Curiosidades

Teste de personalidade MBTI: qual dos 16 tipos de persona é o seu?

O Teste de Personalidade Myers-Briggs é uma avaliação de habilidades personalizado, interativo e focado na carreira; saiba mais sobre ele.

Você pode pensar que seguir um caminho acadêmico ou profissional específico é uma ótima ideia no momento. No entanto, você pode não se sentir realizado, desafiado ou motivado se isso não corresponder à sua personalidade. Desse modo, conhecer seu tipo de personalidade através do teste de personalidade MBTI pode ajudá-lo a descobrir o que você pode gostar de fazer, no que você pode ser bom e até mesmo abrir novas possibilidades que você não havia considerado antes.

Em suma, esse teste ajuda a você olhar para o quadro geral, entender seu tipo de personalidade e saber quais decisões tomar com relação aos temas educacionais e de carreira. Saiba mais a seguir.

O que é o Teste de Personalidade MBTI?

Esta ferramenta de avaliação de personalidade amplamente utilizada é baseada no trabalho de Carl Jung, o famoso psiquiatra suíço que estudou arquétipos de personalidade e fundou a psicologia analítica.

Continua após a publicidade

Katherine Briggs e sua filha, Isobel Briggs Myers, expandiram a teoria de Jung para identificar quatro pares de elementos psicológicos “opostos”, para criar quatro “escalas” – entre extroversão e introversão, por exemplo, ou pensamento e sentimento.

De acordo com a teoria, todos têm uma preferência por uma das características dentro de cada par, e usamos essa abordagem preferida na maioria das vezes.

Continua após a publicidade

A ferramenta de avaliação MBTI envolve responder a uma série de perguntas sobre você. No final, você recebe um código de quatro letras com base nos quatro descritores que melhor se aplicam a você.

Quais as Escalas Psicológicas do Instrumento MBTI?

Teste de personalidade MBTI: como funciona e o que diz sobre você

Continua após a publicidade

As quatro escalas psicológicas do teste MBTI são as seguintes:

[E] Extroversão – [I] Introversão

Isso lida com o nosso fluxo de energia. Extrovertidos são estimulados por eventos e pessoas externas a eles. Ademais, demonstram seus sentimentos, aprendem conversando e trabalham bem em grupo.

Por outro lado, os introvertidos preferem a reflexão privada, o autoexame e a autodescoberta. Com efeito, os indivíduos com essa personalidade escondem seus sentimentos, preferem trabalhar sozinhos e aprendem observando. No teste MBTI, essas escalas são representadas pelas letras E e I.

[S] Sensorial – [N] Intuição

É a forma como aprendemos as informações. As pessoas sensoriais usam seus cinco sentidos físicos (visão, audição, tato, paladar e olfato) para interpretar o mundo. Assim, elas gostam de exemplos da vida real, preferem exercícios práticos e obtêm os fatos enquanto possivelmente perdem a ideia principal.

Continua após a publicidade

Já, as pessoas intuitivas preferem confiar nos instintos. Elas trabalham com base em palpites e sentimentos, usam sua imaginação e obtêm a ideia principal enquanto perdem alguns dos fatos. No teste MBTI, essas escalas são representadas pelas letras S e N.

[T] Racional – [F] Sentimental

É o modo como tomamos decisões. As pessoas pensantes usam critérios lógicos e objetivos, ou seja, elas perguntam “Por quê?” e adoram desfrutar de debates. Em contrapartida, as pessoas sentimentais usam seus valores e ideias subjetivas. Elas usam muitas palavras e preferem harmonia, concordância e ajudar os outros. No teste MBTI, essas escalas são representadas pelas letras T e F.

[J] Julgamento – [P] Percepção

É assim que lidamos com o mundo. Quem julga as pessoas tem um propósito, são indivíduos decisivos que gostam de estrutura, planos, regras e organização. Por outro lado, perceber as pessoas é uma abordagem descontraída e relaxada. Esses indivíduos são flexíveis, abertos a mudanças e gostam de explorar. No teste de Myers-Briggs, essas escalas são representadas pelas letras J e P.

Como funciona o Teste MBTI?

Continua após a publicidade

Para identificar o tipo de personalidade, o teste de Myers-Briggs separa 16 tipologias diferentes, com base em qual lado de cada escala é dominante. Então, uma pessoa que tem preferência por Introversão, Sensação, Pensamento e Julgamento seria um ISTJ.

Em suma, um certo conjunto de características pessoais está associado à designação ISTJ para descrever como essa pessoa é.

Desse modo, os ISTJs são sérios, silenciosos, práticos e confiáveis. Eles são responsáveis, realizados e determinados. Além disso, eles trabalham com precisão e lidam com situações de alta pressão com calma, mas tendem a tomar decisões rápidas e impulsivas.

Eles podem ser impacientes e esquecer de apreciar o trabalho dos outros. Ademais, as ocupações mais populares para ISTJs incluem contador, supervisor de correções, médico, engenheiro e operador técnico.

Continua após a publicidade

A avaliação Myers-Briggs é confiável?

Teste de personalidade MBTI: como funciona e o que diz sobre você

Muitos especialistas ressaltam os atributos positivos e negativos do teste de Myers-Briggs. Basicamente, esta é uma avaliação para nos ajudar a entender nossas personalidades em alto nível. Seus resultados, no entanto, não têm base científica e são inteiramente abertos à interpretação pessoal.

De modo geral, o teste de Myers-Briggs nos dá uma compreensão superficial de nossos pontos fortes e fracos. Quando comparado com os resultados de outros, pode revelar potenciais conflitos ou explicar confrontos de personalidade.

Novamente, isso não tem base em métodos e entendimentos científicos rigorosos, mas sim em uma teoria das diferenças de personalidade.

Continua após a publicidade

Portanto, o teste MBTI não deve necessariamente ser feito para obter informações sobre o estado de nossa saúde mental. Tampouco pretende servir como prova de nossas falhas.

Por fim, vale ressaltar que a avaliação MBTI atende a todos os requisitos para testes educacionais e psicológicos e também tem sido usado por inúmeros profissionais e organizações em todo o mundo para o desenvolvimento de pessoas desde sua criação, há mais de 70 anos.

Agora que você sabe o que é o Teste de Personalidade MBTI, leia também: Temperamento sanguíneo – Características e comportamentos

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você