Ciência & Tecnologia

Vulcão – O que é, como surge, classificações e curiosidades

Histórias envolvendo vulcão sempre nos assustam. Mas, você sabe o que eles são? E como eles surgem? E no Brasil, será que tem vulcão?

Atualizado em 29/08/2019

Vulcão, na verdade, se trata de uma abertura, ou de uma fratura, na crosta terrestre. Esse, aliás, é o nome que se dá para a camada superficial da Terra.

É exatamente a partir da essa crosta, que o vulcão expele para a superfície os materiais originários do manto, o interior da Terra. Dentre esses materiais estão a lava, os gases e os chamados “piroclastos”.

Basicamente, o conjunto desses materiais é chamado de magma, e surge em estado líquido-pastoso e incandescente. Contudo, vale destacar também que pela fenda do vulcão podem ser emitidos materiais gasosos, poeira e rochas em estado sólido.

Estrutura vulcânica

Vulcão- como surge, classificações e + 10 curiosidades sobre ele

Agora que você já sabe o que é o vulcão, é importante também que entenda como ele é composto, ou seja, qual é a sua estrutura. Portanto, em primeiro lugar o vulcão possui o edifício vulcânico, ou seja, a montanha ou estrutura que forma o vulcão.

Além disso, possui também a cratera vulcânica que é a “boca” do vulcão. Inclusive, é justamente aqui que o material entra em contato com a superfície. E por fim, vem a chaminé vulcânica que é o caminho por onde o magma em estado líquido ou semilíquido passa para atingir a cratera.

Pronto, agora sim! Agora sim você sabe o que é um vulcão. Porém, a nossa matéria está só começando, então continue lendo para você aprender e entender exatamente tudo sobre essa abertura da crosta terrestre.

Como surge um vulcão?

Vulcão- como surge, classificações e + 10 curiosidades sobre ele

Agora que você já sabe o que é o vulcão, é importante explicar como ele surge. Mas, antes, você precisa saber que a crosta terrestre é constituída por placas litosféricas, ou seja, placas tectônicas.

Basicamente, essas placas tectônicas são os blocos gigantescos que compõem a litosfera, e estão localizadas sobre os continentes e oceanos. São nelas que estão situados os continentes, aliás. Sobretudo, essas placas vivem em movimento, e podem tanto se afastar quanto colidir.

Portanto, de modo geral, os vulcões surgem nos pontos de contato entre essas placas tectônicas.

Vulcões e suas classificações

Vulcão- como surge, classificações e + 10 curiosidades sobre ele

Sabe aquelas famosas imagens de vulcões que você encontra em maquetes de feiras de ciências das escolas? Pois é, nesses projetos eles parecem todos iguais.

Contudo, a verdade é que nem todos os vulcões são exatamente daquela forma. Ou seja, nem todo vulcão tem o topo pontiagudo e lança lava de maneira explosiva e assustadora.

Para você entender melhor, separamos os diferentes tipos de vulcões.

Quanto ao nível de atividade

Vulcão- como surge, classificações e + 10 curiosidades sobre ele

Vulcão Ativo

Esses são classificados pelo número e níveis de atividades. Basicamente, existem vulcões que entram em erupção frequentemente e provocam grandes explosões. E ainda existem aqueles que passam longos períodos sem atividade e quando emitem são apenas pequenos volumes de gases.

Vulcão Extinto

Esse é aquele vulcão que já teve atividade vulcânica. Porém, sua formação rochosa não possui probabilidades de entrar mais em erupção.

Quanto ao formato

Vulcão- como surge, classificações e + 10 curiosidades sobre ele

Vulcões escudo

De modo geral, esses vulcões são os que existem no Havaí. Assim sendo, se localizam um pouco mais afastados do encontro das placas tectônicas. Além do mais, eles expelem materiais de forma mais lenta, fazendo com que forme planaltos extensos por onde a lava se deposita.

Estratovulcões

Basicamente, esses vulcões possuem a forma de um cone. De modo geral eles possuem erupções explosivas, os quais emitem grande quantidade de gases e poeira.

10 curiosidades sobre os vulcões

1. Vulcão ativo há mais tempo

Vulcão- como surge, classificações e + 10 curiosidades sobre ele

A priori, esse vulcão é o Yasur, localizado na ilha de Tanna, em Vanuatu. Sobretudo, esse vulcão já está em erupção há mais de 111 anos.

Inclusive, nesse período de tempo, os intervalos entre as erupções mais leves foram curtos, como por exemplo, intervalos de 3 e 4 minutos.

2. Países com maior número de vulcões ativos

Vulcão- como surge, classificações e + 10 curiosidades sobre ele

Esses países são Chile, Japão, Indonésia, Estados Unidos (incluindo o Havaí) e Rússia. Inclusive, é importante destacar que esses países estão no Anel, Círculo, ou Cinturão de Fogo do Pacífico. Ou seja, eles estão em um alinhamento de vulcões no oceano Pacífico.

Sobretudo, essa linha é exatamente onde ocorrem mais atividades sísmicas e de vulcanismo. Isso porque esta área se localiza no ponto de encontro entre a placa tectônica do Pacífico e outras placas menores.

