Curiosidades

Séries policiais -10 melhores programas da Netflix e do Globoplay

Essa lista de séries policiais foi feita seguindo parâmetros como classificação em sistemas de métricas, número de audiência e recepção.

Em primeiro lugar, as séries policiais são produções que envolvem a investigação de um crime por parte de agentes de segurança. Desse modo, pode estar relacionada tanto à resolução de um só crime em todos os episódios ou apresentar uma estrutura independente. Nesse sentido, cada episódio aborda um crime diferente que uma mesma equipe de personagens busca resolver.

Entretanto, existem outras características comuns ao gênero. Por exemplo, costuma-se observar críticas sociais e políticas engendradas ao enredo, ainda que seja uma série de comédia. Sendo assim, as séries policiais abordam problemáticas reais através da ficção, absorvendo características que perpassam pelo trabalho policial.

Além disso, as séries policiais não tratam somente da polícia civil, pois existem produções que trazem instituições mais táticas, como a SWAT. Por outro lado, há séries cujos protagonistas são detetives particulares, agentes do FBI e outros níveis de segurança nacional. Comumente, as séries abordam as instituições de outros países, em especial dos Estados Unidos.

10 melhores séries policiais da Netflix

Antes de mais nada, essa lista foi construída com base em outros levantamentos. Sendo assim, parte de uma pesquisa bibliográfica que levou em consideração número de audiência, quantidade de premiações, avaliação no IMDB e impacto na indústria do entretenimento. Confira:

Continua após a publicidade

1) Fargo (2017)

Primeiramente, Fargo é uma série policial com 26 episódios distribuídos ao longo de 5 temporadas. Em resumo, foi inspirada no filme homônimo dos irmãos Coen e narra a história de várias pessoas envolvidas em crimes reais. Nesse sentido, se passa principalmente no estado de Minnesota, com novos personagens e tramas a cada temporada.

2) Narcos (2015), a série policial com protagonista brasileiro

Além de extremamente popular, a série Narcos apresenta o ator brasileiro Wagner Moura como protagonista. Desse modo, conta a história do narcotraficante Pablo Escobar, que entrou na história devido a sua atuação no mercado de drogas mundial. Ademais, a foi gravada entre os Estados Unidos e a Colômbia, narrando as origens e consequências do tráfico de cocaína e a guerra das drogas.

Continua após a publicidade

3) O Segredo do Comissário (2017)

Basicamente, essa minissérie turca narra a história de um capitão da polícia aposentado, vivendo uma vida tranquila com sua esposa. Entretanto, o protagonista descobre que seu filho cometeu um assassinato e se vê obrigado a investigar os acontecimentos. Contudo, a investigação se conecta com uma série de outros crimes, forçando o capitão a decidir entre a justiça e a própria família.

4) Inacreditável (2019), a série policial baseada em fatos reais

Em primeiro lugar, essa série policial se baseia em fatos reais. Nesse sentido, conta sobre a investigação de um caso de estupro, cuja vítima foi desacreditada por policiais. Porém, duas detetives assumem o caso e acabam se envolvendo em outras denúncias semelhantes. No geral, o que instiga o telespectador é tentar encontrar o culpado ao longo das investigações.

Continua após a publicidade

5) Twin Peaks (2017)

Antes de mais nada, a série policial do diretor David Lynch é o remake de uma versão produzida em 1990. Desse modo, conta sobre o retorno do agente Dale Cooper, do FBI, à cidade de Twin Peaks. Apesar de ter sido enviado para solucionar o assassinato de Laura Palmer, o agente encontra muitos mistérios não resolvidos à sua espera.

6) Stranger (2017), uma série policial coreana

Também de 2017, essa série policial coreana aborda um caso de homicídio em série, relacionado à corrupção política. Nesse enredo, Doona Bae, que interpretou Sun em Sense8 se alia a um promotor para solucionar o mistério. Entretanto, acabam se envolvendo em uma rede de conflitos maior do que o imaginado.

7) American Crime Story (2016)

Continua após a publicidade

Além de ser baseada em fatos reais, a produção policial apresenta um conjunto de crimes reais que aconteceu nos Estados Unidos. Desse modo, cada uma das três temporadas são apresentadas de modo autônomo, acompanhando eventos verdadeiros e independentes. Ademais, conta com grandes atores no elenco, como John Travolta e Cuba Gooding Jr.

8) Trapped (2015), uma série policial na Islândia

A princípio, a série policial acontece numa pequena ilha da Islândia. Em resumo, uma grande nevasca isola os habitantes do vilarejo, entretanto um misterioso grupo de navegantes chega da Dinamarca. Entre eles, os policiais identificam um corpo sem cabeça e nem membros e devem investigar o que aconteceu.

9) Lista Negra (2018)

Continua após a publicidade

Também muito conhecida, a Lista Negra, ou Blacklist no nome original, é uma série policial envolvendo o FBI. Nessa trama, um fugitivo aceita colaborar com a polícia para que eles prendam outros bandidos. Entretanto, somente aceita se uma jovem detetive chamada Elizabeth Keen falar diretamente com ele, o que aprofunda as relações na narrativa.

