Superlua e chuva de meteoros estarão visíveis no céu, nessa terça-feira

E, antes de finalizar o ano, o céu de 2016 vai protagonizar mais um espetáculo: na noite desta terça-feira, 13 de dezembro, estarão visíveis no céu uma superlua e, como não se bastasse, uma chuva de meteoros geminídea. Só para você ter ideia do show, a lua estará 14% maior e 30% mais brilhante que o comum. Interessante, não?

O problema de tanto brilho é que a lua pode acabar roubando as atenções. A visibilidade dos meteoros pode ser comprometida de 5 a 10 vezes, o que pode acabar com o fascínio dos geminídeos no céu. Basicamente, o mesmo problema que aconteceu da última vez, com o fenômeno Leônidas, como mostramos nessa outra matéria.

Superlua e chuva de meteoros

Mas, de acordo com especialistas, caso você não consiga ver a chuva de meteoros esta noite, não fique muito triste. Essa chuva de meteoros, deixados pela órbita do asteroide 3200 Faetonte (que passa na direção da constelação de Gêmeos, por isso “Geminídeas”) acontece todos os anos e sua média de avistamentos é de 50 a 100 meteoros por hora. Então, embora vá demorar um pouquinho, em dezembro de 2017 o espetáculo se repetirá.

Já, sobre a superlua, como já falamos, podemos esperar que seja bem brilhante. Seu auge, aliás, será por volta das 22h. Essa será a terceira superlua do ano. A primeira foi em 16 de novembro e, a segunda, em 14 de novembro, quando a lua cheia estava no mais próximo da Terra desde 1948.

E, então, você vai observar os fenômenos esta noite? E, se você ainda quiser saber um pouco mais sobre tudo o que o céu pode nos proporcionar, não deixe de ler ainda: Ciência descobre 8 novos planetas onde é possível existir vida.

Fonte: Extra