Sintomas de DST: como identificar os sinais no corpo

Os sintomas de DST podem envolver ferimentos e dores em regiões genitais, mas podem ser inexistentes, dependendo da condição.

Sintomas de DST: como identificar os sinais no corpo

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são aquelas com contaminação especialmente durante relações íntimas com uma pessoa infectada, sem proteção. Logo após a contaminação, os primeiros sintomas de DST podem envolver o surgimento de ferimentos, corrimentos, bolhas ou verrugas, por exemplo.

No entanto, também existem DSTs que não apresentam nenhum sintoma. Ou seja, qualquer pessoa que se envolve numa relação íntima sem o uso de preservativos pode estar contaminada.

Em alguns casos, entretanto, nem mesmo a pessoa com a infecção demonstra sintomas de DST pelo corpo. Por causa disso, a terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a substituir DST em diversos casos.

Principais causas

Sintomas de DST: como identificar os sinais no corpo
Men’s Health

A principal forma de transmissão das DSTs é por meio do contato íntimo e sexual sem a proteção com preservativo. No entanto, a transmissão também ocorre em quadros de mãe infectada. Nesses cenários, as bactérias, vírus ou microrganismos passam para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação.

Uma outra maneira menos comum de transmitir as infecções é o contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas..

Sintomas de DST

AIDS

Sintomas de DST: como identificar os sinais no corpo
CNN

A AIDS, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é a manifestação final da infecção por vírus HIV. Ela ataca células do sistema imunológico e causa sua destruição, reduzindo ou retirando a proteção e defesa do organismo para outras doenças. Os principais sintomas da DST ocorrem foram dos órgãos genitais, como febre alta, dores de cabeça e dores nas articulações.

Além disso, é comum a aparição de gânglios (ínguas) na região do pescoço, atrás das orelhas e axilas, tosse e dor de garganta. Sintomas como náusea, diarreia, diminuição do apetite e perda de peso também ocorrem com frequência.

Sífilis

Sintomas de DST: como identificar os sinais no corpo
Renato Cassol

A sífilis é uma DST causada pela bactéria Treponema pallidum, que se manifesta de formas diferentes, dependendo do estágio. Os primeiros sintomas começam a se manifestar com uma ferida discreta nos órgãos genitais ou na boca. A ferida desaparece mesmo sem tratamento, mas isso não indica cura da infecção, já que a bactéria continua no corpo.

Dessa maneira, a DST manifesta outros sintomas no futuro, como manchas pelo corpo e aumento de gânglios linfáticos. Em estágios mais avançados, também causa lesões mais graves em diversos órgãos, bem como doenças cardíacas, neurológicas e morte.

Cancro mole

Sintomas de DST: como identificar os sinais no corpo
MD Saúde

O cancro mole é provocado pela bactéria Haemophilus ducreyi e tem sintomas que incluem feridas dolorosas nos órgãos genitais. Além disso, as feridas apresentam características próprias como pus e odores desagradáveis. Caso o paciente se coce com frequência, outras feriadas podem surgir no corpo, incluindo ínguas dolorosas na região da virilha, por exemplo.

Condiloma acuminado

Sintomas de DST: como identificar os sinais no corpo
Dr Rafael Onuki Sato

O condiloma acuminado é causado pelo HPV (Papiloma vírus humano) e também recebe o nome de crista de galo, figueira e cavalo de crista. Os principais sintomas da DST envolvem o desenvolvimento de verrugas na região dos órgãos genitais e do ânus. A princípio, podem surgir uma ou duas verrugas pequenas, que podem se espalhar e assumir o aspecto de couve-flor quando não há tratamento.

Gonorreia e infecção pro clamídia

Sintomas de DST: como identificar os sinais no corpo
Dr Crippa

Essas DSTs surgem após a infecção pelas bactérias Neisseria gonorrhoeae e Clamídia trachomatis e não apresentam sintomas, na maioria dos casos. No entanto, alguns quadros de infecção podem apresentar dor no baixo ventre, ao urinar e durante relações íntimas. Além disso, pode haver corrimento amarelado ou pus nos órgãos genitais, sangramento nos órgãos femininos e dores nos testículos.

