Curiosidades

10 fatos que provam que os olhos verdes são os mais atraentes

Certamente é único e especial estar entre os 2% dos olhos verdes do mundo, mas o que define essa cor dos olhos? Leia e descubra!

Você já se perguntou por que as pessoas têm olhos verdes, azuis e castanhos? Em suma, a cor dos seus olhos depende da quantidade do pigmento melanina que você tem na íris – a parte colorida dos olhos. Portanto, quanto mais pigmento você tiver, mais escuros ficarão os olhos. Olhos azuis, cinza e verdes são mais claros porque têm menos melanina na íris.

A maioria das pessoas no mundo possuem olhos castanhos. Ademais, as próximas cores mais comuns são azul e cinza, e verde é a cor mais rara. Além de dar cor aos olhos, a melanina ajuda a protegê-los do sol.

Os olhos claros, como os verdes, são muito mais sensíveis aos raios nocivos do sol do que os olhos mais escuros porque têm menos pigmento. Veja a seguir algumas curiosidades sobre os olhos verdes.

O que causa os olhos verdes?

10 fatos que provam que os olhos verdes são os mais atraentes

Os cientistas costumavam acreditar que a cor dos olhos ocorria por causa de dois genes da cor dos olhos, um de cada pai. Como o marrom é um gene mais dominante do que o azul, uma pessoa de olhos azuis teria dois genes de olhos azuis, e os pais de dois olhos azuis não poderiam ter um filho de olhos castanhos. Na verdade, é mais complexo do que isso e aqui está o porquê!

O que determina a cor dos olhos são os genes que controlam a produção de melanina na íris. Os olhos mais escuros têm muita melanina, enquanto os olhos claros têm pouca.

Continua após a publicidade

Como você pode notar, a porcentagem de olhos verdes é menor do que muitas das outras cores, mesmo quando ambos os pais têm olhos verdes. Uma vez que é provável que seja azul ou marrom.

Além disso, a cor dos olhos verdes não é uma cor sozinha. Existem alguns fatores que determinarão por que seus olhos são dessa cor:

  • Os níveis de melanina na íris;
  • A distribuição da melanina na íris;
  • Como a dispersão da luz na íris e as moléculas de pigmento afetam a cor;
  • E, por último, como a íris é percebida em diferentes tipos de iluminação e contraste com o ambiente.

10 fatos que provam que os olhos verdes são os mais atraentes

1. Possuem origens antigas

Segundo a pesquisa, dizem que os olhos verdes existem desde a Era do Bronze, o que significa que já existem há milhares de anos. Essa cor é mais comumente encontrada em europeus. Diz-se também que os europeus com olhos verdes são geralmente considerados descendentes de alemães ou celtas.

2. Caracterizam a personalidade do indivíduo

10 fatos que provam que os olhos verdes são os mais atraentes

Algumas das características de olhos verdes associadas às pessoas incluem ser extrovertido, inteligente, extrovertido, misterioso, criativo, intuitivo e leal.

Continua após a publicidade

3. O olho verde ocorre em apenas 2% dos seres humanos do planeta

Os olhos verdes são bastante raros em todo o mundo e por isso muitos frequentemente os consideram misteriosos. Na verdade, apenas cerca de 2% das pessoas têm olhos verdes.

4. Quase não há olho verde na África e na Ásia

10 fatos que provam que os olhos verdes são os mais atraentes

Embora geralmente raros, os olhos verdes são especialmente raros entre a raça africana e asiática. No entanto, uma aldeia no oeste da China tem muitos indivíduos com olhos verdes e cabelos loiros.

5. Estão relacionados ao estroma da íris

Cientificamente falando, para uma pessoa ter olhos verdes, ela deve ter um estroma de cor amarela. Este estroma amarelo parece verde devido à dispersão de Rayleigh. Assim, de acordo com a teoria básica da cor, azul e amarelo resultam em verde.

Continua após a publicidade

6. São causados por baixos níveis de melanina

10 fatos que provam que os olhos verdes são os mais atraentes

Um dos atributos mais comumente conhecidos para a cor dos olhos é o que chamamos de Melanina. Existem dois tipos diferentes. Existe uma melanina negra e uma melanina amarela. Qualquer olho sem melanina será azul; entretanto, os olhos verdes ocorrem quando há baixos níveis de melanina negra e altos níveis de amarela.

7. Demoram meses para aparecer nos bebês

Os olhos verdes não aparecem imediatamente e costumam demorar vários meses para aparecer. Com efeito, os bebês que crescem e têm olhos verdes nascem inicialmente com olhos cinzas ou azuis. Assim, as mudanças na cor dos olhos ocorrem após os 6 meses de idade e podem, na verdade, continuar a mudar ao longo de vários anos.

8. Existem vários tons de olho verde

10 fatos que provam que os olhos verdes são os mais atraentes

Existem muitos tons diferentes dessa cor de olhos, desde olhos verdes profundos da floresta até olhos verdes claros.

Continua após a publicidade

9. São cercados por lendas

10 fatos que provam que os olhos verdes são os mais atraentes

No Egito Antigo, acreditava-se que o verde era um símbolo de vida, renascimento e boa saúde. É por isso que o amuleto do Olho de Hórus, que os egípcios usavam para se proteger de doenças, geralmente era feito de pedra verde.

10. São os mais atraentes e cativantes

Embora raros, olhos verdes são bastante cativantes, especialmente quando realçados com a ajuda de maquiagem! Algumas das celebridades mais populares do mundo que tem essa cor de olhos incluem: Rihanna, Channing Tatum, Lindsay Lohan, Adele, Emma Stone e Angelina Jolie.

Então, se gostou de saber mais sobre o olho verde, leia também: 10 vulcões inativos para visitar antes que despertem

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você