Mundo Animal

Por que os gorilas batem no peito? Explicação científica

Você sabe por que os gorilas batem no peito? Mais do que um gesto de força, esse é um mecanismo de comunicação da espécie na natureza.

Por Cecília Fernandes

Se você já brincou de mímica, provavelmente imitou um gorila ao bater no peito, mas você sabe por que os gorilas batem no peito? Basicamente, quanto maior for o gorila macho, melhor ele baterá no peito. No geral, esse gesto serve para afirmar aos seus semelhantes quão poderoso ele é.

Desse modo, se configura como um meio de comunicação e afirmação de superioridade na selva. Ademais, pesquisadores concluíram que o som dos golpes também conta como uma medida para tamanho e força do animal. Por outro lado, ainda serve um propósito reprodutivo, tendo em vista que as fêmeas prestam atenção nos gestos para avaliar o melhor parceiro.

Entretanto, entender por que os gorilas batem no peito envolve conhecer a hierarquia entre animais. Em resumo, enquanto as fêmeas observam para fins reprodutivos, os machos utilizam o hábito como alerta para evitar brigas por território ou alimento. Como consequência, cria-se uma cadeia de poder determinada pelo tamanho e força do animal.

Por que os gorilas batem no peito e não em outras partes do corpo?

Em primeiro lugar, os gorilas machos aprendem a bater no peito desde a infância, e vão praticando o hábito enquanto amadurecem. Além disso, esses animais são característicos da região de florestas tropicais, principalmente no centro da África. Sendo assim, são animais que lidam com competição por recursos, predadores e inimigos dentro de um mesmo grupo.

Portanto, além de fazer parte da natureza do animal os gorilas batem no peito porque precisam se proteger e se comunicar com seus semelhantes. Nesse sentido, o ato de bater no peito envolve que o animal se equilibre sobre as pernas, o que demonstra ainda mais o seu porte físico.

Em contrapartida, uma pesquisa publicada na revista científica Scientific Reports mostrou que o tamanho influência na frequência sonora. Ou seja, machos maiores emitem sons mais profundos, o que portanto demonstra a relação entre o por que os gorilas batem no peito e o tamanho desses animais.

Além disso, a pesquisa mostrou que existe uma relação entre os sons e o tamanho das bolsas de ar próximos à laringe. Em outras palavras, a frequência sonora sofre influência da fisiologia do gorila, de modo que o tamanho das bolsas impacte na intensidade.

No geral, estima-se que os golpes no peito realizado por machos adultos da espécie de lombos prateados podem ser ouvidos a mais de um quilômetro de distância. Por outro lado, a pesquisa ainda investigou que existem animais com batidas características. Desse modo, é possível identificar diferentes membros de um grupo de gorila pela forma com que batem no peito.

Mas como funciona?

Ao contrário do que se imagina, os gorilas não batem no peito constantemente e com raiva, como é visto no filme King Kong. A princípio, um grupo de pesquisadores mapeou o comportamento de gorilas-das-montanhas ameaçados de extinção. Basicamente, acompanharam os animais por mais de três mil horas no Parque Nacional dos Vulcões, em Ruanda.

No geral, foi percebido que os animais batem no peito com as mãos em forma de concha, o que tende a amplificar o som. Sendo assim, o primeiro mito de que eles batem no peito com o punho fechado foi derrubado com a análise dos pesquisadores. Além disso, percebeu-se que o movimento não é feito constantemente.

Nesse sentido, o pesquisador Edward Wright e seus colegas responsáveis pela pesquisa identificaram que cada macho batia no peito apenas 1,6 vezes a cada 10 horas, em média. Ademais, os gorilas machos inferiores e filhotes também tem esse costume, mas somente como brincadeira ou hábito da espécie.

Apesar de ser identificado como um gesto assustador por alguns, os gorilas não são acostumados com a agressão. Desse modo, porque os gorilas batem no peito não é necessário entrar em conflito com seus semelhantes. Em especial, isso acontece porque é uma forma de comunicar sua força e prevenir brigas.

Por fim, foi percebido pelos pesquisadores que cada batida é como uma espécie de assinatura personalidade, por identificar os gorilas entre si. Como consequência, os animais podem se encontrar em diferentes pontos do habitat e se identificar entre si quando necessário.

E aí, entendeu por que os gorilas batem no peito? Então leia sobre O que é cor? Definição, propriedades e simbolismos.

Fontes: BBCNational Geographic | UOL | Aventuras na História

Imagens: VEJA | National Geographic

Próxima página »

Escolhidas para você