Curiosidades

Sete: saiba quem foi esse filho de Adão e Eva

Vindo do hebraico que significa "colocado em" ou "substituto", Sete ou Seth foi o terceiro filho de Adão e Eva, irmão de Abel e Caim.

A criação do mundo é narrada no Livro de Gênesis da Bíblia a partir de uma perspectiva de fé e religião. Nesse livro da criação, Deus criou o mundo e providenciou para que o primeiro casal o habitasse: Adão e Eva.

O homem e a mulher criados por Deus viveriam eternamente no Jardim do Éden acompanhados de todos os animais e todas as plantas do planeta. Além de serem pais de Caim e Abel, eles também foram progenitores de Sete.

Saiba mais sobre esse personagem bíblico a seguir.

Quantos filhos Adão e Eva tiveram?

Dependendo dos textos consultados, varia o número de filhos que Adão e Eva tiveram. O número total não é mencionado especificamente nos textos sagrados, mas Caim e Abel são mencionados como os dois filhos oficiais do casal.

Continua após a publicidade

Além disso, também é mencionado o nome de Sete, que nasceria depois que Caim matou seu irmão Abel, que morreu sem descendência.

Há muitas lacunas nas histórias, pois a época, que dura cerca de 800 anos, coincide com o exílio pós-babilônico dos judeus. Por isso, as datas se confundem.

Significado do nome

Vindo do hebraico que significa “colocado em” ou “substituto”, Seth foi o terceiro filho de Adão e Eva, irmão de Abel e Caim. De acordo com o versículo 6 do capítulo 5 do Gênesis, Sete teve um filho a quem chamou de Enos; “Set viveu cento e cinco anos e gerou Enos.”

Após o nascimento de seu filho, Sete viveu mais oitocentos e sete anos, tendo outros filhos e filhas. “E todos os dias que Set viveu foram novecentos e doze anos, e ele morreu.” conforme diz Gênesis 5:8.

Continua após a publicidade

E o outro Sete que aparece na Bíblia?

Em Números 24:17, há outra menção ao nome Sete, especificamente na profecia de Balaão. Neste contexto, acredita-se que o significado do termo está relacionado a “confusão”. Por outro lado, especialistas acreditam que o termo se refere a um antepassado de um povo que era inimigo de Israel.

Outros acreditam que eram um nome dado aos moabitas, um povo nômade que se envolvia com guerras e tumultos. Por último, há também quem se refira a Sete como outra tribo conhecida como Sutu.

Portanto, o Sete que aparece no livro de Números não é o mesmo filho de Adão e Eva.

Fontes: Estilo Adoração, Recanto das Letras, Marcelo Berti

Continua após a publicidade

Leia também:

8 criaturas e animais fantásticos citados na Bíblia

75 detalhes da Bíblia que COM CERTEZA você não reparou

10 anjos da morte mais conhecidos na Bíblia e na mitologia

Continua após a publicidade

Quem era Filemom e aonde ele aparece na bíblia?

Caifás: quem foi e qual a sua relação com Jesus na bíblia?

Behemoth: significado do nome e o que é o monstro na bíblia?

Livro de Enoque, a historia do livro excluído da Bíblia

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você