10) Como defender um assassino (2017), a série policial com grande renome

Em primeiro lugar, essa série policial foi premiada internacionalmente, com dois Globos de Ouro para Viola Davis, a atriz protagonista. Nesse sentido, conta a história de estudantes de direito que se envolvem em crimes e devem contar com a ajuda da professora para sobreviver.

10 melhores séries policiais do Globoplay

Além da Netflix, outra opção para os aficcionados em séries policiais é o Globoplay. No geral, o serviço de streaming da Globo apresenta opções nacionais e internacionais. Desse modo, a lista a seguir foi desenvolvida com base nas avaliações especializadas do Metacritic. Confira:

Continua após a publicidade

1) Justificado (2010), uma série policial do velho oeste

Em primeiro lugar, Justificado é uma telessérie policial, com 58 episódios distribuídos ao longo de seis temporadas. Por essa perspectiva, narra a história do marechal norte americano Raylan Givens, que faz justiça enquanto acumula inimigos. Entretanto, esse agente é transferido para sua cidade de nascença e enfrenta uma jornada de autodescobrimento enquanto trabalha em vários casos.

2) Homeland: Segurança Nacional (2011)

A princípio, essa série policial tem inspiração em uma produção israelense. Desse modo, as oito temporadas narram a jornada de uma oficial da CIA que se envolve nos desdobramentos de uma possível traição. Entretanto, suas investigações a levam de volta a um caso relacionado a um fuzileiro naval que havia sido dado como morto no passado.

Continua após a publicidade

3) Killing Eve: Dupla Obsessão (2019)

Para além das oito indicações ao Emmy e as incontáveis vitórias na categoria de melhor atriz, Killing Eve é uma série policial instigante. Nesse sentido, conta com duas protagonistas, uma agente do IM5 obcecada por psicologia criminal e uma serial killer que ela persegue. Porém, a caçada envolve as duas partes dessa trama em outros conflitos mais profundos.

4) Dexter (2006), a série policial de um analista policial e serial killer

Primeiramente, esse clássico seriado policial contou com oito temporadas repletas de conflitos. Em resumo, o protagonista trabalha como analista forense da Polícia de Miami. Entretanto, é também um assassino em série que mata os criminosos que não conseguem ser presos pela polícia. Além disso, ganhará um revival contando as tramas da história após dez anos de sua conclusão.

Continua após a publicidade

5) Luther (2010)

Em primeiro lugar, a série policial Luther narra as investigações de um detetive dedicado ao trabalho. Porém, o protagonista interpretado por Idris Elba acaba se envolvendo pessoalmente em cada investigação. Portanto, a narrativa cujo nome refere-se ao detetive em questão passa a envolver os conflitos do personagem em manter o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

6) Ray Donovan (2013)

Apesar de ter sido cancelada em sua sétima temporada, Ray Donovan tornou-se famosa por sua narrativa. Nesse sentido, é uma série policial cujo enredo gira em torno do dono de uma agência, conhecido por defender ricos e os proteger de grandes crimes. Entretanto, o protagonista lida com uma crise familiar no meio tempo.

Continua após a publicidade

7) Elementary (2012), uma série policial que reconta a narrativa clássica de Sherlock Holmes

No geral, Elementary é uma série policial inspirada em Sherlock Holmes, a clássica história de Arthur Conan Doyle. Porém, essa produção moderniza a narrativa, pois apresenta Sherlock como um consultor da polícia de Nova York. Além disso, Watson é uma mulher que cuida da reabilitação do protagonista e o ajuda em seus casos.

8) O Cavalo Amarelo (2020)

Também inspirado em um clássico, O Cavalo Amarelo é uma adaptação do romance policial de Agata Christie. Nessa série policial, o protagonista se envolve em uma série de assassinatos, incluindo o de sua esposa. Entretanto, as investigações revelam uma rede de mistérios.

Continua após a publicidade

9) Pessoa de Interesse (2011)

Em resumo, a trama dessa série policial tem início quando um magnata desenvolve um programa de computador que prevê crimes. Desse modo, o governo americano se concentra em identificar atos terroristas e incorpora o criador do programa nas operações. Além disso, um ex-agente da CIA integra a equipe para impedir os atos terroristas a aprtir de alguns dados dos suspeitos.

10) Madam Secretary (2014)

Por fim, Madam Secretary também envolve uma ex-agenda da CIA. Porém, essa série policial foca no retorno para a vida política, pois a protagonista se torna Secretária de Estado a pedido do presidente dos Estados Unidos. Por outro lado, a trama gira em torno dos conflitos familiares e políticos que envolvem a vida da agente aposentada.

E aí, gostou de conhecer as séries policiais? Então leia sobre Filmes da Amazon – 20 longas que você precisa assistir.

Continua após a publicidade

Fontes: Maiores e Melhores | Terra

Imagens: Youtube | Escotilha

Próxima página »

Escolhidas para você