Curiosidades

Três Reis Magos, quem foram? Representação nas tradições natalinas

Os três reis magos são personagens importantes para a tradição natalina. Em homenagem a eles, dia 6 de Janeiro é comemorado o Dia de Reis.

Os três reis magos são personagens bíblicos muito importantes. Em síntese, são três magos que vieram do Oriente em busca do local onde Jesus iria nascer. Ademais, quando os magos encontraram o nascido menino Jesus, o presentearam com ouro, mirra e incenso.

Além disso, foram tão importantes para a narrativa bíblica, que possuem até um dia em sua comemoração. Ou seja, o dia de reis, que acontece em 6 de janeiro, homenageia os três reis magos.

Entretanto, não se sabe muito a respeito dos três reis magos, somente o que está na Bíblia. Portanto, muitas questões ainda não possuem respostas, e outras podem ser deduzidas com base em estudos.

Origem na Bíblia

Imagem: Prefeitura Municipal São Francisco do Conde

Os três reis magos aparecem na Bíblia no Evangelho de Mateus, no capítulo 2, versículos do 1 ao 12. Logo, quando Jesus nasce, Israel era governada pelo rei Herodes, que tinha o objetivo de matar Cristo. Então, Jesus nasce em Belém, e uma estrela no céu guia os três magos até ele, surgindo ai a tradição da estrela de Belém.

Continua após a publicidade

Por fim, os magos encontraram o nascido Jesus Cristo em uma manjedoura em Belém, e logo o presentearam com ouro, mirra e incenso, e voltam para a sua terra.

Entretanto, a Bíblia não relata exatamente de onde os três magos vieram, e nem se refere a eles como reis. Entretanto, acredita-se que eles eram chamados de magos por serem homens sábios, estudiosos, ou até mesmo astrólogos.

Nomes dos três reis magos

Imagem: Nossa Sagrada Família

Não existe uma comprovação clara de que o nome dos três reis magos são conhecidos. Entretanto, com base em um documento escrito por volta dos anos 500, de um autor desconhecido, os nomes foram mencionados e aceitos pela Igreja.

O nome desse documento era Excepta Latina Barbari. Logo, nele estava escrito que os magos que levaram presentes a Jesus Cristo em seu nascimento se chamavam Bithisarea, Melichior e Gathaspa. Ou seja, a partir daí esses nomes passaram a ser usados, e em um documento escrito por um Doutor da Igreja, ele os mencionava como: Baltasar, Belchior e Gaspar.

Continua após a publicidade

De onde os três reis magos vieram?

Imagem: Ser Cristão

Na Bíblia é apenas narrado que os magos vieram do Oriente. Entretanto, não se sabe exatamente da onde eles vieram, e não existem evidências seguras que comprovem. Porém, acredita-se que eles vieram de regiões ao leste da Palestina.

Ademais, existe um documento escrito por um Doutor da Igreja de meados do século VII, onde cita os locais de origem de cada um dos magos. Logo, segundo o relato, os magos são originários da Babilônia, Pérsia e Arábia. Com isso, o mago Belchior vem de Ur, da terra dos Caldeus, o mago Gaspar de regiões próximas ao Mar Cáspio, e, por fim, o mago Baltasar próximo ao Golfo Pérsico.

Significados dos presentes

Imagem: Padre Paulo Ricardo

Os presentes dados pelos três reis magos no nascimento de Jesus simbolizavam muitas coisas, assim como eles reconhecem Jesus Cristo como rei. Ademais, essa entrega de presentes permanece presente até hoje, onde se tornou tradição presentear aqueles que você gosta no natal.

Ouro: Simboliza a realeza, e era bastante usado como símbolo de oferta aos deuses.

Continua após a publicidade

Mirra: Representa os aspectos humanos de Jesus, bastante usado como medicamento.

Incenso: Retrata a divindade, que era comumente usado em purificações.

Por que os magos são chamados de reis?

Imagem: Via Astral

Na Bíblia não há menção dos três magos como reis. Por isso, não se conhece de onde surgiu o ato de chama-los de reis. Entretanto, historiadores acreditam que eles passaram a ser chamados de reis entre o final da Idade Antiga e a Idade Média.

Ademais, acredita-se que o ato de chamar os três magos de reis advém de uma interpretação ao texto de Mateus na bíblia. Isto é, o texto retrata a realização de profecias de Isaías e Salmos, que sugerem que reis presenteariam e ajoelhariam na presença do Messias.

Continua após a publicidade

Relíquias

Imagem: iCatólica

Atualmente, existem restos mortais dos reis magos que se localizam na Catedral de Colônia, na Alemanha. Logo, são tratados como relíquias sagradas pela Igreja, e são bastante preservadas. Ademais, estudos indicam que os ossos representam homens, um idoso, um de meia-idade e outro jovem.

Acredita-se que os três reis magos haviam sido enterrados no mesmo lugar, supostamente na Pérsia ou Península Arábica. Porém, tempos depois foram encaminhados para Constantinopla, por ordem da mãe do Imperador Constantino, a Santa Helena. Em seguida, foram levados para o norte da Itália, em Milão, e, por fim, indo parar na Alemanha.

Em suma, os três reis magos fazem parte das tradições natalinas como aqueles que presentearam o filho de Deus, costume que se perpetuou. Hoje, nas festas natalinas é comum trocar presentes com aqueles que são importantes para nós.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Tradições de Natal – Principais tradições no Brasil e no Mundo.

Continua após a publicidade

Fontes: Toda Matéria, Mundo Educação, Info Escola, UOL

Imagens: Liturgia Luterana, Prefeitura São Francisco do Conde, Nossa Sagrada Família, Ser Cristão, Padre Paulo Ricardo, Via Astral, iCatólico e Oração de Fé.

Próxima página »

Escolhidas para você