Curiosidades

Tempestade de areia: conheça o fenômeno que atingiu o Brasil

Cenas de enormes nuvens de poeira com ventos de até 100 km/h têm sido cada vez mais frequentes no Brasil, mas por que elas ocorrem?

Uma tempestade de areia ou poeira é um fenômeno meteorológico comum em regiões áridas e semiáridas. Tempestades de poeira surgem quando uma rajada de vento ou outro vento forte sopra areia solta e sujeira de uma superfície seca.

Com efeito, partículas finas são transportadas por saltação e suspensão, processo que remove o solo de um local e o deposita em outro. Além disso, as tempestades de areia são mais comuns no verão.

Essas tempestades também são chamadas de ‘haboob’, (o termo vem da palavra árabe “habb”,que significa vento) ou seja, uma nuvem de poeira intensa que frequentemente aparece em climas desérticos.

No entanto, elas estão se tornando cada vez mais frequentes no Brasil e em outras partes do mundo, por causa de uma série de quebra nos padrões nos eventos climáticos. Além disso, a intensidade das tempestades e do calor aumenta a cada ano. Saiba mais sobre este fenômeno a seguir.

Continua após a publicidade

O que causa uma tempestade de areia?

Tempestade de areia: conheça o fenômeno que atingiu o Brasil

Os mecanismos para tempestades de água e tempestades de poeira são essencialmente os mesmos; porém, a única diferença é que é uma tempestade ocorre quando há umidade e uma tempestade de poeira quando o ar está seco.

Continua após a publicidade

À medida que o ar em uma região fica cada vez mais quente, ele sobe enquanto o ar mais frio desce. Nesse processo de convecção, o ar quente também aquece as camadas superiores de nossa atmosfera.

Este ar quente encontra mais ar quente cheio de umidade criando assim uma instabilidade. Portanto, quando o ar fica sem umidade, mas ainda existem regiões de baixa pressão criadas por causa do calor, o ar quente cheio de poeira corre para preencher o vazio, causando tempestades de poeira mortais.

Continua após a publicidade

Além disso, recursos terrestres mal administrados, incluindo estradas expostas e poeira urbana, contribuem para isso.

No Brasil, o número crescente de ondas de calor é uma das principais causas dessas tempestades. Além disso, a desertificação do solo, emissão de poluentes e queimadas se dispersam por todo o país, mantendo ainda mais altas as temperaturas.

Quais os impactos negativos da tempestade de areia na saúde humana?

Em suma, essas tempestades costumam durar até três horas e causam vários danos tanto aos humanos quanto ao ambiente onde ocorrem. No caso dos prejuízos aos indivíduos, a poeira transportada pelo ar apresenta riscos graves para a saúde humana.

Continua após a publicidade

Aliás, o tamanho das partículas de poeira é um fator determinante do perigo potencial para a saúde humana. Partículas maiores que 0,001 centímetros não são respiráveis, portanto, só podem danificar órgãos externos.

Assim, elas acabam causando principalmente irritações na pele e nos olhos, conjuntivite e maior suscetibilidade a infecções oculares.

Por outro lado, as partículas inaláveis menores costumam ficar presas no nariz, boca e trato respiratório superior, podendo estar associadas a distúrbios respiratórios como asma, pneumonia, rinite alérgica e silicose.

No entanto, partículas mais finas podem penetrar no trato respiratório inferior e entrar na corrente sanguínea, onde podem afetar todos os órgãos internos e ser responsáveis ​​por distúrbios cardiovasculares.

Continua após a publicidade

Como se proteger durante um haboob?

Tempestade de areia: conheça o fenômeno que atingiu o Brasil

A maneira mais simples é permanecer dentro de casa. Se você estiver ao ar livre durante uma tempestade, é aconselhável ficar longe de árvores, pois elas estão sujeitas a quedas de raios.

Além disso, deve-se evitar locais como piscinas, lagos e praias, pois podem conduzir eletricidade.

A distância de uma tempestade que se aproxima pode ser medida calculando a diferença de tempo entre um relâmpago e um trovão: em suma, você divide a lacuna em segundos entre um relâmpago e um trovão por cinco, e é a quantos quilômetros de distância está uma tempestade.

Continua após a publicidade

No entanto, se você estiver dentro de casa, mais uma vez, evite não apenas água, mas também manusear equipamentos elétricos e pontos de conexão.

Durante tempestades de areia, evite dirigir, sobretudo, por causa da visibilidade reduzida. Esses fenômenos costumam se formar quando uma grande rajada de ar sai de uma tempestade também, por isso é muito importante se proteger contra a tormenta que se seguirá.

Quais os impactos ambientais e econômicos de um haboob?

Tempestade de areia: conheça o fenômeno que atingiu o Brasil

Uma tempestade de areia pode transportar e carregar grandes volumes de areia inesperadamente. Portanto, elas também aumentam a disseminação de doenças em todo o mundo.

Continua após a publicidade

Os esporos do vírus no solo são lançados na atmosfera pelas tempestades com suas partículas minúsculas e interagem com a poluição do ar urbano.

Ademais, as tempestades de poeira causam a perda de solo das terras secas e, pior, removem preferencialmente a matéria orgânica e as partículas mais leves ricas em nutrientes, reduzindo assim a produtividade agrícola.

Além disso, a tempestade desgasta plantas e vegetações. Esses fenômenos também reduziram a visibilidade, afetando aeronaves e transporte rodoviário, bem como criam problemas devido às complicações de respirar a poeira.

Agora que você sabe como ocorrem as tempestades de areia, leia também: Mudanças climáticas no Brasil criam eventos extremos

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você