Sorria, você pode estar sendo filmado agora mesmo, na sua casa, por sua webcam! Embora a essa possibilidade realmente seja apavorante e pareça mais com enredos de filmes, a verdade é que espionagens por meio de câmeras de celulares, computadores e tablets é algo real e nada raro nos dias de hoje.
Conforme analistas em segurança online, apesar das tecnologias sejam programadas para serem mais seguras hoje em dia, a invasão de privacidade se tornou um negócio bastante lucrativo, especialmente com relação à internet. E não é preciso ser um grande gênio da informática para hackear a webcam das pessoas.
De acordo com uma matéria publicada pelo site da Revista Galileu, com apenas 40 dólares é possível comprar o BlackShades, um malware desenvolvido parar invadir a privacidade alheia por meio de webcams e computadores. A pior parte é que o programa é relativamente simples de ser executado, o que permite que quase todo mundo esteja apto ao camfecting, termo usado para a tomada de controle da webcam de outras pessoas sem permissão.
Motivos obscuros
Agora, se você está se perguntando porque alguém perderia tempo invadindo sua webcam, acredite, os motivos podem ser vastos. O interesse desses invasores variam de pedofilia, obsessão até extorsão, como já vimos em alguns casos por aí.
Em 2013, por exemplo, um rapaz de 19 anos, chamado Jared Abrahams invadiu a webcam de Cassidy Wolf, Miss Teen Estados Unidos pelo estado da Califórnia. Conforme os jornais americanos, a espionagem durou por um ano e só foi descoberta porque o próprio hacker mandou e-mails à garota ameaçando publicar fotos em que ela aparecia de forma comprometedora. Abrahams foi condenado a 18 meses de prisão.
Outro caso famoso de espionagem pela webcam, que também aconteceu nos Estados Unidos, envolveu uma babá eletrônica. Um estranho, sem motivo algum, acordou o bebê no meio da noite com um grito, só para se divertir. Tenso, não?
Proteja sua webcam
Mas a parte mais desconfortável desse assunto ainda está por vir: especialistas acreditam que os computadores brasileiros podem estar ainda mais vulneráveis às espionagens por webcam devido a proximidade da Copa do Mundo. Muitos dispositivos podem estar infectados com o BlackShades sem que o usuário perceba, especialmente porque muita gente procura sites e outros recursos online, pouco confiáveis, para assistir aos jogos em tempo real.
Portanto, a dica é evitar o acesso a sites pouco confiáveis e evitar clicar em links estranhos. Além disso, todo mundo deveria cobrir a webcam com fitas adesivas, post its ou band-aids quando elas não estão sendo usadas.
Mas, segundo a Ciência, não só as câmeras ligadas à internet o único “prato cheio” para os espiões de plantão. Nessa outra matéria você aprende ainda Como escutar a conversa alheia com um saco de batata chips.
Fonte: Revista Galileu
Um comentário em “Você pode estar sendo espionado por sua webcam!”