Ciência & Tecnologia

Sergey Brin – História de vida de um dos co-fundadores do Google

Ao lado de Larry Page, Sergey Brin foi responsável por fundar o Google, site que ajudou a definir e revolucionar a internet.

Por P.H Mota

Sergey Brin é ex-presidente e cofundador do maior site da história da internet: o Google. Atualmente, ele também é responsável pelo laboratório do Google X, focado em inovações tecnológicas para o futuro, e presidente da Alphabet.

Além disso, Brin também é conhecido como o rosto do Google. Isso porque sua personalidade fez com que ele estivesse mais à frente do negócio, em contraste com a dureza de seu parceiro, Larry Page.

Brin é um dos principais bilionários do mundo, com uma fortuna estimada em quase US$ 50 bilhões.

História de Sergey Brin

Sergey Brin - a história de vida de um dos co-fundadores do Google
Business Insider

Sergey Mikhaylovich Brin nasceu em Moscou, na Rússia, em 1973. Filho de pais judeus estudiosos da área de exatas, foi estimulado a se envolver com a tecnologia desde cedo. Quando tinha apenas 6 anos, seus pais decidiram ir morar nos EUA.

Continua após a publicidade

Os pais de Sergey eram professores na Universidade de Stanford, então ele acabou indo estudar na mesma instituição. Primeiramente, ingressou no curso de Matemática e Ciências da Computação. Logo após a graduação, se tornou doutor em informática na mesma universidade.

Foi nesta época que ele conheceu o colega e futuro parceiro de negócios, Larry Page. A princípio, eles não se tornaram grandes amigos, mas acabaram desenvolvendo afinidade pelas ideias em comum. Em 1998, então, a parceria deu origem ao Google.

Google

Sergey Brin - a história de vida de um dos co-fundadores do Google
Business Insider

Com o sucesso do Google, Sergey Brin e Larry Page fizeram uma fortuna bilionária. Atualmente, os dois fundadores do site estão na lista de mais ricos do mundo na Forbes, apesar de serem donos de apenas 16% do Google.

No comando da empresa, Sergey acabou se tornando o rosto mais conhecido entre os fundadores. Isso porque sempre apresentou uma personalidade mais extrovertida, diferente de seu parceiro. Larry Page, inclusive, ficou popular por conta de intrigas e polêmicas dentro da empresa.

Continua após a publicidade

Além disso, Sergey exerce grande influência sobre a área de inovação da empresa, sendo peça fundamental dentro dos laboratórios do Google X.

Inovações

Sergey Brin - a história de vida de um dos co-fundadores do Google
Business Insider

O Google X é o laboratório do Google responsável por desenvolver os projetos de inovação da empresa. Como sempre esteve envolvido na área de inovação, Sergey exerce a maior parte de sua influência dentro desta área da empresa.

Entre seus principais projetos, está o desenvolvimento do Google Glass. O dispositivo visa implantar a internet em óculos e facilitar a interação digital.

Além disso, Sergey está diretamente envolvido no desenvolvimento do Loon, um balão que espalha sinais de wi-fi. A ideia do balão é oferecer internet em regiões mais remotas dos grandes centros urbanos digitalizados.

Continua após a publicidade

Fontes: Canal Tech, Suno Research, Exame

Imagem: Business InsiderQuartz

Próxima página »

Escolhidas para você