Curiosidades

Palavras cruzadas – Quando surgiram, por que, como jogar e curiosidades

Apesar de ainda serem muito populares, as palavras cruzadas muito, mas muito, antigas. Existem registros delas desde os Gregos antigos!

Por Emilly Krishna

-

Certamente, você já jogou ou conhece alguém que joga palavras cruzadas. Além de ser um jogo divertido, elas também são educativas. Ou seja, com as palavras cruzadas você consegue se divertir ao mesmo tempo em que amplia seu conhecimento e seu vocabulário.

Inclusive, se você perguntar aos seus pais, avós ou tios, todos saberão do que se trata. Até porque esse jogo foi um dos passatempos mais difundidos do mundo até hoje.

E olha que as palavras cruzadas são bem antigas. Sua origem, aliás, data século IV a.C, no Egito.

Palavras cruzadas- Quando surgiram, como jogar + curiosidades
Reprodução de hieróglifos do Egito Antigo/ Fonte: Cultura pop na web

De modo geral, as palavras cruzadas em si, não foram criadas nessa época. Mas, os antigos romanos tinham um jogo semelhante a elas.

Vale destacar, inclusive, que as inscrições mais antigas deste jogo foram encontradas nas ruínas de Pompéia. Ou seja, na cidade italiana destruída, no ano 79, pela mais potente erupção do Vesúvio.

Aliás, naquela época, este jogo se chamava laterculus e seus objetivos eram, praticamente, os mesmos do palavra cruzada. Basicamente, ele formava palavras cruzando letras, de modo que elas pudessem ser lidas tanto na vertical quanto na horizontal, de frente para trás e vice-versa.

Como surgiram as palavras-cruzadas?

A priori, como já dissemos, os primeiros indícios do jogo foram encontrados no antigo Egito. Porém, foi somente em 1913, no dia 21 de dezembro, que a primeira publicação do jogo palavras cruzadas foi impresso.

Sobretudo, o seu grande precursor foi o inglês Arthur Wynne. Ele era, basicamente, o responsável pela seção de entretenimento do jornal New York World. As palavras cruzadas, então, entraram na edição devido à necessidade de preencher o espaço vago na página.

Palavras cruzadas- Quando surgiram, como jogar + curiosidades
Arthur Wynne/ Fonte: Cultura pop na web

Aliás, foi o próprio Wynne que criou o formato de palavras cruzadas que conhecemos hoje. Para isso, ele se baseou em um brinquedo de sua infância, com regras semelhantes ao laterculus.

Na verdade, a única diferença entre este a versão de Wynne é que o jornal oferecia dicas, e não palavras a serem cruzadas. E, certamente, este detalhe é o segredo para o grande sucesso do jogo. Isso porque estimula a curiosidade e a memória das pessoas, que precisam descobrir os termos corretos a serem inseridos no diagrama.

Depois disso, como como a tecnologia e os passatempos eras escassos, o jogo se popularizou rapidamente. Até porque os jornais eram os meios de comunicação mais lidos e disseminados naquela época.

E o sucesso das palavras cruzadas não parou por aí. Uma década depois, elas entraram para os jornais europeus, e se disseminaram por todo continente americano.

Palavras cruzadas no Brasil

Em suma, o passatempo só chegou no Brasil no ano de 1925. Inclusive, as palavras cruzadas foram publicadas pela primeira vez no jornal carioca A Noite.

Contudo, elas só ganharam força e adeptos no ano de 1948. Neste ano, aliás, foi quando a editora Ediouro Publicações lançou sua primeira revista, chamada Coquetel.

Palavras cruzadas- Quando surgiram, como jogar + curiosidades
Reprodução das primeiras palavras-cruzadas/ Fonte: Cultura pop na web

E, claro, assim como no continente americano, as palavras cruzadas passaram a ser o principal meio de preencher o tempo livre em várias partes do mundo. Até porque, elas são um perfeito passatempo, assim como as charadas e adivinhações são.

Inclusive, o sucesso no Brasil foi tamanho que somos considerados o 4º maior consumidor do passatempo no mundo. Basicamente, só ficamos atrás dos Estados Unidos, da França e da Itália.

Como jogar?

Palavras cruzadas- Quando surgiram, como jogar + curiosidades
Fonte: Cultura pop na web

Primeiramente, o jogo das palavras cruzadas consiste em várias linhas formadas por quadrados em branco. Algumas delas na vertical, outras na horizonta, de forma que algumas se cruzam.

Assim, cada linha deve ser preenchida por uma palavra. E, certamente, cada palavra deve ser descoberta através de dicas que acompanham as cruzadas.

Inclusive, ao preencher uma das linhas, automaticamente, se preenche alguns quadrados das outras linhas que a cruzam. Por conseguinte, isso acaba tornando mais fácil sua resolução.

Ademais, um fator importante sobre elas é a presença de alguns quadrados pretos dentro das cruzadas. Basicamente, eles servem para compensar a diferença de tamanho entre as palavras.

Sobretudo, as palavras cruzadas são uma forma de passar o tempo. E, o que é melhor: são um jogo fácil, prático e simples, mas que requer muita atenção, concentração e foco.

Curiosidades

Palavras cruzadas- Quando surgiram, como jogar + curiosidades
Fonte: Veja.abril
  • Esse jogo é usado na prevenção e no tratamento de doenças neurovegetativas, na alfabetização de adultos e em mais de 16 mil escolas de todo o país, no apoio ao ensino.
  • Pesquisa empreendida pela Ediouro revelou que as Palavras Cruzadas Diretas e o Caça-Palavras são os preferidos da maioria dos leitores.
  • Quando foi publicada pela primeira vez, a palavra-cruzada tinha formato diagonal, e vinha com dicas bem fáceis.
  • Na antiguidade, era a imagem do conjunto de hieróglifos que ilustrava jogo. Este, mais tarde, foi traduzido por alguns arqueólogos como “palavras cruzadas.
  • Durante a Segunda Guerra Mundial, as forças armadas britânicas recrutaram especialistas em palavras cruzadas para tentar decifrar códigos nas mensagens enviadas pelos inimigos.
  • A profissão de criar palavras cruzadas denomina-se “cruciverbalismo” e, seus profissionais, são os cruciverbalistas.
  • A prática das palavras cruzadas é denominada “cruzadismo”, e seus praticantes são os cruzadistas.

Enfim, o que achou da nossa matéria?

Vem conferir mais matérias do Segredos do Mundo: Google Chrome – Principais funções e suas utilidades pouco conhecidas

Fontes: Cultura pop na web, Palavras cruzadas

Imagem de destaque: Dráuzio Varella

Próxima página »

Escolhidas para você