Curiosidades

Traço de caráter oral: o que é + principais características

O formato do corpo diz muito sobre você. Dessa forma, pessoas que possuem o traço de caráter oral são muito comunicativas e sensíveis.

De acordo com especialistas, o formato do corpo revela quem a pessoa é de verdade. Ou seja, a partir do tipo de corpo é possível definir qual o seu traço de caráter. Que pode ser: esquizoide, oral, masoquista, rígido ou psicopático. Dessa forma, pessoas com o traço de caráter oral são mais sensíveis, sensitivas e comunicativas. Por estar relacionado ao cérebro emocional, o sistema límbico. Além disso, possuem o formato do corpo mais arredondado.

Ademais, a formação do traço de caráter esquizoide acontece ainda na gestação e, vai até o primeiro mês de vida da criança. No entanto, esse processo chamado de mielinização (construção do sistema nervoso) continua, passando para a formação do segundo traço de caráter.

Dessa forma, o oral é formado durante a amamentação até o desmame. Que é a fase das percepções sensoriais: audição, visão, olfato, tato e paladar. Segundo cientistas, durante essa fase a medula se mieliniza até a região da coluna cervical, onde novas sinapses estão acontecendo.

Esse tipo de caráter sente a dor do abandono, não necessariamente o abandono literal. Mas, a sensação vivida pela criança nessa fase. Onde para ela só existe a mãe, o pai ou outras pessoas não importam. Em suma, a criança sente que uma necessidade básica não foi devidamente atendida.

Continua após a publicidade

Ou seja, ela pode ter sido atendida de mais ou de menos. Gerando a sensação de abandono. Como resultado, pessoas com esse traço de caráter desenvolvem a capacidade de se comunicar, de falar, de se conectar ou sentir. Enfim, são pessoas extremamente sentimentais. Além disso, o sistema nervoso do oral vai dar um formato mais fofinho e arredondado ao seu corpo.

O que é traço de caráter oral

Youtube

Segundo especialistas, com base no formato do seu corpo é possível identificar cinco traços de caráter, são eles: esquizoide, oral, masoquista, rígido e psicopático. No entanto, ninguém é 100% esquizoide ou 100% outro traço de caráter. Dessa forma, uma pessoa com mais de 30% do traço de caráter oral é bastante sensível. Que chora com muita facilidade. Além disso, é uma pessoa muito intensa, com oscilações de humor. Em suma, o traço de caráter oral é formado a partir de um mês de idade até a idade de desmame. Por volta de 1 ano de idade. Portanto, é uma fase oral da criança, aonde toda sua percepção do mundo vem pela boca.

Continua após a publicidade

Então, quando algo incomoda a criança, ela chora, abre a boca e esperneia. Por exemplo, se estiver com fome, com dor ou frio. Mas, como nem sempre é compreendida, acaba que todo choro é entendido como fome. Dessa forma, por essa necessidade não ser atendida vai se criando um vazio interno e um sentimento de abandono. Sentimentos esses que irão se manifestar na vida adulta. Onde muitas vezes o oral vai tentar suprir seus medos e incertezas comendo.

Consequentemente, a pessoa com o traço de caráter oral desenvolve uma capacidade de comunicação muito maior. Devido sua necessidade de manter as pessoas por perto. Portanto, são pessoas extremamente comunicativas, gostam de ter contato físico quando conversam com alguém.

Continua após a publicidade

Traço de caráter oral: formato do corpo

Cultura Genial

A pessoa com o traço de caráter oral apresenta formas mais arredondadas, pernas curtas. Cuja aparência é infantilizada, aparentando ser mais novo do que é. Em suma, apresentam um formato do corpo que nos dá vontade de abraçar ou ficar perto. Ademais, apresenta características físicas bem distintas, tais como:

  • Cabeça – apresenta formato arredondado, assim como as curvas das bochechas e queixo.
  • Olhos – formato com contornos menores que dão a impressão de enxergar dentro de você. Além disso, seus olhos passam uma sensação de tristeza e abandono. Enfim, seus olhos transmitem sua necessidade de garantias que as pessoas não vão abandoná-lo.
  • Boca – o traço de caráter oral, como diz o nome, está relacionado à boca e a oralidade. Ademais, seus lábios são mais carnudos. Devido à energia colocada ali através das conexões elétricas dos neurônios. Normalmente, ficam com a boca entreaberta, fazendo uma espécie de biquinho. Enfim, os orais buscam o mundo através da boca, mostrando todos os dentes ao sorrir.
  • Tronco – formato arredondado nos ombros, braços e antebraços. Já no peito, o oral sente um vazio, abandono, como se no peito estivesse faltando energia. Ademais, há uma diferença visível no tórax do oral do excesso e o oral da falta. No oral do excesso o formato mais cheinho e arredondado. Enquanto que o oral da falta possui formas arredondadas, mas um corpo magro.
  • Quadril – formato arredondado, maior, mais mole e fofinho.
  • Pernas – são roliças, mas de aparência fraca. Portanto, suas pernas são curtas, pesadas e sem forças. Com isso, os joelhos viram para dentro, formando um X. Dessa forma, os joelhos as coxas se juntam ficando grudadas para sustentar o peso do corpo.

Características do caráter

Análise Corporal

Pessoas com o traço de caráter oral possuem como características:

  • São excelentes comunicadores
  • São fofinhos e arredondados
  • Atenciosos
  • Prestativos
  • Sensíveis
  • Intensos
  • Espontâneos
  • Impulsivos
  • Emotivos

Enfim, pessoas orais gostam de dar e receber colo. Portanto, são muito acolhedores e necessitam de contato físico. Pois, seu maior medo é sentir-se abandonado. Por isso, gostam muito de abraçar.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Perfil analista: características dessa personalidade do MBTI

Continua após a publicidade

Fontes: Luiza Meneghim, Experimente a Paz, Caráter, A Análise Corporal

Imagens: Fãs da Psicanálise, Cultura Genial, Youtube

Próxima página »

Escolhidas para você