3. Número de vulcões ativos no Planeta Terra

Vulcão- como surge, classificações e + 10 curiosidades sobre ele

Basicamente, existem hoje cerca de 1.500 vulcões ativos em todo o planeta Terra. Mas, anualmente, só entram em erupção 70 vulcões.

Agora, a título de curiosidade, vale destacar que existem outros vulcões em outros planetas do nosso Sistema Solar.

4. Maior vulcão do mundo

Vulcão- como surge, classificações e + 10 curiosidades sobre ele

O Mauna Loa no Havaí, certamente, é o maior vulcão do mundo. Sua última erupção, aliás, ocorreu em 1984.

O Mauna Loa possui 4.169 metros de altura e 90 km de largura. Porém, na verdade, ele só é maior em largura, pois o mais alto é o Ojos Del Salado, no Atacama, Chile, com 6.893 m.

5. Tipos de erupções vulcânicas

Vulcão- como surge, classificações e + 10 curiosidades sobre ele

Já vimos que existem mais de um tipo de vulcão, e que eles podem mudar quanto ao formato e ao nível de atividade. Portanto, além dessas mudanças, podemos destacar também que nem todas as erupções vulcânicas são como você vê em desenhos animados e filmes. Ou seja, existe sim erupções “mais tranquilas”.

Assim sendo, as erupções vulcânicas são classificadas em três tipos principais:

Erupções efusivas: Aquelas que emitem lava;

Erupções explosivas: Aquelas que emitem fragmentos de rocha sólida, chamados de piroclastos;

Erupções mistas: Aquelas que emitem lavas e piroclastos.

6. Erupção com maior número de vítimas fatais

Vulcão- como surge, classificações e + 10 curiosidades sobre ele

A priori, essa erupção ocorreu no ano de 1815, em Tambora, na Indonésia. Assim sendo, essa erupção vulcânica matou mais de 100.00 pessoas.

Além do mais, vale destacar que, no dia desse acontecimento, no outro lado do planeta; o céu ficou totalmente escuro.

7. Vulcão com maior nível de atividade dos últimos tempos

Vulcão- como surge, classificações e + 10 curiosidades sobre ele

Esse título pertence ao Kilauea, no Havaí. Inclusive, ele ainda está em atividade, de forma ininterrupta, há mais de 30 anos. Tanto que suas paredes são recobertas por lavas resfriadas.

Ele tem algumas características curiosas também. Por exemplo, esse vulcão é o mais visitado do mundo e é também o de menor altitude.

8.  Ilhas vulcânicas

Vulcão- como surge, classificações e + 10 curiosidades sobre ele

Você sabia que pode surgir vulcão no fundo dos oceanos?

Basicamente, é possível dizer que o solo do fundo do mar é cheio de pontos. E esses pontos são formados, por causa da pressão que o magma do interior da Terra faz na superfície do fundo do mar. Justamente por isso é que se formam os vulcões.

Então, depois de inúmeras erupções em solos marítimos e depois expelir lava e consolidar o magma, esses vulcões podem ultrapassar a linha d’água. Por causa disso, eles podem atingir a superfície da água, formando uma ilha ou um conjunto delas.

Por exemplo, Fernando de Noronha, no Brasil; e o arquipélago do Havaí, no Oceano Pacífico; são ilhas vulcânicas. Existem outras, também muito famosas, em outras partes do mundo, como no Japão e na Islândia.

9. Vulcanólogo

Vulcão- como surge, classificações e + 10 curiosidades sobre ele

A priori, o vulcanólogo é o cientista responsável por estudar os vulcões e todos os fenômenos que envolvem esse universo vulcânico. Inclusive, ele tenta também prever quando ocorrerá ou não, uma erupção.

Portanto, é ele o responsável por alertar e retirar pessoas que vivem nas proximidades dos vulcões.

10. Vulcão no Brasil

Vulcão- como surge, classificações e + 10 curiosidades sobre ele

Não existe vulcão em atividade no Brasil. Muitos séculos atrás, no entanto, já existiu vulcões em grande quantidade por aqui. As ilhas de Fernando de Noronha, de São Pedro, São Paulo e Abrolhos são bons exemplos disso, já que têm em suas origens resquícios dos últimos vulcões do litoral brasileiro.

Contudo, essas atividades vulcânicas em nosso território cessaram. Até porque o Brasil se encontra em uma área continental das placas tectônicas. Ou seja, o território está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra, o que acaba com as possibilidades de vulcões, como já explicamos.

Mas, claro, existem terrenos no leste brasileiros que se originaram de atividades vulcânicas muito antigas. Inclusive, esses terrenos possuem solos extremamente férteis para a prática de atividade agrícola.

O que achou da nossa matéria?

Confira mais matérias do Segredos do Mundo: Pompeia, curiosidades e história da cidade romana destruída pelo Vesúvio

Fontes: Mundo educação, Info escola

Imagens: Mundo educação, Veja, Caís da memória, My brain society, Viva Nicarágua, Acredite ou não, National Geographic, Blog de escalada, Memórias de mochila, Passenger 6A, Blog de escalada, Pátria Paulista, Wall paper