Ter preguiça de se levantar de manhã, logo depois que o despertador toca, é normal e pode até ser sinal de inteligência acima da média, como você já viu por aqui. No entanto, se você sente vontade de ficar na cama o tempo todo pode ser sinal de uma doença rara, segundo especialistas.
Embora seja pouco conhecida e difícil de ser diagnosticada, a clinomania se trata do desejo incontrolável de ficar deitado, dormindo ou não; e mesmo sem sentir qualquer sinal de melancolia.
O problema dessa doença é que, embora ela só cause vontade de ficar na cama; ela pode ser confundida com outras doenças mais sérias, como depressão e síndrome da fadiga crônica. É por isso que o diagnóstico da clinomania é feito por eliminação, assim que os exames do paciente denunciam qualquer doença orgânica.
Por que não é preguiça?
A diferença dessa suposta doença e a preguiça pura e simples, segundo especialistas, é que pessoas preguiçosas são avessas a afazeres que exijam qualquer tipo de esforço, físico ou mental, e por isso redirecionam suas vidas para outras atividades. Quem sofre com clinomania, por outro lado, é caracterizado apenas por uma condição: vontade de ficar na cama o tempo todo, ou em qualquer outro lugar, desde que em posição horizontal.
Mas, claro, para tudo há exceções e é possível que a clinomania surja em conjunto com outras doenças. Isso, aliás, pode deixá-la ainda mais difícil de ter um diagnóstico preciso.
Quem mais sofre com o problema?
Embora todo mundo esteja suscetível a desenvolver essa condição, dependendo do estilo de vida, a verdade é que mulheres entre 20 e 40 anos e idosos são os principais “grupos de risco”, digamos.
No caso das mulheres, a possível explicação está na alteração hormonal à qual elas são submetidas mensalmente, durante essa faixa etária. Já, os idosos, também podem ficar com mais vontade de ficar na cama o tempo todo devido aos pequenos luxos que se concedem durante o dia, já que a maioria já não trabalha mais fora e conta com poucas obrigações ao longo do dia.
Como a clinomania está relacionada à depressão?
Pode-se dizer que a depressão está relacionada à clinomania ou seja, distonia porque o paciente com clinomania tem muita falta de motivação e inspiração, então ele gosta de passar o dia inteiro na cama e a pessoa em depressão também vai gostar sempre de ficar sozinha.
Desse modo, uma pessoa com depressão prefere dormir principalmente nessa situação ou deitar na cama, então pode-se afirmar que a depressão está bastante relacionada à clinomania.
Fatores psicológicos que afetam outras condições médicas
Os fatores psicológicos que afetam as patologias médicas estão implicados quando os fatores psicológicos ou comportamentais afetam negativamente o curso da patologia existente.
Os pacientes têm um ou mais fatores psicológicos ou comportamentais clinicamente significativos que desestabilizam uma condição médica existente ou pioram um sintoma. Esses fatores podem aumentar o risco de sofrimento, morte ou invalidez; piorar uma condição médica subjacente; ou resultar em hospitalização ou visitas ao pronto-socorro.
Respostas psicológicas ou comportamentais anormais a uma condição que não afeta os resultados médicos são consideradas um transtorno de ajustamento.
Os fatores psicológicos ou comportamentais que podem afetar negativamente um distúrbio médico incluem:
- Negação da importância ou gravidade dos sintomas;
- Má adesão à triagem e ao tratamento prescritos;
- Os pacientes podem apresentar falhas no tratamento ou piora das condições médicas associadas ao estresse.
Por fim, a educação do paciente e a intervenção psicoterapêutica podem ser úteis.
Vontade de ficar na cama tem cura?
Mas, calma, embora seja estranho, esse distúrbio tem cura. Logo depois do diagnóstico que aponta a doença que dá vontade de ficar na cama, o paciente precisa procurar ajuda médica profissional, como auxílio psicológico, psiquiátrico, neurológico ou mesmo de um médico especialista em distúrbios do sono.
Em alguns casos, pode ser preciso o uso de medicamentos durante o tratamento. Em outros, no entanto, apenas terapia e prática de exercícios físicos, além de mudanças de comportamento, podem ser opções suficientes para resolver o problema de vez.
Dicas para conseguir sair da cama
Se você sofre de clinomania, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a sair da cama pela manhã:
- Tenha uma boa noite de sono;
- Pare de procrastinar;
- Mantenha-se hidratado;
- Mantenha-se motivado;
- Tome um bom café da manhã;
- Faça exercícios físicos;
- Coloque uma música ao despertar;
- Faça meditação.
Conforme mencionado antes, se você sofre de clinomania, é melhor consultar um médico para entender melhor sua condição.
E você, já tinha ouvido falar nesse tipo de doença? Será que você sofre com o problema? Agora, se você acha que seu caso é apenas de preguiça aguda mesmo, fique sabendo que isso pode ser um bom sinal, como você confere nessa outra matéria: 7 características CHOCANTES que pessoas muito inteligentes costumam apresentar.
Fonte: Uol
Um comentário em “Vontade de ficar na cama o tempo inteiro: saiba tudo sobre a clinomania”