Curiosidades

Sinal Wow! Misterioso código extraterrestre finalmente foi resolvido?

Um dos maiores mistérios astronômicos das últimas décadas, o Wow! sinal, se tornou um enigmático código que desafiou a comunidade científica.

Em 1977, uma equipe de astrônomos ouvindo o cosmos na Universidade de Ohio estava analisando gravações das frequências de rádio da noite anterior, quando descobriu algo que parecia ser verdadeiramente notável: o sinal Wow!

Diferente de tudo que eles já tinham visto, o sinal capturado pelo telescópio ‘Big Ear’ parecia mostrar uma emissão que não poderia ser criada naturalmente, resultando na agora famosa expressão “Wow!” criada pelo astrônomo Jerry Ehman.

Como foi descoberto o sinal Wow?

Durante a madrugada de 15 de agosto de 1977, um dos membros da equipe, Jerry Ehman, gravou um sinal de 72 segundos que, na época, vinha de um grupo de estrelas de nome Chi Saggittarii na constelação de Sagitário.

Continua após a publicidade

Com efeito, os dados que retornaram do sinal se destacaram entre os baixos números de ruído de fundo.

Em suma, o sistema de computador da universidade para medir a intensidade dos sinais do espaço usava um código alfanumérico simples.

0s e 1s eram simplesmente atrasos silenciosos no processamento do computador, enquanto os números variando de 1 a 9 indicavam uma faixa de sinais cósmicos de baixa a média intensidade.

A intensidade do sinal de 10 a 11 foi representada pela letra A e de 11 a 12 foi representada por um B e assim por diante.

Continua após a publicidade

Identificando o sinal extraterrestre

Sinal Wow! Misterioso código extraterrestre finalmente foi resolvido?

O zumbido de fundo da linha de base do universo ficou em torno de 1 ou 2 nas impressões de seus computadores. Então, de repente, letras como E, Q e U apareceram na tela, indicando um sinal trinta vezes mais alto do que o ruído de nível básico.

A notícia se espalhou rapidamente e o “Wow! Sinal ”continua sendo uma das evidências mais interessantes já produzidas no campo de pesquisa Search For Extraterrestrial Intelligence (SETI). No entanto, como a maioria dos sinais de alienígenas, veio com muita controvérsia e hipóteses para explicá-lo.

O sinal só foi ouvido uma vez,ou seja, nunca mais se ouviu falar dele. Todos os cientistas e astrônomos ouviram naquela área do espaço, mas nenhum outro sinal ocorreu novamente.

Continua após a publicidade

Alguns até brincaram que poderia ter sido alienígenas dizendo que não estavam interessados ​​em ouvir cientistas da terra novamente, o que explicaria o registro único do sinal.

Quais teorias tentaram explicar o código misterioso?

Outras tentativas de localizar o sinal não tiveram sucesso. Em 2016, astrônomos do Centro de Ciência Planetária sugeriram que uma nuvem de hidrogênio ao redor de um cometa poderia ser a fonte do Wow!.

Aliás, dois cometas passaram pela área de onde o sinal veio no dia em que foi descoberto. Contudo, eles não foram vistos na época.

Continua após a publicidade

Os dois cometas reapareceram em fevereiro de 2017, e os sinais de rádio que os astrônomos captaram deles correspondiam ao sinal Wow!.

Testes posteriores mostraram que outros cometas também emitem sinais de rádio na mesma frequência que o hidrogênio; embora não tenham sido os mesmos que enviaram o Wow!, os astrônomos agora têm certeza de que era definitivamente um cometa e não alienígenas.

O mistério permanece?

Sinal Wow! Misterioso código extraterrestre finalmente foi resolvido?

Para aqueles que ainda têm esperança de um sinal extraterrestre, a equipe admite que a hipótese dos cometas não é uma prova de 100% de que seja a resposta para o mistério, mesmo que alguns tenham a certeza de que é.

Continua após a publicidade

Por fim, embora isso resolva um mistério, muitos continuam a causar muito debate e especulação na comunidade astronômica. Desde a descoberta do sinal Wow, houve dezenas, senão centenas, de observações subsequentes, todas vazias.

Muitos propuseram possíveis explicações, desde satélites espiões até os cometas; no entanto, ainda não há nenhum consenso convincente e universal sobre o Wow.

Então, gostou de saber mais sobre esse misterioso código astronômico? Pois, leia também: Asteroide perto da Terra fará sua maior aproximação ao planeta

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você