Doença Inflamatória Pélvica (DIP)

Sintomas de DST: como identificar os sinais no corpo
suprevida

Quando gonorreia ou infecções por clamídia atingem os órgãos reprodutivos femininos, as inflamações provocam sintomas como dores abdominais. Além disso, a DST pode manifestar outros sintomas, como fadiga, vômitos, febre e dores durante as relações sexuais.

Hepatites virais

Sintomas de DST: como identificar os sinais no corpo
SBDST

As hepatites virais são causadas por vírus que geram inflamações no fígado, mas também ocorrem como DSTs. Seus principais sintomas são ocultos, na maioria dos casos, mas em quadros avançados podem incluir febre, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, náuseas, vômitos, perda de apetite, urina escura, icterícia (olhos e pele amarelados) e fezes esbranquiçadas.

Herpes genital

Sintomas de DST: como identificar os sinais no corpo
febrasgo

Esse tipo de DST manifesta-se nos órgãos genitais e no ânus, com bolhas pequenas e agrupadas. Caso essas bolhas sofram algum rompimento, pequenas feridas aparecem, podendo provocar queimação, corrimento e dores. A manifestação da doença pode desaparecer e voltar depois de algum tempo, de forma que a infecção só é transmitida durante a aparição dos sintomas.

Infecção por HTLV

Sintomas de DST: como identificar os sinais no corpo
Drauzio

A infecção é causada pelo vírus T-linfotrópico humano (HTLV), afeta os linfócitos T (células de defesa) e não provoca sintomas na maioria dos casos. No entanto, alguns sintomas da DST podem provocar o desenvolvimento de doenças no sistema nervoso, nos olhos, na pele, no sangue ou no aparelho urinário.

Candidíase

Sintomas de DST: como identificar os sinais no corpo
Pebmed

A candidíase é resultado de infecções do fungo gênero Cândida e mais frequente em mulheres, especialmente em mulheres grávidas. Além das transmissões por relações sexuais, a doença também ocorre em contaminações por meio do sistema gastrointestinal. Os principais sintomas envolvem corrimento esbranquiçado, vermelhidão no órgão sexual feminino, coceira intensa, dor ao urinar e desconforto durante a relação sexual.

Como prevenir DSTs

Sintomas de DST: como identificar os sinais no corpo
seventeen

O método mais eficaz de se manter longe das DSTs é usar preservativo em todas relações sexuais, seja oral, anal ou vaginal. Além disso, deve-se evitar o compartilhamento de objetos como seringas e agulhas, durante o uso de drogas ou realização de tatuagens.

Cuidados com a higiene pessoal também são importantes, como por exemplo lavar cuidadosamente os órgãos genitais. Em homens, é importante puxar o prepúcio (dobra da pele) e remover todo o esmegma esbranquiçado do local. Nas mulheres, substância geralmente se concentra na vulva, que também precisa de atenção.

Aos primeiros sinais de sintomas de DST ou alterações nos órgãos genitais, não tenha vergonha de discutir a questão com seu parceiro sexual ou consultar um médico. A partir do diagnóstico precoce, é possível evitar infecções mais graves e avançadas, que oferecem riscos maiores.

Além disso, tenha cuidado ao utilizar banheiros públicos e coletivos, que podem trazer infecções em louças sujas e toalhas contaminadas.

Fontes: Rede D’or São Luiz, HU Brasília, Saúde SP, Vitta

Imagens: ArtFértil, Men’s Health, seventeen, CNN, Renato Cassol, Pebmed, Drauzio, SBDST, suprevida, Dr Crippa, Dr Rafael Onuki Sato, MD Saúde, febrasgo

Outras postagens