Hoje em dia, falar em Vingadores é falar no maior grupo de heróis já visto nos cinemas. O grupo é exemplo de inspiração de coragem e sacrifícios diante de ameaças e perigos reais. No entanto, o grupo não esteve presente desde sempre na história dos quadrinhos.
Antes da criação dos Vingadores, não haviam existido muitos grupos de super heróis nas histórias. A Marvel já havia desenvolvido histórias para o Quarteto Fantástico e a rival DC já contava com a Liga da Justiça. Apesar de ter surgido depois, os Vingadores foram responsáveis por algumas revoluções no mundo do entretenimento.
Desde sua primeira aparição até hoje, muita coisa mudou no grupo, incluindo seus principais membros.
Revolução
Desde o início da Era de Ouro dos quadrinhos, as precursoras de Marvel e DC Comics já disputavam com personagens e histórias de heróis. Se por um lado a DC praticamente abriu o gênero com a apresentação do Super-Homem, a Marvel revolucionou o mercado com um dos melhores roteiristas de todos os tempos.
Stan Lee foi responsável por importantes revoluções nas histórias da Marvel. Entre as principais delas, estão o desenvolvimento de personagens icônicos, como Homem-Aranha, X-Men, Demolidor e Quarteto Fantástico. Além disso, é claro, ele é responsável por criar os Vingadores.
Apesar de não ter inventado o formato de grupos nas páginas, os Vingadores deixaram sua marca. Isso porque, o grupo revolucionou o mundo dos heróis no cinema, com uma forma de contar história, que até então não havia sido adaptada para as telas.
História
Toda a revolução criada pelos Vingadores começou em setembro de 1963. A princípio, a equipe fugia do padrão de heróis existentes pois era um grupo que agia com reconhecimento do governo.
Durante sua criação, o grupo recebeu autorização para agir ao redor de todo o mundo, graças à atuação ao lado da S.H.I.E.L.D. A agência internacional agia em associação com a OTAN e com a ONU.
Enfim, o sucesso dos Vingadores ajudou a popularizar e introduzir personagens que se tornaram icônicos nos quadrinhos.
Vingadores
Ao longo dos anos, a equipe teve várias formações e várias atuações diferentes. Os Vingadores já tiverem grupos especiais para cada região dos EUA, além de academia para jovens recrutas e até mesmo variações ilegais não reconhecidas pelo governo.
Entre os principais heróis da Marvel, por exemplo, é difícil encontrar um que não se aliou ao grupo. Apesar das mudanças, em praticamente todas as versões do grupo, o mordomo Edwin Jarvis atuou como parceiro e suporte.
Pelo lado dos vilões, destaque para os que foram retratados no cinema, como Thanos e o robô Ultron. Além disso, o grupo também precisou enfrentar ameaças como o viajante do tempo Kang, os aliens Skrulls e vilões que surgem nas histórias de outros heróis, como Norman Osborn.
Principais membros
Fundadores
- Homem de Ferro: além de ser um dos fundadores iniciais, Tony Stark chegou a ser diretor da SHIELD e faz parte do grupo atual.
- Thor: foi um dos responsáveis pela união do grupo, já que a missão consistia em derrotar Loki. Também integra o grupo atualmente.
- Vespa: uma das membras fundadores, além de ser a única mulher.
- Homem Formiga: apesar de ter participado da fundação do grupo, atualmente está unido à Ultron, como ciborgue.
- Hulk: foi considerado um dos fundadores do grupo, mas também foi um dos primeiros adversários deles.
Membros atuais
- Capitão América: apesar de ter sido resgatado depois das primeiras aventuras, também foi considerado um dos fundadores, de forma retroativa.
- Capitã Marvel: também chamada de Ms. Marvel, a personagem já utilizou outros codinomes como Binária e Warbird.
- Mulher-Hulk: apesar de carregar esse nome, não tem nenhuma relação real com o Hulk além dos poderes originários dos raios gama.
- Motoqueiro Fantasma: um dos principais reforços do grupo após a segunda Guerra Civil.
- Doutor Estranho: se uniu ao grupo durante a segunda fase dos Novos Vingadores.
Outros membros do grupo no cinema
- Gavião Arqueiro: a princípio, integrou o grupo sob o codinome Golias. Além disso, também fundou os Vingadores da Costa Oeste.
- Mercúrio: filho do mutante Magneto, também acabou fazendo parte do grupo da Costa Oeste.
- Feiticeira Escarlate: assim como Mercúrio, era filha de Magneto.
- Viúva Negra: chegou a receber o convite para fazer parte do grupo na edição #45 da revista, mas só oficializou a participação 66 edições depois, após quase 6 anos.
- Pantera Negra: também chegou a ser um dos principais membros dos Supremos e é o atual líder dos Vingadores.
- Visão: foi o primeiro membro não humano a fazer parte do grupo.
- Homem Aranha: a princípio entrou como um membro de reserva, mas conquistou uma vaga no grupo original.
- Homem Formiga (Scott Lang): além de integrar o grupo, teve uma filha (Cassandra Lang) que também chegou a fazer parte dele.
- Falcão: foi o segundo membro negro do grupo, mais de dez anos depois do Pantera Negra.
Outros membros importantes
- Hércules: foi um dos principais reforços do grupo na década de 60 e um dos poucos membros a não integrar outras versões do grupo.
- Fera: mesmo sendo importante para os X-Men, o mutante chegou a se associar ao grupo.
- Magnum: iniciou sua carreira como vilão, mas mesmo assim ganhou destaque no grupo e ajudou a fundar os Vingadores da Costa Oeste.
- Tigra: mais um reforço feminino para o time, também na equipe inicial da Costa Oeste.
- Felina: também chegou a ser uma importante integrante dos Defensores.
- Starfox: também era um dos membros em treinamento, apesar de ser irmão de Thanos.
- Namor: além de membro dos Vingadores, foi um dos mais importantes nomes da Marvel ao integrar o grupo dos Illuminati.
- Agente Americano: o herói chegou a assumir o manto do Capitão América, mas acabou mudando de identidade depois que Steve Rogers voltou a atuar.
- Quarteto Fantástico: praticamente todos os membros Quarteto fizeram parte dos Vingadores em algum momento, com exceção do Coisa.
Imagens: Meth 2 Madness, studio binder, Quora, Angel Fire, 411 Mania, CBR, Mary Sue, reddit