as duas morreram, a Inglaterra e a Itália, deixando a Costa Rica na liderança do grupo.

Copa do Mundo de 2010

Itália

A Itália obteve 2 empates na fase inicial: contra Paraguai e Nova Zelândia (ambos 1 a 1) e na última rodada do grupo F perdeu por 3 a 2 para a Eslováquia. Assim, a seleção italiana se despediu ocupando o último lugar de sua série.

Continua após a publicidade

França

Em sua participação na Copa da África do Sul, a seleção francesa voltou a ser eliminada na fase de grupos após ficar na lanterna de um grupo com Uruguai, México e os donos da casa. Sua passagem foi marcada novamente com duas derrotas e um empate.

Copa do Mundo de 2002

França

A seleção francesa participou do grupo A, no qual não venceu e acabou na lanterna da tabela ao perder por 1 a 0 para o Senegal, empatar em 0 a 0 com o Uruguai e ser derrotada 2 a 0 para a Dinamarca.

Argentina

A seleção argentina era uma das grandes favoritas no mundial de 2002. Entretanto, ao enfrentar um grupo que tinha Nigéria, Inglaterra e Suécia, foi eliminada após uma vitória, um empate e uma derrota.

Copa do Mundo de 1966

Brasil

A seleção de Pelé foi vítima de um jogo forte e não conseguiu passar da fase de grupos, vencendo a Bulgária por 2 a 0, perdendo por 3 a 1 para a Hungria e perdendo por 3 a 1 para Portugal.

Continua após a publicidade

Itália

Neste mesmo ano, a Itália protagonizou uma das maiores zebras do mundo do futebol. Depois de vencer o Chile e perder para a União Soviética, a Azzurra precisava apenas de um empate para seguir às quartas de final.

Com efeito, o público se preparava para se despedir da Coreia do Norte, que fazia sua primeira Copa do Mundo e havia perdido para a URSS e empatado com a seleção chilena.

No entanto, o time italiano acabou tomando uma goleada aos 42 minutos do primeiro tempo. Desse modo, a Coreia do Norte então avançou às quartas de final, mas acabou derrotada por 5 a 3 pela seleção de Portugal, também estreante em Mundiais.

Copa do Mundo de 1962

Uruguai

Neste ano, a eliminação do Uruguai na fase de grupos foi uma grande surpresa. Durante o mundial, ‘os charruas’ tiveram apenas uma vitória em um grupo que tinha União Soviética, Iugoslávia e Colômbia, ficando em terceiro lugar.

Continua após a publicidade

Copa do Mundo de 1950

Itália

Após as Guerras Mundiais, as Copas do Mundo recomeçaram com a seleção italiana defendendo o título conquistado em 1938, mas perdeu por 3 a 2 para a Suécia e venceu o Paraguai por 2 a 0 no grupo 3, o que não foi suficiente para ele seguir em frente.

Copa do Mundo de 1934

Uruguai

Por fim, os ‘charruas’ venceram a primeira Copa do Mundo em 1930, mas não compareceram à de 1934 porque a Itália se recusou a ir, sendo a única campeã que não defendeu o título na edição seguinte.

Fontes: O Globo, BBC, Srgoool

Leia também:

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você