Sinestesia: 1 em cada 3 pessoas ouve sons nesses vídeos mudos

Você já ouviu falar em sinestesia? Para quem não tem ideia do que seja, ela se trata de um estímulo percebido por um sentido específico, que dá origem a outras percepções sensoriais, mesmo que só na sua cabeça.

É por causa desse tipo de fenômeno que algumas pessoas conseguem ouvir sons nesses vídeos mudos que você está prestes a conferir. E a loucura não para por aí.

Quem descobriu essa possibilidade da sinestesia e dedicou sua carreira à essa pesquisa, o cientista Elliot Freeman, da City University de Londres; percebeu que ele podia ouvir não somente ruídos em vídeos mudos, mas também escutar os passos das pessoas quando olhava para elas na rua, ouvir as setas dos carros mesmo em meio ao ruído da cidade e até mesmo o som das luzes piscando.

Outros efeitos da sinestesia

Conforme o pesquisador, a sinestesia faz ainda com que algumas pessoas consigam atribuir cores para notas musicais e números, cheiros ou sabores para algumas pessoas e assim por diante.

E o mais interessante de tudo é que todo esse processo acontece de forma involuntária, mas muito consistente. Ou seja, embora as pessoas saibam que se trata de estímulo imaginário, às vezes é possível até mesmo confundi-lo com os sons do cotidiano.

Gif das torres

Apesar de se achar meio louco no início, Freeman resolveu pesquisar e descobriu que de 20% a 30% das pessoas também podem ouvir sons imaginários em vídeos mudos e sentir outros tipos de efeitos da sinestesia.

Um dos “testes” sinestésicos mais famosos da internet até hoje, aliás, é o GIF da torre que pula corda. Muita gente relata ouvir o impacto da torre no solo quando ela pega impulso para o próximo salto. Você consegue ouvir também?

Será que você é sensível à sinestesia?

Agora que o britânico já sabe que não está sozinho nessa, a próxima etapa de sua pesquisa é descobrir que tipo de estímulo visual mais leva as pessoas à sinestesia. Ele quer saber também se ela é associada a outras variações de percepções.

O pesquisador supõe que as pessoas que sentem os efeitos da sinestesia têm uma capacidade maior de percepção visual que a média das pessoas. Ele acredita ainda que as áreas do cérebro que coordenam os estímulos visuais e auditivos também funcionem de uma forma mais aprimorada nessas pessoas.

E, se você quer testar para saber se você também está entre essa parcela de pessoas que conseguem sentir a sinestesia, temos aqui um link para um quiz, no mínimo, divertido. Embora o teste seja em inglês, ele é bastante intuitivo e mostra uma série de imagens sem sons, às quais você precisa classificar, de 0 a 5, a intensidade dos estímulos sinestésicos que elas causam.

Agora, se você já tentou e não consegue sentir nada de diferente ao ver esse tipo de imagens, não se desespere. Você também pode se divertir, nesse outro link, onde o pesquisador conta sua própria história e revela àqueles que não sentem a sinestesia os sons que algumas pessoas conseguem ouvir ao ver as imagens mudas.

E então, você sente algum tipo de efeito sinestésico? Acha que isso é possível mesmo ou é só invenção? Não deixe de nos contar nos comentários!

Agora, falando em coisas legais que nossa cabeça pode nos proporcionar, não deixe de conferir ainda: Teste de inteligência: 3 perguntas simples para testar o raciocínio lógico.

Fonte: Super Interessante